O que os animes ensinam aos empreendedores?

O que os animes ensinam aos empreendedores?

Se você é um empresário ou quer se tornar um, creio que há algumas lições que podemos aprender assistindo animes e que certamente vão te ajudar na sua caminhada.

Para quem não sabe do que se trata,  Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão.

No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira).

Cresci assistindo animes e gosto de alguns até hoje. O fato é que além de toda a mitologia envolvendo alguns personagens (como por exemplo, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, entre outros) se pararmos para refletir um pouco, esses personagens nos ensinam lições bem interessantes que podemos aplicar na nossa vida e nos nossos negócios.

Assistindo animes aprendi que:

1 – Você precisa ter um senso de porquê para realizar as coisas

Nós animes japoneses é muito comum os heróis envolvidos terem uma verdadeira missão de vida, no qual se dedicam de corpo e alma. Pegando o exemplo de um anime clássico como Cavaleiros do Zodíaco, a missão dos cavaleiros essencialmente era proteger a deusa Atena e a terra de inimigos diversos.

Se você está pensando em criar um negócio a primeira coisa que precisa estar bem clara na sua mente é o porquê disso. Você quer criar um negócio depois que ficou desempregado? Ou quer abrir um negócio porque quer despedir seu chefe? Quer ter mais tempo livre? Sinto em te dizer, mas se suas motivações forem estas ou semelhantes a essas é melhor você continuar no seu emprego.

Se o seu porquê precisa ser algo forte, algo legítimo, que te faça prosseguir mesmo diante dos maiores desafios. O seu porquê é que vai te levar ao sucesso. Talvez o seu grande motivo seja seus filhos, sua família, ter uma vida com mais propósito e significado, impactar o mundo deixando sua marca ou até mesmo ajudar as pessoas, independente da sua razão, você precisa encontrar a sua. Isso é mais importante até mesmo do que definir que tipo de negócio você vai ter.

2 – Você precisa estar preparado antes de começar a sua “missão”

Os cavaleiros de Atena antes de serem consagrados como cavaleiros, passavam por um árduo treinamento durante alguns anos, nesse treinamento eles se desenvolviam como cavaleiros, aprendendo técnicas de luta, desenvolvendo seu cosmo (energia emanada de seus corpos que permitiam que realizassem coisas sobrenaturais), etc. após ter seu treinamento finalizado normalmente eram submetidos a um teste no qual deveriam provar que estavam aptos a se tornarem os próximos defensores de Atena.

Assim como nesse anime, o empreendedor precisa se preparar para abrir uma empresa, e essa preparação precisa ajudá-lo ao ponto de trilhar um caminho que não é comum para as pessoas. Para isso o empresário precisa entender de negócios, precisa compreender como funciona o nicho de mercado em que se quer atuar, precisa entender como a mente do cliente funciona, seus desejos, comportamentos e dores, ler bons livros, participar de eventos de empreendedorismo, fazer networking, etc.

O pior erro que alguém pode cometer é começar um negócio pelos motivos errados ou sem saber exatamente o que se está fazendo. Nada que vale a pena nessa vida se constrói de uma hora pra outra, com seu negócio acontece o mesmo.

3 – Por mais forte que seu “adversário” pareça, continue lutando

Existe uma característica muito interessante e comum a quase todos os desenhos que costumava assistir, o herói continuava lutando mesmo se tivesse enfrentando um adversário mais poderoso. E essa característica marcante acontece porque o herói tem uma “missão”, um “propósito” e por mais que as dificuldades fossem grandes desistir não era algo em questão.

Ao abrir um negócio você vai enfrentar adversários como: falta de apoio de algumas pessoas, dificuldade para conseguir os primeiros clientes, falta de dinheiro para investir mais na empresa, problemas com sócios, entre outros. As dificuldades vão surgir e você precisa enfrentá-las para que seu negócio realmente aconteça, portanto o empreendedor precisa ter uma característica marcante que é a determinação e resiliência.

4 – Por mais difícil que seja a situação, encontre um caminho para vencer

Nos animes japoneses não só os heróis enfrentam adversários mais poderosos, mas durante o combate, o guerreiro avalia sua situação, pensa em alternativas e busca caminhos para derrotar o inimigo, ou seja, o caminho para a vitória passa por uma estratégia. 

Encontrar soluções para resolver um problema pode ser uma das definições que podemos atribuir a um empresário.  São essas soluções que vão permitir que se crie produtos e serviços focados nas necessidades dos clientes fazendo com que sua empresa consiga vender de forma consistente.

Todo produto possui um ciclo de vida, ou seja, em um dado momento ele vai parar de vender e compete ao empreendedor encontrar novos caminhos para retomar as vendas. Se um produto já chegou ou está chegando no seu declínio é importante verificar a possibilidade de dar uma roupagem nova ao produto, evoluindo e melhorando o mesmo ou considerar se não vale a pena descontinuar o mesmo. O impacto em suas vendas pode acontecer por várias razões, um produto que chegou no final de seu ciclo de vida, uma oferta feita de forma errada ou no momento errado, entre outros. Seu negócio vai passar por situações difíceis, mas compete a você encontrar os melhores caminhos. Conhecer muito bem seu nicho de mercado, estar atento ao movimento de seus concorrentes e principalmente conhecer bem os seus clientes são pontos importantes que o empreendedor precisar ficar sempre atento em relação a seus negócios.

5 – Esteja sempre evoluindo 

Uma outra característica interessante nos personagens de animes são sua capacidade de evoluir e ficar mais forte a cada adversário que enfrenta. Cada desafio torna o herói melhor permitindo que o mesmo desenvolva técnicas de lutas novas e mais efetivas. Não há limites para sua evolução.

Uma coisa que sempre falo em meus conteúdos é que o pequeno e médio negócio é um reflexo direto do empresário. Se você tem um negócio que está parando de crescer, reflita sobre seu crescimento pessoal. Será que você tem investido em conhecimento e se aperfeiçoado o máximo que pode ultimamente? Quanto mais inovadora e disruptiva for sua mentalidade, melhor pro seu negócio. O crescimento de uma empresa é reflexo direto da forma como você pensa e toma suas decisões, portanto tenha em mente que estar crescendo e evoluindo será bom pra você e pros seus negócios.

6 – Faça bons aliados durante sua jornada

O herói japonês também se caracteriza por ter aliados poderosos ao seu lado ajudando na defesa da terra. Inclusive em momentos críticos a vitória só é conseguida através da ajuda desses aliados.

Um empresário que tem sucesso em seus negócios normalmente está cercado de pessoas melhores do que ele em alguns aspectos técnicos. Se cercar das pessoas certas será fundamental para seu negócio. Ninguém chega ao topo sozinho. Portanto encontre o sócio que complemente alguma característica sua que não é boa, encontre bons colaboradores, pessoas engajadas e alinhadas com a sua visão de futuro. Você formará um time de sucesso a partir do momento em que as pessoas envolvidas verem na sua vida autoridade e legitimidade naquilo que você está se propondo a fazer, portanto seja um verdadeira líder e testemunhe seus negócios crescendo.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a criar/aperfeiçoar a sua maneira de fazer negócios.

Um forte abraço e até a próxima!



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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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