Me siga nas redes sociais

A Importância das Métricas para o Seu Negócio Digital

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Cada vez mais pessoas estão decididas em abrir um negócio próprio, as razões são diversas (insatisfação com o trabalho atual, realização de um sonho, metas pessoais, etc.) seja qual for sua razão, perceba que a internet com todo o seu potencial tem atraído muitas pessoas.

Algumas vantagens de se abrir um negócio digital é o baixo custo de investimento e a possibilidade de escala do negócio, fazendo com que o retorno do seu investimento (ROI) seja atingido o mais rápido possível.

Com o crescimento das mídias digitais as possibilidades de negócios através da internet aumentaram consideravelmente. Hoje empresas que querem se diferenciar no mercado e vender mais não podem negligenciar essa realidade.

Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio é necessário que você fique atento para alguns detalhes como:

1 – Ter Metas e Objetivos Claros

Quando se fala em abrir um negócio digital e utilizar estratégias de marketing digital para alavancagem de vendas você vai ficar absolutamente perdido se for alguém novo nesse ramo. Quando fala que você vai ficar perdido é por conta da quantidade de informação espalha na internet sobre esse assunto.

Para não cair no erro da overdose de informações é necessário que você tenha muito foco e objetividade em suas ações. Para estruturar seu negócio você certamente vai precisar pesquisar e analisar as mais diversas formas de atuar na internet e lucrar com isso, e já te adianto que existem MUITAS formas.

Tenha clareza antes de mais nada do que você quer montar e então pesquise, estude, se especialize e execute tudo que aprender.

>> Leia nosso artigo Como Ter Sucesso no Marketing Digital Mesmo Sendo Um Iniciante

Se você não conhece nada de marketing digital recomendo que comece fazendo um bom treinamento sobre o assunto. O seu sucesso como empreendedor digital também se deve a forma como você se prepara.

Para entender a importância do marketing digital para sua empresa recomendo que leia o artigo A Importância do Marketing Digital nas Organizações

2 – Você Precisa Gerar Indicadores para o seu Negócio

Ao começar seu negócio digital você vai precisar gerar métricas. Os indicadores são necessários para que você consiga medir o seu negócio e suas ações. Nenhum negócio caminha bem se você não sabe em que direção ele está indo. As métricas te fornecem um direcionamento e no negócio digital assim como em qualquer tipo de negócio é importante gerar e analisar suas métricas.

No marketing digital você pode criar métricas para quase todo tipo de ação ou estratégia que você estiver executando, seja ela e-mail marketing, campanhas patrocinadas, SEO, etc.

É muito importante não só gerar métricas para o seu negócio como usar ferramentas que facilitem o seu trabalho. Hoje essas ferramentas te auxiliam na automatização do que chamamos de traqueamento de suas campanhas e ações de marketing e também na geração de relatórios que podem auxiliar grandemente o seu negócio.

3 – Acompanhar e Controlar suas Métricas

Uma vez que você gerou suas métricas é necessário acompanhar e controlar cada uma delas, dentre as mais diversas métricas que seu negócio vai gerar o mais importante é o ROI. O ROI vai determinar se uma ação de marketing está sendo bem-sucedida ou não. Se há lucro em uma determinada campanha ou não.

Alguns micro e pequenos empresários do marketing digital possuem mecanismos de mensuração e acompanhamento totalmente automatizados mas para quem está começando agora e não possui verba o suficiente para investir em ferramentas mais sofisticas pode fazer esse trabalho através de planilhas mesmo.

Conclusão:

Começar um negócio digital pode exigir de você tanto empenho e dedicação quanto qualquer outro, as oportunidades são grandes e uma vez que seu negócio começa a crescer o poder de escala é maior do que qualquer outro pois você não estará limitado a poucos clientes ou a regiões geográficas, seu negócio estará disponível para todo o Brasil ou até mesmo o mundo.

Um forte abraço!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram