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Você é um bombeiro ou um estrategista?

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Venho observando comportamentos, culturas, bem como a forma de trabalhar de várias empresas e pessoas e cheguei a conclusão que hoje você tem duas escolhas, ou você trabalha como um profissional “especializado” em apagar incêndios ou você é um profissional estrategista.

Se você quer atingir níveis maiores profissionais ou se você é um empreendedor e não consegue fazer o seu negócio sair do patamar atualmente atingido, é importante você fazer essa auto análise e identificar se hoje você é um profissional que só “apaga incêndios” ou se você é um estrategista.

Vamos tentar entender os dois papeis bem como identificar os pontos fracos e fortes de cada um deles.

Quando falamos de um profissional que “apaga incêndios” ou profissional Bombeiro estamos nos referindo aquele tipo de profissional que só atua em demandas onde as coisas já saíram do controle. Normalmente são demandas com atraso,  demandas onde o cliente já chegou em um nível de insatisfação muito grande, demandas onde o nível de estresse é muito alto. Na grande maioria das vezes esse profissional é escolhido para essas tarefas, pois poucas pessoas querem se envolver ou tem o perfil necessário para atuar de forma rápida.

O profissional estrategista é aquele que já passou para um patamar maior em sua vida profissional, ele pensa de forma estratégica e tática, esse profissional não foca suas energias em atividades operacionais, sua função é trazer valor para sua empresa ou para o seu negócio.

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Para que possamos compreender os pós e contras de cada perfil é importante analisarmos os seguintes aspectos:

1 – Bombeiros Normalmente Só “Apagam Incêndios”

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Gostaria de ressaltar aqui que o profissional Bombeiro se forma muita das vezes pela maneira como as empresas trabalham, se a organização onde o mesmo está inserido não sabe se planejar, não sabe estimar as demandas com certa assertividade, as demandas “sempre urgentes” aparecem e o profissional que tem o perfil muito operacional e técnico normalmente é escalado para atuar.

Um outro aspecto é o próprio perfil do profissional, muitos tem o perfil técnico e operacional apenas, e não tem problema algum  nisso, a questão que quero aqui destacar é que mesmo que você seja um profissional técnico e operacional ainda há espaço para o seu crescimento desde que você amplie sua visão e a forma como tem trabalhado.

Mesmo sendo operacional procure desenvolver uma visão tática sobre o que você tem feito, sempre há uma forma de crescer e se desenvolver. Ao observar os problemas recorrentes que são “sempre urgentes” com um outro olhar, você poderá identificar soluções que vão trazer grandes resultados para a equipe e a empresa em que você trabalha. Não se limite apenas em ficar apagando incêndios! Você pode fazer muito mais!

2 – Empresários Bombeiros  Não Crescem

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Se você é um empreendedor e percebe que seu trabalho consiste apenas em desenvolver atividades operacionais e apagar incêndios, vai perceber também que provavelmente o seu faturamento está estagnado ou não cresce. Uma coisa está ligada a outra.

Todo empreendedor deve concentrar suas energias em atividades Estratégicas e táticas. Quando o empresário começa a focar em atividades operacionais ele deixa de se desenvolver, e um empresário que não se desenvolve acabana não desenvolvendo a sua empresa.

Um grande erro que muitos empresários cometem é se envolverem demais com  a parte operacional da empresa e esquecer do resto. Para que se possa fazer frente aos concorrentes um empreendedor jamais deverá deixar de lado as estratégias de negócios. Sua cabeça deverá estar sempre pensando na melhor maneira de escalar seus negócios, sua mente deve estar focada em atingir melhores resultados buscando inovação sempre.

3 – Pense de Forma Estratégica e Traga Valor para sua Empresa

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Quando você consultor começa a mudar seu mindset e passa a olhar suas atividades diárias com uma visão mais estratégica, você se torna mais valorizado. Seja, como consultor em uma organização ou como empresário. Quando você se posiciona como um profissional que tem uma visão estratégica o mercado começa a te enxergar como alguém que traz valor para a organização.

Quando você empresário, começa a mudar o seu mindset e passa a olhar suas atividades diárias com uma visão estratégica, você acaba trazendo automaticamente mais valor para a sociedade e para seus clientes. A visão estratégica sobre um produto ou serviço pode fazer a diferença no seu faturamento no final do mês. Oferecer um produto ao mercado que agregue valor faz com que seu produto seja valorizado e consequentemente possa ser vendido mais caro.

Uma coisa que precisa ficar clara para os empresários é que se um cliente ou possível cliente reclama constantemente do seu preço é porque ele não vê valor naquilo que você está oferecendo. O que quero dizer é que há uma diferença conceitual entre VALOR e PREÇO.  Preço é o que você paga, ou seja, é o valor monetário de um produto ou serviço. Valor é a transformação que você leva ao comprar um produto ou contratar um serviço. O valor é estabelecido, sobretudo, por um estado mental. O valor de um bem pode variar de pessoa para pessoa, pois vai depender do grau de necessidade, satisfação e utilidade. Quando falamos em termos de prestação de serviço, o que deve ser vendido pelos empresários é a transformação que aquele serviço vai trazer para o seu cliente, seu cliente deve perceber e entender que só você pode fazer aquele serviço com a qualidade e os diferenciais propostos e que aquele serviço vai proporcionar diversos benefícios para o cliente contratante. Seja único naquilo que você faz, e faça com um propósito, aquilo que fazemos com propósito de vida acaba sendo o grande diferencial que tanto se fala no mercado.

Um forte abraço

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