MVP: Como melhorar suas ações de marketing digital

MVP: Como melhorar suas ações de marketing digital

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A metodologia conhecida como MVP (mínimo produto viável) é um conceito muito usado nas startups para a validação de um produto/serviço visando a economia de recursos financeiros, ou seja, com um MVP você cria uma espécie de protótipo do seu produto e testa no mercado para saber se há interesse por ele, antes mesmo da construção definitiva do produto.

Embora esse conceito seja muito usado em startups não significa que ele precise ficar restrito a elas, você pode aplicar esses conceitos nos seus negócios e validar ações de marketing, ações que tem por objetivo conseguir mais clientes ou aumentar suas vendas. Há inúmeras formas de você tirar um bom proveito dessa estratégia para melhorar seu negócio de alguma forma, e no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essa questão.

Qualquer ação de marketing que você promova precisa ter um objetivo específico. Se você quiser começar uma campanha de aquisição de novos leads para o lançamento de um produto você precisa pesquisar e testar diversas coisas como página de captura, as copys (texto persuasivo) que você está criando, a segmentação de público no momento de anunciar seja no facebook, linkedin ou Google ads, ou seja, você precisa fazer um planejamento dessa ação e mensurar o nível de assertividade de cada passo dado.

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Para entender melhor como o MVP pode ajudar suas ações é necessário entender a estrutura básica de como ele funciona. Na imagem abaixo ilustramos as iterações que serão necessárias no momento em que você estiver validando uma ação de marketing por exemplo.

O primeiro ponto da metodologia do MVP é a ideia, nela é onde todo o processo se inicia, essa ideia pode ser a concepção de um produto novo, um serviço com um diferencial no mercado ou mesmo uma ação de marketing com o objetivo de conseguir mais clientes ou vender um produto.

O segundo passo desse processo seria a própria construção do seu protótipo do produto ou ação de marketing.

Na fase do MVP você já tem uma prévia do seu produto ou serviço e lança o mesmo no mercado para realizar testes e validar se aquela sua ideia inicial terá demanda ou não. Uma vez lançado seu produto no mercado você deverá criar mecanismos para gerar métricas e avaliar a aceitação ou não do seu produto ou serviço.

Na fase de dados você colhe todas as informações necessárias e faz uma avaliação, corrigindo e ajustando aquilo que não foi bem, ou seja, a primeira iteração do seu MVP vai servir para você aprender mais sobre o seu produto e o que seu público está achando do mesmo. Esse processo de aprendizagem será fundamental para o início da segunda iteração do seu produto.

“Os feedbacks devem servir de base para a melhoria contínua, até que se tenha certeza de que ele é viável e pode ser jogado no mercado sem chance de naufrágio! Um processo longo e de muita tentativa e erro!”

Endeavor

Trazendo esse conceito para o mundo digital, imagine que você esteja pensando em lançar um e-book que ensina os passos necessários para alguém que queira sair do Brasil e ir  morar em Portugal.

Inicialmente você precisa validar sua ideia é boa, se existe demanda para ela. Perceba que essa validação é feita antes mesmo de você escrever o e-book. Você poderá criar uma página de captura onde criará uma lista de interessados em ter acesso ao material. Essa lista será gerada através de campanhas patrocinadas usando as diversas opções do mercado como Google Ads, Bing, Facebook e outras. Perceba que até o momento já passamos pela fase da ideia, construção e lançamos o produto no mercado (MVP). Agora o seu trabalho será de coleta das informações das campanhas, aqui será importante colher dados não só das fontes de tráfego onde você estiver anunciando, mas também dos dados relativos a página de captura como percentual de cliques na página, percentual de conversão entre outros. Todos esses dados coletados servirá para seu aprendizado e ajuste nas segmentações de suas campanhas bem como o ajuste da página de captura.

Realizado esse primeiro ciclo e feito os ajustes necessários você estará pronto para começar um segundo ciclo, agora com a oferta mais ajustada e validada.

Um ponto importante a ser considerado é que você precisará estabelecer métricas de validação do seu produto ou serviço, ou seja, você deverá saber de antemão quais os números que você precisará atingir para considerar sua ideia validada no mercado.

Conclusão: O conceito de MVP é bem abrangente e poderá ser usado em diversos contextos, inclusive na modelagem de um negócio, seja ele digital ou físico. Além do MVP, o marketing digital são estratégias poderosas que podem e devem ser usadas de forma combinadas para aumentar suas vendas e melhorar seus resultados em termos de negócio.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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