Marketing de Dados vs Marketing Digital: A Importância dos dados em suas estratégias de negócios

Marketing de Dados vs Marketing Digital: A Importância dos dados em suas estratégias de negócios

Com o avanço cada vez maior da tecnologia e com o crescimento da internet e das redes sociais nos últimos anos, observamos um aumento gigantesco de dados que são gerados todos os dias. No gráfico abaixo ilustra exatamente o que falamos, a cada 60 segundos são gerados dados que hoje podem e devem ser usados de forma estratégica por empresas que hoje tem a internet como um canal de vendas.

Os dados estão à nossa disposição, compete a você criar estratégias para coletar esses dados, analisar e gerar insights para o seu negócio. Para um projeto de vendas online bem sucedido é necessário que você faça o mapeamento correto do seu público alvo, conheça seus comportamentos, gostos, dores e desejos. Com a quantidade de dados gerados por minuto pelas principais redes sociais é um desafio para qualquer empresa não só criar uma persona bem completa, mas também mantê-la atualizada, uma vez que o comportamento das pessoas na internet muda com uma velocidade cada vez maior.

Marketing Digital vs Marketing por Dados

Se sua empresa precisa vender ou se você precisa aumentar as suas vendas na internet é necessário fazer o uso do marketing digital. Através do Marketing Digital você vai conseguir atingir de forma eficiente o “cliente ideal” para o seu negócio através de diversas técnicas como a criação de funil de vendas, compra de tráfego pago, SEO, inbound marketing entre outras.

As estratégias que se pode criar utilizando técnicas de marketing digital vão fazer com que você consiga desenvolver um produto ou serviço mais adequado às necessidades de seus clientes. Com o marketing digital existe a possibilidade de se mapear cada passo que se dá na internet como por exemplo medir a quantidade de acessos ao site da empresa, entender melhor o comportamento de seus clientes analisando suas campanhas patrocinadas, entre outras, mas o marketing digital por si só, não é suficiente. Há a necessidade de se entender melhor as métricas geradas, confrontar dados do ano atual como o ano anterior, identificar insights entre outras e nesse momento se faz necessário o marketing por dados.

Leia também: Fatores de Sucesso no Marketing Digital

Fazer uma boa estratégia de marketing por dados é saber ler de forma inteligente todos os dados gerados por sua empresa e pensar em ações baseadas nesses dados.

Como organizar os dados da minha empresa?

Nesse ponto do artigo já espero que tenha ficado claro a importância de se trabalhar conjuntamente com marketing digital e marketing por dados. Todas as suas ações na internet vão deixar rastros e esses rastros podem ser quantificados e qualificados em forma de dados inteligentes para o seu negócio, mas antes de nos aprofundarmos um pouco mais nisso é necessário entender quais os tipos de dados existentes hoje e suas características.

Os dados estruturados são provenientes dos bancos de dados relacionais da empresa. Os dados semiestruturados e não estruturados podem vir de diversas fontes, como por exemplo: arquivos de texto, planilhas, e-mails, pesquisas de mercado e arquivos de mídia (imagem, vídeo e áudio). Outras fontes de dados importantes são as redes sociais e bases externas abertas. Os dados provenientes dessas fontes podem tanto ser requisitos básicos para o problema, quanto ser utilizados para enriquecer o conjunto de dados que será preparado.

Esses três tipos de dados precisam passar por algum tipo de tratamento para serem integrados e disponibilizados para análise. Para isso se faz necessário a utilização de uma técnica de Business Intelligence chamada ETL – Extract Transform Load (Extrair Transformar Carregar), são ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios e por fim o carregamento dos dados geralmente para um Data Mart e/ou Data Warehouse.

Uma vez que os dados de sua empresa passam pelo processo de ETL você já vai ter condições de acessar sua base de dados e fazer suas diversas análises. O Data Warehouse é sua ferramenta para te auxiliar na tomada de decisões estratégicas e táticas para o seu negócio, pois através dela seus dados agora são informações relevantes, ou seja, você agora tem uma base onde terá plena condições de extrair conhecimento.

Que tipo de conhecimento posso retirar dos dados tratados pelo BI?

Unir estratégias de vendas online através do marketing digital com o marketing de dados vai te trazer enormes benefícios com relação a tomada de decisão e a análise de indicadores de negócio. Como benefício dessa junção de estratégias podemos citar:

  • Padrões de comportamento

Ao reconhecer como seu cliente se comporta será mais fácil criar estratégias para conseguir vender mais. 

  • Correlações

Com os dados da sua empresa transformados em informações relevantes ao seu negócio e a devida análise desses dados você terá plenas condições de encontrar correlações que não serão tão evidentes no seu negócio

  • Tendências de mercado

Um outro benefício para seu negócio é a descoberta de tendências  de mercado, o que trará base para suas decisões estratégicas e principalmente como se posicionar no mercado diante da concorrência.

  • Preferências do consumidor

Esse benefício está muito ligado também ao estudo de público alvo que deverá ser feito para se criar um produto ou serviço. Entender as preferências, desejos e dores do seu consumidor será relevante para te permitir criar produtos/serviços melhores que vão resolver realmente o problema de seus clientes e vão proporcionar uma boa experiência.

  • Sazonalidade

Entender a sazonalidade do seu negócio será fundamental para suas estratégias de vendas. É importante identificar e entender bem os períodos que não se vende bem, para ajustar o que for necessário e potencializar suas vendas em períodos de baixa também.

Conhecimento é poder! Quanto maior o domínio que você tiver do seu negócio, maior ele vai se tornar. É indiscutível que nos dias de hoje não há espaço para amadorismo. Estamos na era da experiência, seus produtos e serviços precisam realmente resolver os problemas de seus clientes e essa experiência precisa ser a melhor possível. Quanto maior o conhecimento que você tiver do seu cliente, melhor será para o seu negócio.



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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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