Formate a sua mente para o sucesso

5 (100%) 1 vote

Existe um vídeo no youtube que gosto bastante que fala que a nossa mente é um campo de batalha, talvez você já tenha ouvido ou visto esse conceito em algum lugar.

O empreendedor enfrenta desafios diários em sua jornada, não é nada fácil, poucos conseguem se manter firmes e persistirem até atingirem o sucesso desejado, mas porque as coisas são tão difíceis assim quando falamos de empreender?

Os motivos das barreiras que um empreendedor enfrenta são inúmeras, mas hoje gostaria de focar somente na questão da mentalidade que o empreendedor precisa desenvolver.

Ser um empresário de sucesso e ver seu negócio crescer a cada ano é o sonho de quem tem um negócio, mas um princípio importante que temos que observar é que seu negócio vai crescer ou não de acordo com as decisões e direção que você der para ele. E o que pode influenciar a tomada de decisão é a forma com você pensa.

Nós nascemos e crescemos na maioria das vezes entre pessoas que pensam e agem de acordo com o senso comum. A grande questão é que a grande maioria das pessoas não tem o sucesso que desejam ou vivem a vida que gostaria. As pessoas que chegam em um patamar mais elevado pensa e age de forma diferente da grande maioria das pessoas.

Leia também: 5 Sinais que seu negócio corre perigo

Para que você formate a sua mente e a deixe preparada para o universo do empreendedorismo é necessário que:

1 – Pare de pensar como empregado

Sim, ainda existe muitos empresários que começam um negócio da maneira errada, ou seja, trabalharam a vida toda pra alguém sempre acreditando que o caminho para o sucesso era fazer uma boa faculdade e arrumar um bom emprego, mas os dias são outros, ainda estamos vivendo uma recessão muito grande e muitas pessoas estão desempregadas. Nesse contexto uma pessoa é mandada embora e muitas das vezes por necessidade e falta de opções a pessoa investe o dinheiro de sua rescisão e investe em um negócio próprio.

O grande problema nesse cenário é que o novo empresário nutriu em sua vida toda uma forma de pensar que não vai servir para sua nova realidade. O jogo é outro, a forma de pensar de um empresário é diferente de quem só está preocupado em chegar no horário e fazer o seu trabalho rotineiro para no final do mês receber um salário por isso.

Um empreendedor tem outras preocupações, manter o negócio funcionando dando lucro, ser um bom líder para seus colaboradores, entender bem o seu nicho de mercado e estar inovando constantemente para atender melhor seus clientes entre outras coisas.

2 – Tenha uma perspectiva positiva em relação ao fracasso

Um ponto para desenvolver seu mindset é com relação aos fracassos. O senso comum entende que um fracasso é uma coisa ruim, alguém que fracassa é um perdedor, não tem valor ou um zero a esquerda.

Pessoas com o mindset correto encaram as derrotas como algo positivo, pois em cada fracasso houve um aprendizado, um crescimento, uma evolução. Em países como EUA a cultura é totalmente diferente, no vale do silício em São Francisco onde nasceram gigantes como Facebook e Google o fracasso é valorizado, quando alguma startup busca investidores, umas das coisas que se leva em consideração na escolha da empresa em que se vai investir é se o empreendedor já quebrou alguma vez. Os investidores entendem que se o empreendedor não quebrou, ele não tem bagagem necessária ou até mesmo experiência para conduzir bem uma empresa. Quem já quebrou conhece exatamente o que NÃO se deve fazer para evitar erros no negócio.

Desenvolva uma mentalidade onde você encare os fracassos como algo positivo na sua jornada, faça as coisas até darem certo, independente dos fracassos e revezes que você tenha pelo caminho. Duas características são necessárias ao empreendedor que almeja o sucesso são elas, a persistência e a consistência nas coisas que se faz.

