Sem a estratégia certa você vai falir

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Diversos elementos são fundamentais para se ter um negócio de sucesso e entende-se por negócio de sucesso aquele que está gerando receita e que praticamente funciona sem o dono estar por perto. Certamente uma empresa assim é o sonho de muitos empresários, mas o que constatamos é que a realidade muitas das vezes é bem diferente disso. Boa parte de empreendedores, principalmente os iniciantes, possuem muitas dificuldades e limitações. Uma das grandes dificuldades está em criar estratégias eficazes para vender seus produtos ou serviços. Sem uma boa estratégia muitas das suas ações estará fadada ao fracasso. Hoje gostaria de me aprofundar um pouco mais sobre esse ponto. Você sabe criar uma boa estratégia para o seu negócio?

Você pode conhecer muitas coisas relativas a negócios, mas se você não usar esse conhecimento de forma estratégica de nada vai servir. O conhecimento só é útil quando usado de forma a maximizar seus resultados. A velha máxima de que conhecimento sem ação vale zero se faz presente aqui. Existem alguns pontos que farão com que você tenha uma base necessária para a tomada de decisões, alguns elementos se baseiam unicamente na habilidade do empreendedor em identificar oportunidades de negócio por experiência adquirida no mercado em que atua ou simplesmente se baseiam em fatos ocorridos no passado de sua empresa que vão dar as informações necessárias para a tomada de decisão. Se você tem dificuldades em criar estratégias para o seu negócio então fique ligado nas dicas a seguir.

1 – Elabore um diagnóstico preciso da sua empresa

Antes de pensar em construir qualquer tipo de estratégia é necessário identificar a razão da estratégia. A estratégia precisa ter um porquê que a sustente. A estratégia precisa estar direcionada a um desafio específico da sua empresa. Por exemplo, bater a meta de vendas do mês passado. Para vender mais determinado produto você vai precisar analisar o que já foi feito em ações passadas, identificar o que já deu certo, potencializar os acertos e eliminar tudo que não deu certo.

Perceba no nosso exemplo que bater as metas de vendas do mês passado não é simplesmente sair para o campo de batalha e tentar vender feito um louco, há um estudo antes de tudo, há um planejamento, há uma identificação de dados que possam se transformar em informações relevantes para a tomada de decisão. Em seu negócio você gera dados o tempo todo, seja por suas ações de marketing, vendas ou qualquer outro tipo, esses dados estão espalhados na sua empresa e representam uma verdadeira mina de ouro quando você conseguir transformar esses dados em informação relevante para o negócio.

2 – Questione estratégias que deixam seu negócio fragilizado

Sim, existem estratégias que podem afundar seu negócio. Uma estratégia mal elaborada e executada pode custar muito ao seu negócio, portanto o empreendedor precisa validar toda e qualquer estratégia adotada.

No marketing digital muitas pessoas atuam como afiliado, ou seja, aquela pessoa que gera tráfego para uma determinada oferta com o objetivo de gerar vendas e receber uma comissão para cada venda realizada. Muitos afiliados criam mini sites específicos de um determinado produto e fazer as otimizações necessárias (SEO) para que esse mini site fique na primeira página do Google. É uma estratégia válida? Sim, é uma forma de se conseguir vendas organicamente, ou seja, sem que se invista em tráfego pago. Mas essa é uma estratégia segura? Certamente que não. O problema dessa estratégia é que o produtor pode retirar do ar o produto que você está promovendo a qualquer momento e todo seu faturamento pode parar de uma hora pra outra. Também podemos citar que se você tem um mini site focado em um produto específico além de perder seu faturamento, muito provavelmente você também vai perder seu site, pois o mesmo foi construído para um único produto. Essa estratégia seria mais segura para o seu negócio se você criasse um site do nicho do produto e não do produto específico, assim se o produtor resolver tirar o produto que você está promovendo do ar, o impacto no seu faturamento seria menor e você ainda poderia continuar trabalhando com outros produtos do mesmo nicho no seu site. Leia também: Que tipo de empresário você quer ser em 2019


3 – Estabeleça metas

Para que uma estratégia nasça é necessário que haja uma meta ou desafio a ser superado antes de tudo. Para estabelecer metas é necessário que o empresário ou empreendedor pense no curto, médio e longos prazos. Um outro aspecto importante com relação às metas é que elas precisam ser ousadas para tirar as pessoas da sua zona de conforto, mas também precisam ser alcançáveis para não desmotivar sua equipe.

Com uma meta estabelecida fica mais fácil pensar e traçar uma estratégia de negócio que vá de encontro a sua meta. Lembre-se: A estratégia só vai existir mediante a existência de uma meta estabelecida. Uma depende da outra para existir.

4 – Avalie os dados do seu negócio

Dados é a base para toda e qualquer estratégia. Sem a noção dos seus números fica praticamente impossível tomar alguma decisão de forma sábia em termos de criação de estratégia sem comprometer o seu negócio de alguma forma.

O empresário precisa conhecer seus números, precisa entender perfeitamente o que funciona e o que não funciona no seu negócio. A criação e acompanhamento das suas principais métricas vai permitir que se tenha a exata noção daquilo que se deseja criar. Através dos dados da sua empresa você vai identificar a direção a ser seguida. O que precisa e o que não é útil fazer, entre outros pontos.

O ideal é que na sua empresa você já tenha algum sistema de BI (business intelligence) implementado, por mais simples que seja, mas que concentraria seus principais indicadores de negócios em Painéis Gerenciais, onde o entendimento e o monitoramento do seu negócio será algo visível e transparente para a tomada de decisão necessária. Dado transformado em informação de negócio é poder. Poder para conhecer e decidir qual o melhor caminho que seu negócio deve seguir.

5 – Ajuste seu Mindset estratégico

Muitos empresários têm dificuldades de criar algum tipo de estratégia pro seu negócio, porque ainda pensam muito no operacional. Quanto mais envolvido em atividades operacionais do seu negócio, menos tempo você terá para desenvolver uma mentalidade estratégica.

Ao contrário do que se pensa, você ganha dinheiro quando tem tempo para pensar sobre seu negócio, quando existe uma brecha na sua agenda para analisar dados e traçar estratégias novas. Portanto, se você quer se destacar da concorrência dedique seu tempo em ações mais estratégicas e menos operacionais. Deixe sua equipe fazer a parte operacional do negócio e se dedique na construção de estratégias.
Conclusão: Criar uma boa estratégia querer algum esforço focado no próprio entendimento do seu negócio. Quanto mais o empreendedor entender seu negócio melhor serão as estratégias criadas.


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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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