Qual a relação do empreendedorismo com os lutadores de MMA?

Qual a relação do empreendedorismo com os lutadores de MMA?

Não sei se você gosta, mas eu adoro assistir eventos de MMA. Por mais violento que possa parecer aos olhos de um leito, existe uma infinidade de lições que podemos tirar para nossa vida como empresário que poucas pessoas observam.

Para ser um lutador de MMA são necessárias desenvolver diversas habilidades e técnicas de luta ( Jiu Jitsu, Judo, kickboxing, wrestling, boxe entre outras) e não pára por aí, o atleta precisa manter uma dieta específica, fazer trabalho de musculação, condicionamento aeróbico, treino com sparring simulando os movimentos e técnicas do seu oponente oficial, entre outras coisas. Um lutador de MMA não treina sozinho, ele precisa de uma equipe e cada membro dessa equipe é responsável por uma parte do seu treinamento que chamamos de “camp”, ou seja, é o período de preparação de um atleta para uma luta específica, normalmente esse camp dura em média 3 a 4 meses.
Agora que você se contextualizou um pouco com a rotina de um lutador de MMA, deve estar se perguntando. Ok, mas o que tudo isso tem haver com empreendedorismo? Eu te respondo, muita coisa. Existem muitas lições que podemos tirar fazendo essa analogia com o empreendedorismo. Quero refletir hoje com você sobre as 7 características comuns entre lutadores de MMA e empresários de sucesso que você deve buscar.

Leia também: Que tipo de Empresário Você quer ser em 2019?

1 – Ter Disciplina

“A base do sucesso é uma só: o suor. Tem que chegar lá e suar a camisa, correr atrás do seu sonho”. Wanderlei Silva

Não há como você ter sucesso no mundo do MMA sem disciplina. O treinamento é árduo e rotineiro, você vai precisar estar preparado para conviver com lesões, dores e muito desconforto. 

O empresário de sucesso também convive com uma rotina pesada e difícil, são colaboradores que você precisa orientar, são estratégias de vendas que precisa montar, reuniões, entregas de projetos, entre muitas outras atividades que envolvem a rotina de um empresário. 

O empreendedor precisa de muita disciplina para fazer todos os dias aquilo que trará resultados para o seu negócio, tanto de curto, médio e longo prazo. Sem disciplina você será vencido pelas adversidades do dia a dia. Um lutador precisa de disciplina para encarar o treino duro diário, o empresário precisa de disciplina para criar uma empresa de sucesso.

2 – Ser uma Pessoa com Foco

“Não espere a oportunidade chegar. Vá atrás dela!” Júnior Cigano

O Foco está intimamente ligado a disciplina. Quando se tem um objetivo a ser alcançado, uma meta a ser atingida se faz necessário esses dois elementos de muita importância. A vida de um lutador até chegar ao estrelato é muito dura e difícil, ele passa por muitas dificuldades e dramas pessoais. Muitos ficam pelo caminho.

Assim também é a vida de um empreendedor que quer construir um negócio de sucesso, são dificuldades constantes, incertezas, renúncias que se faz com o objetivo de conseguir realizar um sonho. O empresário no Brasil é um verdadeiro lutador.

3 – Ter estratégia nas Ações

“Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o”. Anderson Silva

Para um leigo uma luta é só uma luta, basta entrar no ringue e sair dando socos e chutes no seu adversário até alguém ser nocauteado, mas a realidade é bem diferente. Um lutador profissional “estuda” seu adversário, assiste lutas antigas, analisa pontos fortes, pontos fracos e a partir daí traça uma estratégia de luta para ser usada no dia do combate. O atleta precisa se adaptar ao estilo do adversário e criar um “jogo” que anule as principais armas de seu oponente. 

O empresário que quer ter sucesso também precisa agir de forma estratégica, precisa estudar seus concorrentes, estudar seu mercado, entender as brechas que seus concorrentes estão deixando de atender e se posicionar nessas brechas oferecendo produtos e serviços diferenciados no mercado. Toda a ação deve ser planejada e executada estrategicamente.

4 – Ter uma equipe qualificada

“O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe”. Bruce Lee

Ninguém chega ao topo sozinho. Com lutadores profissionais esse princípio é mesmo. Para uma preparação adequada um lutador tem a seu dispor uma equipe qualificada, essa equipe é composta de vários especialistas como por exemplo, nutricionista, um psicólogo, um preparador físico, um técnico especialista em lutas e seus próprios companheiros de equipe que vão simular o estilo de luta de seu adversário para que o atleta chegue o mais preparado possível no dia da luta. 

O empresário também conta com sua equipe para fazer a empresa crescer. Uma boa equipe será fundamental para que o empresário tenha condições de trabalhar de forma mais estratégica e tática no seu negócio.

Muitos empreendedores no início do negócio são obrigados a atuarem em todas as áreas da empresa, inclusive na parte operacional, isso é perfeitamente normal, mas a medida que o negócio começa a crescer é necessário contratar pessoas que completem as lacunas para que seu negócio ganhe escala. Portanto as semelhanças entre um lutador profissional que precisa de uma equipe qualificada para ajudá-lo na preparação para uma grande luta, o empresário também precisa de uma grande equipe engajada com o propósito da empresa para ajudar o seu negócio a crescer e ganhar escala.

5 – Capacidade de superar adversidades

“A adversidade pode ser vencida através da persistência. Se você desistir, você perdeu”. Lyoto Machida

Se existe uma característica marcante presente na maioria dos lutadores de MMA é a capacidade de superar adversidades. Essa capacidade se desenvolve em função do duro treinamento em que  se submetem e pela rotina difícil de restrições e renúncias que fazem para atingir suas metas. As adversidades também se apresentam durante um combate onde o adversário se mostra um bom lutador e oferece uma luta difícil, nessas horas pensar com clareza e se manter firme vai determinar o sucesso ou o fracasso do lutador.

O empresário brasileiro mata um leão por dia, são inúmeros obstáculos para que a coisa não dê certo, inúmeros impostos, burocracias diversas, entre outros, quando falamos de aspectos internos ao negócio podemos citar desafios como montar uma boa equipe, achar um bom sócio, criar processos internos eficientes, ter uma boa gestão financeira, etc. Todos esses elementos juntamente com outros vão exigir do empresário uma resiliência constante, pois vão existir momentos difíceis o suficiente ao ponto do empreendedor pensar em desistir. Assim como um lutador profissional, o empresário brasileiro também possui elementos para superar adversidades.

6 – Habilidade de se adaptar e evoluir 

“Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si – um desejo, um sonho, uma visão.” Muhammad Ali

Já foi dito anteriormente que na preparação de um lutador há um momento dedicado à análise do adversário para que se possa traçar uma estratégia adequada no dia da luta. Pois bem, o que não foi dito é que o seu adversário também vai fazer a mesma coisa. O mundo do MMA evoluiu de tal forma que hoje é praticamente impossível você chegar para uma luta totalmente desconhecido. Para esse cenário que evolui rapidamente o lutador precisa buscar constantes adaptações ao seu “jogo” de luta, ou seja, se ele usa muita a luta de chão (jiu jitsu, judô, etc), precisa começar a se especializar em lutas em pé (boxe, Karatê, kickboxing, etc). Se já usa de forma constante tanto técnicas de chão como técnicas de luta em pé, precisa criar um estilo diferente para surpreender seus adversários, ou seja, em cada luta será necessário aprender e trazer um ingrediente diferente para se diferenciar.

No empreendedorismo não é muito diferente. A competição pelo mercado é acirrada, para se destacar e conseguir uma fatia do mesmo, o empresário precisa se reinventar o tempo tempo, buscar novas maneiras de fazer a mesma coisa ou até mesmo implementar serviços e produtos novos no mercado para conseguir crescer. Seus concorrentes estão te estudando, estão imitando seus produtos ou serviços e mais uma vez o empresário precisa se diferenciar. 

Um outro ponto importante é que o empreendedor precisa sempre se qualificar, o aprendizado é constante. Sua empresa será do tamanho da sua evolução pessoal.  Esse ponto é muito importante pelo dinamismo do mercado, aquele conhecimento que te trouxe até determinado ponto não será necessariamente o que te levará ao próximo nível. O empreendedor precisa de adaptar e evoluir constantemente para ter o sucesso desejado.

Conclusão:  Nosso objetivo com essa reflexão foi fazer essa analogia entre a vida de um lutador profissional de MMA e um empreendedor, coisas que a princípio não tem nada a ver, mas que se pararmos e observarmos com atenção podemos tirar lições preciosas da vida e rotina desses atletas e aplicarmos em nossos negócios.

Comentarios
Gostou do conteúdo? Então compartilhe:
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
Instagram
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial