5 (100%) 1 vote[s]

Mais um ano está terminando e as famosas promessas do que se quer e deseja para o próximo ano começam. O interessante dessa história é que em boa parte dos casos as pessoas fazem suas promessas, o ano novo começa e muita pouca coisa do que se prometeu lá no início do ano não foi cumprida.

Esse tipo de situação normalmente acontece essencialmente por algumas razões, e a causa principal é que NÃO estamos realmente comprometidos com nossas promessas de final de ano. Falamos em realizar e realizamos muito pouco.

Agora pare e pense um pouco. Quais foram as promessas que você fez no início de 2018? Quais delas realmente você tirou do papel?

Essa questão é muito importante principalmente se você pensa em atingir novos patamares no seu negócio em 2019. É fundamental que você tenha plena consciência do que realizou em 2018, quais foram suas falhas, o que você fez para corrigir, quais foram seus resultados positivos e negativos, entre outras coisas. Você só saberá o direcionamento certo pro seu negócio se souber a situação atual em que o mesmo se encontra.

Agora pare um pouco e reflita sobre seu negócio. O que ainda te impede de conseguir resultados ainda maiores? A sua empresa será um reflexo daquilo que você é, da forma como você pensa, dos seus conhecimentos técnicos e gerenciais, ou seja, sua empresa evolui à medida que você também evolui como empresário.

Para que você seja um empresário melhor em 2019 é necessário que…

1 – Reveja seus passos, metas atingidas e erros

Reavalie tudo que foi feito em 2018, veja os seus pontos fracos, veja o que pode ser melhorado e principalmente use essas informações para melhorar seus processos.

2 – Valorize um bom planejamento

Mais importante do que ir rápido e na direção errada é, parar,  se planejar e ter a certeza que o caminho escolhido é o melhor para o seu negócio. A falta de planejamento custa caro.

3 – Tenha foco

Boa parte das pessoas se perdem em seus objetivos porque não tem o foco necessário. As influências externas serão muitas para te tirar da sua meta, portanto é muito importante ter suas metas claras, objetivas e principalmente saber como você vai chegar nelas sem se desviar. Ter foco também é você saber dizer NÃO para as boas oportunidades, principalmente se elas vão te deixar longe das suas metas.

4 – Tenha clareza de propósito

Uma razão pela qual muitas pessoas não conseguem atingir seus desejos de final de ano é porque a maioria não tem clareza de propósito, ou seja, as pessoas ainda não descobriram (ou decidiram) aquilo que realmente querem. Tudo que é feito com um propósito vai te tornar mais poderoso e vai tornar as coisas mais fáceis.

5 – Enxergue os pontos cegos do seu negócio

Por mais redondo que você ache que seu negócio está sempre vai existir um ponto cego que pode trazer grandes problemas. O problema do ponto cego é que o empreendedor dificilmente consegue enxergar por si só, e isso pode custar caro ao seu negócio quando você precisa fechar uma parceria, conseguir um sócio, lançar um novo produto ou serviço, despedir alguém da equipe, etc. Erros muito graves podem ser cometidos no seu negócio se você como empresário não buscar entender os pontos do seu negócio que precisam de uma visão diferente da que você vem tendo até o momento.

Como resolver esse problema?

A melhor solução é você se rodear de pessoas que não são da sua empresa, não são da sua equipe, nem mesmo do mesmo nicho de mercado que você… mas que tem visão de longo prazo e principalmente que já tenham realizado bastante em seus respectivos mercados.

Ter pessoas de confiança ajudando você a ver pontos cegos nas suas idéias, planos e decisões que você simplesmente não vê sozinho é uma das vantagens competitivas mais importantes que você pode ter.

6 – Busque qualificação sempre

Como já foi dito, o seu negócio é um reflexo daquilo que você é como empresário. Em um mercado extremamente competitivo você precisa buscar qualificação sempre.

Se sua empresa não tem uma presença digital no mercado, busque entender as melhores práticas para colocar sua empresa na internet de forma estratégica tendo a web como um canal de vendas.

Se você ainda não usa técnicas de inteligência artificial no seu negócio, busque conhecimento e entenda como isso pode ser feito dentro da sua realidade.

Entenda como usar técnicas de BI (business Intelligence) para traçar estratégias mais eficazes, adquirindo mais conhecimento dos seus principais indicadores de negócio.

Se qualifique para melhorar seus processos reduzindo custos e ajustando tudo aquilo que não está otimizado ou funcionando de forma plena. Perceba que sempre existe algum aspecto que precisa ser melhorado e aperfeiçoado no seu negócio, mas para isso você também precisa se aperfeiçoar.

Conclusão: 2019 pode ser o melhor ano da sua vida e da sua empresa, basta que você tenha foco e comprometimento profundo com suas metas estabelecidas agora no final de 2018.  Seja PROTAGONISTA da sua vida, focando suas ações naquilo que você entende como sendo o melhor e não seguindo o senso comum. Busque ser um empresário 1% melhor a cada dia.

Um forte abraço e boas festas!

Comentarios
Gostou do conteúdo? Então compartilhe:
Facebook
Facebook
Google+
https://elmaroliveira.com.br/que-tipo-de-empresario-voce-quer-ser-em-2019/
Instagram
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial