Me siga nas redes sociais

Qual o Momento da Sua Empresa?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Todo empresário precisa ter a exata noção do momento em que está vivendo. Isso vai ser fundamental no momento de traçar planos e estratégias de curto, médio o longo prazos. A visão que todo empreendedor precisa ter de seu negócio deve ser uma visão mais abrangente, uma visão do todo.

O país vive um momento de crise muito grande, com muitos desempregados no mercado, micro e pequenas empresas fechando suas portas, ou seja, o cenário ainda não é muito favorável. Diante desse momento específico que vivemos no país, pare e pense um pouco em como sua empresa está nesse momento?

O momento em que uma empresa se encontra vai determinar todo um planejamento e ações que você deverá tomar para colocar sua empresa em crescimento, mesmo diante das circunstâncias externas.

Se você é um micro ou pequeno empresário então esse é o momento ideal para procurar inovações, caminhos alternativos e estratégias diferenciadas. Momento de crise também é um momento de renovação. Na crise nos esforçamos mais pois ela exige mais de nós, buscamos soluções que se fosse em momentos de estabilidade não estaríamos procurando, a crise nos torna mais fortes.

Como empreendedor você deve olhar sempre esses momentos de crises como oportunidades que estão se abrindo diante de você. Por mais difícil que pareça, em momentos como esse surgem novos nichos de mercado, novas necessidades a serem supridas, basta você como empresário estar atento ao que está acontecendo a sua volta.

Alguns aspectos relativos a crise é bom destacar:

1 – A Crise é Temporária

Seja qual crise for, longa ou curta, pior ou melhor que a anterior, não importa ela será temporária.  E com cada crise que surgiu ao longo da nossa história ficaram algumas consequências, mudanças e lições aprendidas. Portanto tire lições desse momento em que estamos passando e saiba que por mais difícil que as coisas possam estar elas vão melhorar.

2 – Devemos aprender e nos fortalecer com a Crise

Como já foi dito anteriormente a crise nos força a nos adaptarmos e acaba nos fortalecendo. Mas o principal proveito que podemos tirar de uma crise econômica são as lições e aprendizados.

Por exemplo, se antes da crise na sua empresa não era feito um trabalho de redução de custos, agora alguns detalhes como desperdício com energia, material de escritório ou com serviços que no momento a empresa poderia ficar sem, já vai sendo observado com mais atenção, ou seja, a crise te torna um empreendedor que desperdiça menos. Isso foi só um pequeno exemplo, mas que poderá ser aplicado em diversas áreas de uma empresa como revisão de processos internos (tornando mais efetivos e menos burocráticos), revisão de para onde estão indo os investimentos feitos na empresa.

Com o passar da crise, você perceberá que se tornou um gestor mais eficiente e produtivo pois se em um período complicado da economia do país você foi bom o suficiente para enxugar a empresa e mantê-la lucrativa, então saberá fazer melhor quando a crise passar.

3 – Avalie o seu momento na Crise e Trabalhe Mais ou Não

Esse é um ponto bem interessante pois boa parte dos empresários que já chegaram a um certo patamar em suas vidas, recomendam que as pessoas tenham uma vida equilibrada e sim isso é realmente importante, mas esse conselho é importante se levarmos em consideração o momento que estamos vivendo HOJE.

Se você e sua empresa HOJE não estão no patamar que almejam chegar então você deve avaliar por exemplo o esforço que deve ser empregado em termos de trabalho e dedicação. Pergunte-se sempre: O que devo fazer HOJE para chegar ao ponto que quero chegar?

Se hoje você identifica que ainda não está no seu ideal como empresário, não possui fluxo de caixa suficiente para se sustentar durante 6 meses sem gerar receita, se seu negócio depende muito de você e não funciona bem se você não estiver por perto então o conselho de folgar, descansar e curtir o carnaval ou qualquer outro feriado não faz sentido. Redirecione sua energia tendo como base aquilo que você precisa AGORA.

A crise vai passar, a economia vai se recuperar e os empregos vão voltar a surgir, daí fica a pergunta. Que tipo de empresa você terá após a passagem desse furacão? Que tipo de gestor você será?

Um forte abraço e até a próxima.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram