Mercado Digital: Sua empresa já vende pela internet?

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O mundo dos negócios mudou, ao longo dos últimos anos presenciamos negócios simplesmente disruptivos surgirem no cenário mundial, empresas como Netflix, Uber e Airbnb são alguns exemplos entre tantos que podemos citar.

Essas empresas revolucionaram a forma de se fazer negócios em um nicho de mercado já existente, inovaram e criaram uma nova forma de se fazer negócios tendo como base a internet.

O mercado digital já é uma realidade e se o seu negócio não está inserido nesse novo contexto então ele corre um grande risco. Assim como o surgimento da Netflix fez com que empresas como a Blockbuster desaparecer, se o seu negócio ainda não está na internet, seus concorrentes podem simplesmente acelerar o fim do seu negócio.

A internet nunca foi um lugar tão útil para realizar negócios como hoje. Algumas características são importantes nesse aspecto:

1 – Um negócio que se encontra hoje na internet aumenta sua capacidade de escala;

2 – Ultrapassa as fronteiras físicas que seu negócio local pode alcançar;

3 – Sua mensagem chega a potenciais clientes onde seu limite é apenas o orçamento disponível para campanhas de marketing digital;

4 – Automatização de processos e o uso da inteligência artificial para entender o comportamento de seus clientes;

5 – Uso do Business Intelligence para entender seus principais indicadores e assim ter plenas condições de tomar as melhores decisões entre outros aspectos.

O crescimento diário de usuários na internet e com o crescente volume de informações que são geradas tornam os negócios digitais algo nunca antes visto, com possibilidades diversas.

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 O Mercado Digital estimula a inovação nas empresas

O mercado digital cria diversas oportunidades para o seu negócio, independente do tamanho da sua empresa, isso significa que se você é um micro empresário ou até mesmo um profissional liberal, tem a possibilidade de divulgar seu negócio para o mundo.

Toda essa transformação digital que estamos presenciando é um caminho sem volta, o comportamento dos consumidores mudou, hoje as pessoas estão mais criteriosas antes de realizar uma compra, pesquisam antes de tomar uma decisão, comparam produtos e serviços, por isso é necessário que o empresário esteja adaptando seu negócio para essa realidade. Hoje um negócio que não faz uso de estratégias de Business Intelligence e Marketing digital terá grandes problemas para continuar sobrevivendo ao mercado.

Um outro aspecto interessante da inovação que o mercado digital está trazendo é a popularização da tecnologia, hoje cada vez mais empresas de todo o tamanho estão fazendo uso de ferramentas de CRM, ferramentas de automação de e-mail marketing, ferramentas diversas de chatbots entre outras. O objetivo maior de todas essas ferramentas é permitir que o empresário tenha plenas condições de servir melhor seus clientes, as empresas que souberem utilizar essas ferramentas com uma estratégia adequada terá um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes.

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Como adequar o meu negócio na era da Quarta Revolução Industrial?

Sim, estamos vivendo a quarta revolução industrial ou a Indústria 4.0. A quarta revolução industrial pode ser entendida como uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

O primeiro ponto que quero destacar é que o empresário que quer adaptar o seu negócio para essa nova realidade precisa entender “as regras do jogo” e se adaptar o quanto antes.

Pensando nesse aspecto o empresário precisa realizar as mudanças necessárias em seu negócio que podem englobar revisão de seus processos internos e até mesmo ter que reconstruir (caso ainda não tenha) um modelo de negócios mais moderno, ajustado ao comportamento do consumidor na internet.  Um bom modelo de negócios baseado exclusivamente nas necessidades dos seus clientes e adaptado à nova realidade do mercado digital será o que vai determinar o sucesso do seu negócio.

Além de um modelo de negócios moderno e adaptado a essa nova realidade é fundamental que o empresário foque nos seguintes aspectos:

#1 – Produção de conteúdo estratégicos

A produção de conteúdos se tornou uma estratégia de vendas muito usada no mercado digital, hoje empresas têm em seus uma link que direciona para um blog ou artigo que tem inúmeras funções como quebrar objeções de um cliente para que o mesmo tome a decisão de compra, educar seus clientes e engaja-los a sua marca e cultura da empresa.

A produção de conteúdos não se limita somente a artigos, mas também a vídeos, podcasts, e-books e outros. Cada conteúdo produzido deve ter um objetivo e uma meta específica como aumentar a sua autoridade para a audiência que te conhece, educar as pessoas e até mesmo realizar vendas. Produza conteúdos de valor!

#2 – Utilização de Chatbots

Estratégia de marketing digital hoje em dia está muito relacionada também com o uso de inteligência artificial. Os chatbots são programas que são utilizados para automatizar algum processo do seu negócio como por exemplo, um atendimento tirando dúvidas de seus clientes. Isso é possível pois um dos recursos que ela dispõe é a simulação de uma conversa humana.  

Os chatbots também podem ser utilizados para vendas, algumas empresas criam verdadeiros funis de vendas fazendo uso dos recursos que essa ferramenta oferece.

A principal funcionalidade de um chatbot é desburocratizar tarefas repetitivas e operacionais no seu negócio, permitindo que o empresário tenha mais tempo em utilizar seus recursos em atividades mais estratégicas e táticas.

Mas, onde entra a inteligência artificial?

Existem muitas maneiras de perguntar a mesma coisa, e quando você faz a configuração não consegue colocar todas no sistema.

No entanto, o chatbot com inteligência artificial faz com que, mesmo perguntando de uma forma não programada, você obtenha respostas corretas.

A inteligência artificial usada nos bots comercializados pode funcionar de formas diferentes, e você precisa ter atenção na hora de escolher aquela que é ideal para sua necessidade. Algumas possuem um algoritmo próprio e outras usam a AI externa, como Watson (IBM) ou Google AI.

#3 – Criação de Funis Automatizados de Vendas

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.

Existem diversas maneiras de se implementar um bom funil de vendas e as estratégias envolvidas variam bastante de acordo com suas principais necessidades. Um funil de vendas pode ser usado não somente para realizar a venda de um determinado produto ou serviço, mas também para ajudar a sua empresa a criar uma base de contatos (leads) que estarão recebendo seus principais conteúdos para posteriormente realizar uma compra. O funil de vendas permite que sua empresa tenha um ativo importante para o negócio que são as pessoas interessadas no que você tem a dizer.  

#4 – Transmissões ao Vivo

Um outra forma de engajar o seu público e realizar muitas vendas em tempos da era digital é realizar transmissões ao vivo. Seja pelo Youtube ou Facebook, as transmissões ao vivo tem o poder de ajudar o seu público se conectar com seu produto ou serviço e assim permitir que você realize vendas para pessoas que já se identificaram com a sua marca.

Um outra característica importante sobre essa estratégia é que ela não demanda muitos recursos para ser implementada, você pode realizar suas lives utilizando seu celular e posteriormente ir melhorando seus equipamentos.

Poderia citar muitos outros exemplos, mas creio que esses já são o suficientes para que você entenda a real necessidade de se ter a internet como um canal de vendas na sua empresa.

Conclusão: O mercado digital é uma realidade, tomar a decisão de colocar o seu negócio vendendo pela internet é a decisão que pode pesar na balança para que seu negócio seja um sucesso ou não.  

As estratégias e técnicas que o empresário pode usar no seu negócio são inúmeras, fazendo com que as empresas procurem profissionais e agências especializadas em vendas online. Avalie o seu canal de vendas online e veja se ele está performando corretamente ou se no caso dele não existir se já não é hora de começar. Enquanto você avalia essa possibilidade os seus concorrentes já estão implementando.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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