Você Tem o que é Preciso Para Ser Um Empresário?

Você Tem o que é Preciso Para Ser Um Empresário?

Rate this post

Quem não gostaria de ter um trabalho que ama? Quem não gostaria de viver sem ter um chefe? Quem não gostaria de ser responsável pelo próprio destino, sem depender de terceiros para receber aumentos, promoções, etc? Quem não gostaria de trabalhar de forma que tenha mais tempo para si e para seus familiares? Essas e outras razões é o que leva muitas pessoas a largar os seus empregos e tentar abrir um pequeno negócio. Infelizmente boa parte dessas pessoas simplesmente abrem seus negócios sem a mínima ideia de fluxo de caixa, de administração, de gestão de pessoas, modelos de negócios entre outros conhecimentos necessários.

Além dos conhecimentos técnicos, de mercado, dos concorrentes, de como você deve se posicionar no mercado entre outros, há um conhecimento que poucos dão a devida importância, que é o autoconhecimento. Será que realmente eu tenho tudo aqui que é necessário para abrir uma empresa? Será que tenho as características pessoais para isso?  Ser um empreendedor é mais do que conhecimento técnico, você precisa desenvolver características pessoais que vão te proporcionar um maior desempenho nas suas atividades diárias, você precisa desenvolver uma mentalidade vencedora, formatada e modelada nos padrões dos principais empresários do mundo.

Para ter sucesso no mundo empresarial é necessário que você desenvolva as seguintes características:

1 – Iniciativa

Ser um empreendedor é ser um resolvedor de problemas. Uma característica que você deve ter é ser uma pessoa com iniciativa. Não espere que alguém resolva os seus problemas, eles vão existir e você deverá ser capaz de conseguir gerenciá-los da melhor maneira possível.

2 – Persistência

Ser um empreendedor é um desafio constante, você vai passar por alguns fracassos antes de atingir o sucesso. Algumas pessoas por sofrer  uma sequência de fracassos, desanimam e desistem dos seus sonhos. Seja persistente pois o que separa um empreendedor de sucesso para um que desistiu é justamente a sua determinação.

3 – Saiba Correr Riscos

Nenhum empresário gosta da palavra riscos, porém todos os empresários de sucesso tem a real consciência de que qualquer negócio que almeja chegar a um patamar de destaque no mercado será necessário correr alguns riscos. Se você não é tolerante a riscos, talvez seja melhor repensar se vale a pena abrir um negócio ou não.  A grande questão relacionada a riscos é que todos eles devem ser bem calculados, você vai correr risco sim mas deve saber até que ponto deseja ir e planejar todos eles. Problemas vão existir sempre, em algum momento você será prejudicado por algum fornecedor ou algum sócio, terá problemas de faturamento, entre outros. Os riscos vão sempre existir em qualquer negócio, cabe a você empreendedor saber gerencia-los.

4 – Comprometimento

Quando falo em comprometimento estou falando de um compromisso com você mesmo. Um compromisso de atingir seu sucesso nos negócios e viver uma vida plena, no seu potencial máximo. Tenha um compromisso com você e faça aquilo que for necessário para o seu sucesso, tudo sempre dentro da ética e honestidade.

5 – Networking

Existe um provérbio africano que diz “Se você quer ir rápido, vá sozinho mas se quiser chegar longe, vá acompanhado”, esse provérbio diz muito para você que está abrindo sua empresa, procure se relacionar com pessoas que podem acrescentar algo ao seu negócio, faça parcerias, busque crescer juntamente com pessoas que tem negócios complementares ao seu. Por exemplo, se você é dono de uma pousada pode fechar uma parceria com alguma empresa de táxi, assim ambos podem lucrar com o turismo em uma determinada cidade.

6 – Autoconfiança

A autoconfiança é uma característica fundamental a qualquer empreendedor, pois a jornada do empreendedorismo muita das vezes é solitária e difícil, vão ter dias que você vai pensar em desistir e são nesses dias que você deve se lembrar da razão pela qual você resolveu ser um empresário. Você vai passar por algumas derrotas antes de atingir o sucesso. Saiba que não vai ser fácil mas valerá a pena. A sua confiança aumenta a medida que você for trilhando o caminho do empreendedorismo e for modelando a sua mente para que você pense 100% do seu tempo como empresário e não mais como um colaborador.

Comentarios
Gostou do conteúdo? Então compartilhe:
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial