Me siga nas redes sociais

Meus Erros Como Empreendedor

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Você é empresário e está cometendo erros que estão afetando seus negócios? Não se preocupe. Você não está sozinho.

Se tem uma coisa que TODO empreendedor vai cometer em algum momento de sua jornada é errar. Só erra quem tenta realizar algo importante, só erra quem não se limita em ficar na sua zona de conforto.

Errar faz parte do processo de aprendizado e crescimento de todo empresário. É comum você encontrar um empresário de sucesso que passou pelo processo de falência várias vezes. A grande lição que podemos tirar disso é que você vai passar pelo fracasso antes de conseguir chegar ao sucesso.

Com meus erros pude crescer e aprender o que não fazer em meus negócios. Hoje gostaria de deixar com você as lições que aprendi ao cometer alguns erros em meus negócios.

1 – Conheça Seus Sócios

socio

Se você quer ter um negócio de sucesso é primordial saber escolher bem as pessoas que o cercam. Ter bons sócios será essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

No meu caso quando abri uma empresa de Tecnologia da Informação e formei sociedade com dois amigos que também eram profissionais da área como eu, cometi um erro. O grande problema não foi ter meus amigos como sócios e sim juntar em uma sociedade pessoas que não se complementavam em termos de habilidades. Nós éramos apenas bons profissionais com ótimos conhecimentos técnicos mas nenhuma visão estratégica e tática para negócios.

2 – Não Ter o Mindset Correto

Mind-Set-Pieces1

Quando abri minha primeira empresa eu tinha uma vontade muito grande de ter o meu próprio negócio mas não tinha a mentalidade correta para isso.

Um dos fatores que mais levam empresas a falência é a forma de pensar de seus donos. As micro e pequenas empresas são o reflexo direto de seus donos, se o mindset não é o correto a empresa vai sofrer as consequências.

No meu caso, tínhamos muita falta de conhecimento em como alavancar negócios, definir modelos e estratégias para conseguir clientes. Conseguimos alguns projetos mas a vida útil da empresa não durou muito.

 

 

Em todo negócio deve existir pessoas que desempenham as seguintes funções:

1 – Empreendedor

O empreendedor é aquela pessoa que sonha, que busca inovação e deslumbra novas maneiras de se fazer as coisas.

2 – Administrador

Desempenha o papel de administrar a empresa, suas finanças, investimentos, fluxo de caixa, pessoal entre outras coisas.

3 – Técnico

O perfil técnico é aquela pessoa que vai efetivamente desenvolver a parte operacional do negócio.

O ideal é que os sócios envolvidos tenham essas características combinadas ou se você é o único dono de uma empresa tenha pessoas te ajudando com essas qualidades.

3 – Não Definir Metas e Objetivos

metas-e-objetivos

Um outro erro que cometi quando me lancei no empreendedorismo pela primeira vez foi não ter definidos metas de médio e longo prazos. Aqui cabe uma frase que acho muito interessante do desenho Alice no País das Maravilhas. “Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve”.  No meu primeiro negócio, não havia metas traçadas, planejamento ou qualquer ação que tivesse como objetivo o crescimento do negócio.

Você precisa definir metas, seja aumento no número de clientes, aumento no seu faturamento, expansão do seu escritório, etc. As metas vão permitir que você comece a deslumbrar novos caminhos e estratégias para o seu negócio, além é claro de te deixar mais motivado pois há uma meta a ser batida.

4 – Não Estudar Seu Nicho de Mercado

nicho-de-mercado-inicio

Meu primeiro negócio se baseava exclusivamente no conhecimento de mercado que eu tinha quando empregado de uma empresa, ou seja, não havia uma distinção entre visão de mercado como empregado e visão de mercado como um empreendedor.

A questão de se estudar o nicho de mercado onde se quer atuar é fundamental para qualquer empresário. Nunca subestime isso. O conhecimento de mercado vai te proporcionar uma visão mais completa do cenário de onde você está inserido. Através do estudo do seu nicho você vai conseguir conhecer melhor quem é seu público, facilitando seu trabalho na hora de traçar estratégias para conseguir novos clientes por exemplo.

Conclusão:

Minha primeira empresa me proporcionou um crescimento extraordinário. Independente do fato do negócio não ter prosperado, o aprendizado foi grande e me tornou um empresário bem melhor.

Hoje tenho uma visão de mercado muito mais amadurecida, hoje sei da importância de se fazer bons planejamentos, traçar objetivos bem como estudar e entender seu cliente que hoje está inserido em um determinado nicho de mercado, é fundamental para o crescimento de sua empresa.

Espero que os meu erros possam te ajudar a não cair nessas mesmas armadilhas.

Deixem seus comentários!

Um forte abraço

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram