Seu negócio está pronto para ser escalado?

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Todo o empreendedor sonha em ver o seu negócio faturando bastante, seu produto ou serviço sendo demandado pelo mercado e sua empresa crescendo de forma consistente todo ano. Que empresário não desejaria esse cenário?

Embora o cenário acima seja o que muitos buscam, muitos empreendedores não sabem o momento certo de escalar seus negócios ou até mesmo se suas empresas estão prontas para tal, portanto a pergunta que você precisa responder hoje é seu negócio está pronto para ser escalado?

Quando tentamos escalar um negócio sem que o mesmo esteja preparado para aquilo, o faturamento tende a oscilar bastante e o empreendedor perde o fator previsibilidade em termos financeiros do seu negócio.

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Não tente escalar ou aumentar seu faturamento sem antes…

1 – Ter PROCESSOS validados

Se o seu negócio não tem processo bem definidos e validados pelo mercado, sinto em te dizer, mas antes de você pensar em aumentar seu faturamento você precisa arrumar a casa.

Um processo de negócio, processo organizacional ou método de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular.

Quando falamos em processos bem definidos estamos falando também de procedimentos internos de trabalho que facilitem o dia a dia da sua empresa. Seu negócio precisa internamente estar estruturado para por exemplo treinar algum colaborador novo quando esse entra na sua empresa, precisa ter um modelo para ser seguido por todos. Tudo que o empresário puder fazer para reduzir o tempo de aprendizado e difundir uma maneira mais rápida de executar trabalhos operacionais de seus colaboradores será bem vindo a seu negócio.

2 – Ter um MODELO de negócios “a prova de balas”

Um outro aspecto fundamental para o seu negócio é ter um modelo de negócios muito bem estruturado. Quando falamos em modelo de negócios estamos recomendando por exemplo a criação do canvas de modelo de negócios.

O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

Muitos negócios começam e por desconhecimento ou negligência o empreendedor não estrutura o negócio da maneira ideal. Uma boa prática é criar o canvas de modelo de negócios, com ele você vai conseguir ter uma visão mais ampla do seu negócio e pensar em aspectos que podem ser fundamentais na sua estratégia.

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Um outra aspecto que é fundamental é que seu negócio tenha sido moldado nesses três pilares:

#PRIMEIRO PILAR – Margem de Lucro

Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda. Para que seu negócio seja sustentável ele precisa ter margem de lucro.

#SEGUNDO PILAR – Recorrência

O seu modelo de negócio precisa permitir que você tenha recorrência, ou seja, uma vez conquistado um novo cliente sua estrutura de negócios precisa favorecer ou permitir que se cobre mensalmente por um serviço ou produto. Se sua estrutura de negócios hoje não tem algum tipo de recorrência então é necessário que o empreendedor pense em alguma estratégia para trazer esse pilar para seus negócios.

#TERCEIRO PILAR – Escala

Ter um negócio escalável significa gerar mais emprego, renda e impacto, onde estiver. Significa também reproduzir em grandes quantidades, repetidamente, aquilo que te dá ganho de escala e produtividade sem demandar recursos (dinheiro e/ou mão de obra) na mesma proporção.

3 – Ter uma METODOLOGIA de trabalho bem definida

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.

O seu negócio precisa ter uma metodologia de trabalho bem definida. Se hoje sua empresa é desorganizada e não tem um método definido, se você tentar escalar seu negócio você estará escalando também a desorganização.

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Conclusão: Tentar aumentar seu faturamento sem uma base sólida te trará mais problemas que soluções, o ideal é que você consiga estruturar e corrigir tudo que precisa para crescer com consistência e não se mais uma empresa que começa a faturar milhões e em questão de pouco tempo desaparece do mercado. O seu modelo de negócios precisa evoluir com o mercado e acompanhar as constantes mudanças no comportamento do seu consumidor.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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