Inteligência Artificial nos Negócios

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Talvez você ainda não tenha percebido mas o mundo está mudando com uma velocidade muito grande. A ciência e a tecnologia tem se desenvolvido de forma assustadora trazendo consigo impactos na sociedade como um todo e no mundo dos negócios também. A inteligência artificial nos negócios já é uma realidade que muitas empresas já estão aplicando em seus negócios.

Se você é empresário e quer que sua empresa tenha um diferencial competitivo no mercado crescendo de forma consistente então seria um erro terrível você negligenciar as principais mudanças tecnológicas que vem acontecendo no mundo. A principal delas é o surgimento da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Muitas empresas já fazem uso da IA em seus negócios e isso já se encontra presente em nosso dia a dia, basta você observar bem. Quando usamos a Netflix para assistir nossos filmes e seriados existe um algoritmo que analisa seu perfil dentro da Netflix e com base em suas escolhas ele sugere outros filmes e seriados.  Se você trabalha com marketing digital e sua plataformas como o Facebook ou Google vai saber que essas plataformas também usam algoritmos que possuem uma “inteligência” e “aprende” sozinha.

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Pelas inúmeras possibilidades que a Inteligência Artificial pode trazer para a sociedade e principalmente para o mundo dos negócios, ela começou a chamar a atenção de várias áreas e hoje é aplicada de forma eficiente principalmente para trazer um diferencial competitivo e se aproximar cada vez mais dos clientes, juntamente com o Marketing Digital as possibilidades são inúmeras.

Como posso usar a IA  juntamente com estratégias de Marketing Digital?

Tendo em vista o conceito de Inteligência Artificial o empresário agora precisa incorporar esses conceitos em seu negócio. Independente de qual seja o seu negócio uma característica muito buscada pelas empresas que incorporam a inteligência artificial em sua estrutura é a agilidade em seus processos e qualidade cada vez maior tornando seu negócio competitivo. A inteligência artificial veio para permitir que o empresário substitua cada vez mais atividades operacionais por atividades estratégicas e táticas.

Quando pensamos na aplicação dos conceitos de marketing digital para alavancar seu negócio podemos pensar em vários momentos em que a IA poderá contribuir com seu negócio. A seguir vamos listar algumas delas.

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Automação de Tarefas Operacionais

Com a automatização de atividades operacionais seus funcionários terão um foco maior em atividades mais táticas dentro da sua empresa, melhorando assim processos e otimizando seus resultados tornando o negócio mais rentável. Acredito essa ser um dos maiores desafios que todo empreendedor tem e certamente fazendo um uso correto de estratégias de marketing digital com os recursos que a IA disponibiliza, o ganho do seu negócio será algo realmente significativo.

Um exemplo simples que podemos citar de automação está relacionada ao uso de chatbots para fazer determinados atendimentos a clientes. Com ele, determinados scripts de atendimentos que antes era usado por um atendente ou recepcionista poderá ser totalmente automatizado.

No exemplo acima observamos uma estrutura criada para gerar tráfego para uma página web e que tem uma fan page associada a ela, essa fan page foi criada com o objetivo de aumentar o engajamento do público e para isso foi criada um funil no chatbot. Esse funil pode ter diversas funcionalidades entre elas dar suporte básico a um determinado produto, promover vendas entre outras coisas. Uma ferramenta muito usada pelos profissionais de marketing digital para criar chatbots é o Manychat.

Satisfação dos Clientes

Com a automação dos serviços operacionais, seus colaboradores terão um pouco mais tempo para se dedicar a atender melhor seus clientes em casos que realmente demandam um atendimento específico. Com isso a qualidade de seu pós venda tende a melhorar gerando maior satisfação de seus clientes.

Melhor entendimento do comportamento de seus clientes

Mesmo após um criterioso estudo da persona e pesquisa de mercado, o comportamento do consumidor na internet muda rapidamente, por conta disso se faz necessário o acompanhamento dos principais indicadores de seu negócio.

Quando o empreendedor conhece bem seus indicadores e possui algum sistema inteligente (Business Intelligence) para analisar esses indicadores a tarefa de entender melhor seus clientes se torna mais fácil.

Perceba que não basta ter um monte de números em umas planilhas. Para que seu negócio realmente tome corpo e cresça você precisa transformar números em informações relevantes, e isso um sistema de BI (business Intelligence) pode trazer para você.

Pode parecer a um primeiro momento que sistemas de BI são caros demais para se implementar quando falamos de um pequeno e médio empresário, mas existem ações e soluções que você poderá implementar são grandes custos. Uma solução simples que está disponível de todos é o Google Data Studio. Com ele você conecta e extrai informações de planilhas, Google analytics ou Youtube por exemplo e consegue montar verdadeiros painéis gerenciais concentrando seus principais indicadores em um único lugar.  Abaixo segue alguns exemplos de dashboards do Google Data Studio.

Investimentos mais inteligentes

Hoje é possível você monitorar praticamente todos os passos de seu leads através de uma técnica chamada de trackeamento, onde é colocado um código para identificar determinadas ações que seus clientes ou futuros clientes possam fazer. Com isso é possível aplicar de forma mais inteligente recursos por exemplo com ações de campanhas pagas, ajustar a lógica de um funil de vendas, monitorar e identificar qual landing page está mais efetiva e convertendo mais, enfim, com o conhecimento profundo do comportamento de seus clientes e o domínio dos seus principais indicadores todo e qualquer investimento será feito com base em algum fato relevante para o seu negócio, evitando assim desperdício de dinheiro.

Conclusão:

Se você é um empreendedor pequeno e acredita que a Inteligência Artificial é uma realidade muito longe da sua, não se engane. A IA é totalmente recomendada e adaptável a qualquer ambiente empresarial.

Com o crescimento da Inteligência Artificial haverá também mudanças significativas na sociedade, algumas profissões deixaram de existir e surgirão novas, mudará a forma como fazemos negócios, haverá mudanças de comportamento entre outras coisas. A tecnologia está evoluindo e não precisamos temer e sim nos adaptar cada vez mais a esse nova realidade. O empreendedor que conseguir se adaptar e a ajustar seus negócios para essa nova realidade será aquele empreendedor que terá sucesso em seus empreendimentos.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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