3 – Se cerque de pessoas melhores que você

O ambiente que nós vivemos, bem como as pessoas com quem nos relacionamos influenciam de certa forma a nossa maneira de pensar e ver a vida. Se você quer ser grande precisa estar no meio de gigantes, ou seja, esteja no meio de pessoas com as quais você possa aprender e evoluir o tempo todo.

O empreendedor de alto impacto está sempre evoluindo, sempre melhorando e isso não será possível se você estiver cercado de pessoas medíocres, que não entendem o seu propósito ou  até mesmo tentam te tirar do seu foco principal. As pessoas podem influenciar sua maneira de pensar, mas elas não podem determinar quem você é.

Entenda que essencialmente existem dois tipos de pessoas, aquelas que são como uma mola propulsora e te impulsiona pra cima o tempo todo e existem aquelas pessoas que são pesos na sua vida, sempre tentando te levar para baixo e deixá-lo no mesmo nível delas. Fuja dessas pessoas.

A influência de pessoas que têm a mesma visão e objetivos em comuns com os seus será muito positivo para o seu negócio. Tenha sempre a mesa alguém em quem você possa se inspirar e que esteja no lugar que você quer chegar, se coloque sempre como um aprendiz pois só assim você dará a oportunidade e se permitirá crescer e chegar a patamares jamais imaginado.

Leia também: Seu negócio está pronto para ser escalado?

4 – Invista em conhecimento

Todo grande empreendedor de alto impacto busca aperfeiçoamento constantes, esse aperfeiçoamento pode vir de diversas formas, através de cursos, leitura de bons livros, eventos presenciais, mentorias ou até mesmo de algum tipo de mastermind.

O mais importante é você se manter atualizado constantemente, grande parte do seu sucesso como empresário vai depender daquilo que você tem internamente, das suas crenças, mentalidade e também do conhecimento que você tem.

As pessoas com a mentalidade comum acham que sua jornada termina no momento em que elas terminaram a faculdade, isso quando fazem faculdade, elas se limitam a aprender o suficiente para o seu trabalho e não buscam sua evolução de forma constante.

O empreendedor de alto impacto deve ter em seu planejamento financeiro um orçamento reservado exclusivamente para educação/treinamentos.

5 – Desenvolva novas habilidades

O empreendedor de alto impacto precisa estar evoluindo junto com sua empresa ao longo do tempo, e essa evolução envolve o desenvolvimento de novas habilidades.

Com o crescimento do seu negócio o empreendedor será exigido em diversas áreas. Por exemplo, você pode ter começado seu negócio trabalhando sozinho, mas em um determinado momento terá que contratar pessoas e com isso você como empresário terá que adquirir habilidades para liderar e gerenciar pessoas, portanto é natural que o desenvolvimento do seu negócio acompanhe a evolução do empresário. Lembre-se: Seu negócio é o reflexo de você como empresário.

6 – Esteja disposto a pagar o preço

Um último ponto que gostaria de destacar com relação a mudança de mentalidade que todo empreendedor deve ter é que nada será fácil. Se abrir um negócio e mantê-lo dando lucro fosse fácil muitas pessoas fariam, mas o que vemos é que uma pequena minoria está disposta a pagar o preço para o sucesso.

As dificuldades serão muitas, principalmente se você está começando um negócio, serão muitas horas de trabalho por dia, abrir mão de estar com amigos, às vezes família e até renúncias financeiras. O caminho é árduo, justamente por isso poucas pessoas estão dispostas a isso. A mentalidade do senso comum deseja o sucesso, mas não querem pagar o preço para isso.

Se o empreendedor tem a visão clara de onde ele quer chegar será mais fácil traçar estratégias para tornar a sua caminhada um pouco melhor diante das dificuldades normais do empreendedorismo.

Leia também: Empreender é seu propósito de vida?

Conclusão: A sua mente é sua maior aliada, mas também pode se tornar sua maior rival. Alimente sua mente com coisas que possam te ajudar a atingir suas metas de vida e profissional.

 

Gostaria de conversar sobre negócios, vendas online e marketing digital? Então entre para o nosso grupo de Whatsapp!

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *