Me siga nas redes sociais

Quando Um Emprego Deixa de Valer a Pena?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Você já parou pra pensar o quanto da nossa vida é desperdiçada com atividades que muitas das vezes não gostamos de realizar mas fazemos porque precisamos?

Todos nós precisamos trabalhar, ser úteis para a sociedade, produzir e nos desenvolver como profissionais. O ser humano tem essa necessidade, mas quando sabemos o momento em que nosso trabalho não está sendo mais algo agregador ou desafiador o suficiente para permanecermos nele? Gostaria de refletir com você sobre alguns pontos que julgo ser essenciais para a vida profissional de qualquer pessoa.

Existem alguns aspectos que você pode avaliar para tomar a decisão de permanecer em um emprego ou não, isso pode variar muito de pessoa para pessoa ou das necessidades individuais de cada um. Um emprego deixa de valer a pena quando:

1 – Se Vive em um Ambiente Extremamente Político

Uma das coisas mais nocivas a um bom ambiente de trabalho é quando se vive em um meio onde a politicagem reina absoluta. Ambientes políticos tendem a privilegiar pessoas que normalmente tiram vantagem de um chefe que gosta de ser bajulado, de pessoas que tentam prejudicar outras fazendo intrigas, entre outros pontos negativos. O profissional que é competente mas não é nem um pouco político, muita das vezes em um ambiente assim precisa interpretar um personagem pra conseguir agradar e sobreviver no emprego.
Ambientes políticos normalmente são conflituosos e nada agradáveis para se trabalhar. Se você hoje trabalha em um ambiente assim faça uma reflexão e analise se isso está sendo bom para sua vida.
Quando você vive interpretando um personagem pra sobreviver em um ambiente político você comete um atentado contra sua própria identidade. Você se violenta todos os dias de segunda a sexta e quando chega o domingo aquela tristeza já toma conta de você. Será que viver assim realmente vale a pena? Será que não existe uma outra forma de vida profissional?

2 – Não Existe Crescimento profissional

Todos nós queremos nos desenvolver, evoluir, aprender e melhorar nossas aptidões e quem sabe desenvolver novas. Se no seu atual emprego não há espaço para crescimento isso já pode ser considerado um sinal de alerta forte. Se nossa rotina de trabalho é repetitiva, não é desafiadora, não te impulsiona a melhorar a cada dia provavelmente você está em um emprego que não vai te acrescentar muita coisa.
A zona de conforto é muito prejudicial a qualquer profissional. Ela nos dá uma falsa sensação de segurança e domínio daquilo que fazemos mas em contra partida, não crescemos, não nos desenvolvemos, não aprendemos coisas novas. O profissional deve estar atento a essa questão pois a falta de crescimento vai te limitar a buscar oportunidades melhores.

3 – Os interesses da Empresa Estão Sempre Acima dos Seus Interesses Pessoais

Seu emprego certamente é importante para você pois é através dele que você vai prover o seu sustento e da sua família. Mas até que ponto o meu emprego pode influenciar e até atrapalhar meus interesses pessoais?
Todos nós passamos por picos e momentos de muito trabalho, onde as vezes sair de casa cedo e chegar altas horas da noite é coisa “normal”. O problema é quando isso vira uma rotina, quando se vive apagando incêndios, quando você chega no final do dia com aquela sensação que fez muita coisa mas os problemas não diminuem.
Quando não ter hora pra sair do trabalho vira uma rotina “normal” existe algo muito errado na empresa que precisa ser vista com urgência. Talvez haja a necessidade de se rever como as pessoas estão trabalhando, ou talvez revisar os processos da organização, ou até mesmo o produto ou serviço que ela oferece a seus clientes. O fato é que quando os interesses da empresa se tornam maiores que os nossos, o empregado começa a viver em função de interesses que muitas das vezes não são os dele. Todos nós precisamos ter o nosso espaço, o tempo que temos após nosso dia de trabalho deve ter qualidade. Precisamos de tempo para passar com a família, tempo para estudar e nos desenvolver através de um curso ou MBA, precisamos do nosso tempo para descansar e fazer algo completamente diferente do nosso dia a dia no trabalho. Se o seu emprego não está te permitindo isso então talvez seja a hora de repensar se vale a pena continuar no mesmo.

4 – Existe Muitos Conflitos com Sua Chefia Direta

Um ponto fundamental para qualquer tipo de emprego que você tenha é o bom relacionamento com as pessoas. Saber se relacionar, conquistar a confiança das pessoas pode abrir muitas portas no seu emprego e na empresa para a qual você está trabalhando.O contrário também é verdade. Se você é uma pessoa difícil para se relacionar, ou tem algum tipo de dificuldade nessa área saiba que sua vida profissional não será nada fácil.
Se não existe um bom relacionamento com sua chefia direta é muito provável que sua carreira fique estagnada. Oportunidades vão surgir mas você não será lembrado.
Viver em um ambiente de trabalho conflituoso é muito ruim para ambas as partes (empregado e empregador) e isso pode afetar o desempenho de ambos. Se hoje você vive em um ambiente conflitante saiba que talvez seja a hora de mudar de emprego.

5 – Não há propósito naquilo que você faz

Propósito pode ser definido como sendo “aquilo que se busca alcançar”, “objetivo”, “finalidade” ou “intuito”. Quando trabalhamos sem um propósito as coisas perdem o sentido. As empresas precisam deixar claro para todos os seus colaboradores o propósito de ser da mesma e esse propósito deve ser forte o suficiente para contagiar a todos. O propósito de uma empresa deve fazer com que seus colaboradores se sintam parte de algo maior. Quando isso não acontece o engajamento com a empresa não será tão grande ou deixará a desejar. Por outro lado quando existe um propósito claro e esse é a razão de ser da empresa as pessoas começam a se “contaminar” desse propósito e esse acaba sendo o propósito de seus colaboradores. Para que isso aconteça a empresa precisa estar atenta também as necessidades de seus colaboradores.

Se hoje você não se sente parte de algo maior quando sai pra trabalhar alguma coisa está errada. Busque encontrar sua verdadeira razão para estar ali,
trabalhando todos os dias. Ter uma visa profissional sem um objetivo claro, sem uma meta é a pior coisa que pode acontecer a você. Descubra o seu propósito e mãos a obra.

Existem inúmeras razões pelas quais você pode considerar sair do seu emprego atual, essa é uma questão muito particular de cada pessoa. O objetivo maior desse artigo é te desafiar a viver uma vida profissional sem limitações, não é normal você sair todas as manhãs para trabalhar odiando aquilo que você faz, não é normal chegar domingo a noite e você se entristecer porque no dia seguinte será segunda feira e você terá que ir para o trabalho. Sua vida pode ter um significado maior, busque aquilo que realmente te realize, aquilo que você faria de graça caso não existisse dinheiro no mundo. Talvez o seu propósito de vida não seja viver trabalhando para os outros a vida toda, talvez o seu propósito esteja em fazer algo totalmente diferente daquilo que você vem fazendo a sua vida toda. Busque se conhecer o suficiente para descobrir o seu propósito.

Um forte abraço!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram