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O que Minha Empresa Pode Aprender com o Pokémon Go?

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A Nintendo, uma famosa empresa de games, lançou dia 6 de julho um jogo para celular chamado Pokémon Go. Esse jogo em muito pouco tempo se transformou em uma febre mundial. Segundo estatísticas da empresa americana Similar Web o jogo está sendo usado por 3% dos usuários que tem aparelho com sistema Android.

Hoje o Pokémon Go já superou gigantes como Tinder e Twitter com um pequeno detalhe, bateu essas empresas com apenas  1 semana de lançamento. Esse case muito bem sucedido é um exemplo de como podemos conduzir nossos negócios. Mas que lições podemos tirar e aplicar ainda hoje nos nossos negócios? Tanto a criação quanto a repercussão desse jogo tem para cada empreendedor lições que não podemos deixar de citar e reforçar.

1 – Inovação

inovação

A inovação é um aspecto fundamental para a criação, sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. No caso da Nintendo já inserida no mercado de games ela buscou inovação primeiramente quando buscou uma parceria com uma startup chamada Niantic, especializada em jogos de realidade aumentada, quando misturamos a nossa realidade com a realidade virtual de um jogo. Dessa parceria resultou um jogo totalmente diferente e novo que até então a Nintendo não tinha feito.

Busque Inovação nos seus negócios, avalie o que seus concorrentes estão fazendo e faça diferente. Seja único no mercado e principalmente, busque parcerias que possam somar ao seu negócio e produto características únicas.

2 – Traga Nostalgia a Seus Clientes

Nostalgia

O primeiro jogo sobre Pokémon foi lançado em 1996, depois disso veio o desenho animado que se tornou uma febre para aquela geração. Trazer de volta um clássico dos anos 90 foi uma ótima jogada de marketing da empresa que apostou em consumidores que viveram as aventuras desses personagens quando criança e hoje são adultos.

A empresa simplesmente despertou na mente de seus consumidores boas recordações de uma fase de suas vidas. Os adultos que hoje estão loucos pelo app foram as crianças que no passado acompanharam a saga desses bichinhos.

Quando seu produto traz boas recordações a seus clientes o processo de venda se torna algo gigantesco e viral. O produto além de ser bom precisa despertar bons sentimentos no consumidor.

3 – Entregue Valor e Depois Venda

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Essa lição é algo que todo empreendedor NUNCA deve se esquecer. Para que você seja um campeão em vendas primeiro você deve entregar valor aos seus clientes.  A Nintendo simplesmente foi inovadora, lançou um game apelando para a nostalgia de grande parte de seu público, o download e o jogo em si são grátis mas existe um modelo de monetização nesse processo de anúncios, cliques, compra de produtos online/na loja atribuída ao anúncio veiculado entre outros.

O consumidor final já está de saco cheio das pessoas tentarem vender alguma coisa pra elas. Pense em como você se sente ao entrar em uma loja e ser perseguido por algum vendedor tirando a sua paz e tentando te empurrar um produto o tempo todo. Essa estratégia de venda está ultrapassada e a sua empresa precisa inovar nesse quesito também. Se você ajudar a resolver algum problema da sua audiência de graça você vai deixar de ter um seguidor para ter um cliente.

4 – Ouça o Seu Público

ouça

A melhor estratégia para qualquer negócio é sempre ouvir o seu público, o efeito disso para o seu negócio é a diferença entre ter uma empresa mediana ou ter uma empresa que realmente faz a diferença na vida das pessoas.

No dia 1º de Abril de 2014 o Google lançou um jogo muito parecido com esse, a ideia era caçar Pokemon através de realidade aumentada, porém, utilizando o Google Maps. A reação do público diante dessa experiência foi a mais positiva possível.

O sucesso já era anunciado, o que a Nintendo fez foi dar ouvidos a essas vozes e criar o jogo que fez o valor da empresa na bolsa de valores subir impressionantes US$ 11 bilhões.

Muitas das vezes como empreendedores, temos dificuldades em ouvir aquilo que o nosso público está dizendo, temos a certeza de sabermos o que nossa audiência quer mas se não pararmos pra ouvir suas necessidades e reações podemos deixar muito dinheiro na mesa. Riscos ao lançarmos um determinado produto sempre vai ter, no caso do Pokemon Go o feedback do público foi extremamente positivo, mas também poderia ser negativo.

Um forte abraço!

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