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O Diferencial dos Negócios que crescem

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Quando falamos em sucesso nos negócios diversos fatores podem ser considerados, não existe uma fórmula mágica para que o empreendedor consiga construir um negócio com potencial de crescimento.

Como já falamos não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas existem boas práticas que todo empresário deveria levar em consideração no momento em que está criando seu negócio ou até mesmo com metas para que o mesmo cresça de forma sustentável.

Quando analisamos diversos negócios de sucesso percebemos entre outras coisas um ponto em comum bem interessante, o diferencial desses negócios está muito relacionado a proximidade que eles têm com seus clientes.

Leia também: A mentalidade do empreendedor digital de sucesso

Para que seu negócio continue evoluindo é necessário que você se aproxime cada vez mais de seus clientes ou parceiros de negócio. Ouvir o que seu cliente tem a dizer de seu serviço ou produto pode te dar bastante insights para aperfeiçoar seus serviços e produtos.

Para que seu negócio tenha uma cultura centrada no seu cliente você precisa observar os seguintes pontos:

1 – Equipe de atendimento

A equipe de atendimento é aquela que vai estar na linha de frente do seu negócio, ela vai ser sua principal fonte de contato com seus clientes e parceiros de negócio. Sua equipe de atendimento sendo bem treinada e tendo as ferramentas necessárias para ouvir seus clientes terá uma base de informações que poderá ser usada para melhorar diversos setores do seu negócio.

Sua equipe de atendimento precisa ser treinada constantemente para primeiramente conseguir entender a importância de um contato bem próximo com o cliente, conseguir extrair dele informações importantes que possam ser usadas de forma estratégica posteriormente.

2 – Liderança

Um bom líder é aquele que mostra a direção, incentiva, motiva, busca extrair e usar o que há de melhor das pessoas para atingir um determinado objetivo. Hoje empresas que tem um destaque no mercado, são empresas que possuem um bom líder.

O líder em empresas que crescem de forma consistente atua como uma espécie de maestro, ele vai reger cada elemento da sua orquestra para que tudo funcione de forma harmoniosa.  Um fator determinante para a performance de sua equipe é ter bons líderes, bons gerentes e coordenadores que saibam dar um direcionamento claro, objetivo e que tenham critérios claros quando se fala em avaliação dos objetivos atingidos.

3 – Pesquisa Online

Não há melhor forma de crescer sua empresa do que simplesmente ouvir o que seu cliente tem a dizer sobre seu serviço ou produto.  Ao ouvir o que seu cliente tem a dizer você terá inúmeras oportunidades de aperfeiçoar seu negócio ajustando produtos e serviços para melhor atender seus clientes.

Essas pesquisas podem ser feitas de diversas maneiras, você pode por exemplo pedir que seus clientes respondam uma enquete online em troca de um desconto ou algum brinde, ou até mesmo entrevistar seus clientes no momento em que ele estiver realizando suas compras.

Em todo momento é possível gerar dados dos seus principais processos e assim melhorar aquilo que ainda não está performando de forma adequada. A grande questão aqui é transformar dados em informação relevante para seu negócio.

4 – Implemente as melhorias identificadas

Não adianta pegar os feedbacks de seus clientes e não fazer nada com essas informações. A implementação das estratégias baseadas nas informações passadas pelos seus clientes é fundamental para o crescimento do seu negócio.

É claro que nem tudo que o cliente fala vai virar alguma inovação, melhoria ou ação na sua empresa, mas ele saber que foi ouvido e que sua ideia foi implementada é muito bom.

Conclusão:

O crescimento de seu negócio está atrelado ao seu cliente sempre, quanto melhor você entender suas necessidades e saber ouvir suas observações sobre seus serviços ou produtos mais armas você terá para desenvolver seu negócio e faze-lo crescer de forma consistente.

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