A Mentalidade do Empreendedor Digital de Sucesso

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Com o crescimento da internet também houve uma mudança de paradigmas no mundo que conhecemos hoje. O consumidor mudou seu comportamento de compra, ou seja, antes de realizar qualquer compra ele pesquisa e procura saber da reputação do produto ou serviço. O marketing que antes se restringia apenas a rádio, TVs ou Outdoors começou a ter alguns problemas entre eles a segmentação, não se conseguia criar anúncios de produtos específicos para um público específico. O marketing usado na internet, o marketing digital veio para resolver esse problema.

Com todas essas mudanças de paradigmas, o mundo dos negócios também começou a mudar, empresas começaram a investir mais na internet e com isso é cada vez mais comum a realização de negócios tendo como principal meio o digital.

O mercado digital no Brasil tem crescido cada vez mais e com ele novas oportunidades de negócios, mas assim como todo negócio é necessário que o futuro empresário tenha a mentalidade correta para ter sucesso nesse segmento de mercado.

Para que o empreendedor que quer criar um negócio sólido e consistente tendo como meio a internet é necessário que ele desenvolva uma mentalidade focada nesse objetivo, caso contrário será mais um caso de insucesso como muitos que existem no mercado.

Para te ajudar a desenvolver a mentalidade correta e a considerar pontos relevantes para o sucesso do seu negócio, listamos alguns pontos importantes que você precisa ter em mente para se tornar um empreendedor de sucesso.

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1 – Ninguém vai te dar atenção a menos que você tenha algo relevante a dizer

É muito comum empreendedores iniciantes reclamarem das dificuldades de se começar um negócio, da falta de oportunidades, do fato de ninguém querer ajudar realmente, etc.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que principalmente no início da sua jornada as coisas serão bem complicadas mesmo, foi assim pra todos que conseguiram seu lugar ao sol.  Não espere atenção das pessoas ou ajuda, você chamará a atenção do mercado se tiver algo relevante a dizer. Em outras palavras para chamar a atenção do mercado você precisa ter um produto bom e inovador, que realmente resolva alguma necessidade do mercado ou um serviço de excelência. A partir do momento em que você conseguir mostrar ao mundo seu serviço ou produto as oportunidades e negócios que você tanto deseja vão acontecer, até lá faça o seu dever de casa.

2 – Invista em qualificação e conhecimento sempre

O mercado digital é muito dinâmico, toda hora vão surgir novas ferramentas, estratégias, técnicas e maneiras de se vender seu produto ou serviço. Se você quer se manter nesse mercado é necessário investimento em qualificação sempre. Busque treinamentos, palestras, mentorias, entre outras coisas que possam te manter sempre atualizado com relação ao que se está praticando no mercado.

Um dos piores erros que um empreendedor pode cometer é achar que já conhecer tudo sobre um determinado assunto. O segredo do sucesso é ser um aprendiz sempre. Sempre haverá alguém com resultados melhores que o seu, sempre há o que aprender com quem já chegou lá. Acompanhe bons profissionais do mercado, estude cases de sucesso desses profissionais e entenda como aplicar esses conhecimentos no seu negócio.

3 – Em algum momento você vai querer desistir de tudo

É comum em algum momento na sua jornada você desanimar e os fatores para que isso aconteça são inúmeros, como falta de apoio dos familiares, falta de resultados, coisas que não estão dando certo, pessoas que estão no mercado a menos tempo que você e já tem resultados significativos, entre outros.

Seja qual for o seu motivo, você vai se sentir desanimado em algum momento. Estar junto de pessoas que tem o mesmo propósito que você ajuda nesse processo, trocar experiências, ter um mentor é fundamental no seu processo de crescimento. Estar em comunidade ameniza um pouco a dor da solidão do empreendedorismo, saber que você não está sozinho e que outras pessoas já passaram pelo que você está passando e venceram é um fator muito importante e motivador em momentos de crise.

4 – Marketing digital não é negócio

Um dos pontos de maior relevância para quem quer começar nesse mercado que tem crescido bastante nos últimos anos é saber que o marketing digital por si só, não é um negócio.

Muitos estão confundindo técnicas de vendas online aliadas a um conjunto de estratégias de marketing digital com um negócio, não isso não é um negócio. O marketing digital pode ser entendido como uma ferramenta onde você vai conseguir realizar vendas e escalar o seu negócio.

Estruturar um negócio seja ele digital ou não, envolverá diversos outros fatores como processos bem definidos, vendas, modelo de negócios estruturado, fluxo de caixa, entre outros aspectos.

Saber como gerar tráfego para um produto na internet e fazer algumas vendas não faz de você um empresário sem os fatores que já citamos anteriormente, da mesma forma também se você tem toda uma estrutura de empresa pronta, mas não realiza vendas o negócio também não existe. O Marketing digital deve ser usado de forma estratégica e inteligente para alavancar seu negócio, fazer isso de forma correta vai te trazer bons dividendos.

5 – Não seja imediatista

Nenhum negócio sério nasce e se desenvolve de uma hora para outra, portanto esqueça o imediatismo de Criar um Negócio do Zero em Poucas Semanas.  Isso não existe, todo negócio leva um tempo para amadurecer e se desenvolver, e com você não será diferente.

Você vai precisar de muita determinação, força de vontade, paciência e foco até que as coisas comecem a dar certo e isso vai levar tempo. Perceba que nada que realmente vale a pena em termos de negócio acontece de uma hora pra outra, portanto fuja de qualquer “oferta” que te prometa um negócio lucrativo em pouco tempo. Você vai até encontrar pessoas que conseguem ganhar um bom dinheiro em pouco tempo usando o digital, mas você também vai perceber que esse tipo de faturamento não se sustenta por muito tempo.

6 – Modele pessoas de sucesso

Uma prática muito recomendada para qualquer empreendedor que queira abreviar seu caminho até estruturar seu negócio é estudar e modelar boas práticas de mercado implementadas por outros empresários.

Estude e veja o que empresários de sucesso fizeram para superar suas dificuldades e aprenda com eles, isso pode não só servir como fonte de inspiração como também pode te ajudar a ter uma ideia e resolver problemas no seu negócio.

Modelar pessoas de sucesso sempre será uma ótima alternativa para quem está estruturando um negócio, seja ele digital ou não.

Um forte abraço!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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