Fatores de Sucesso no Marketing Digital

Que o marketing digital já é uma realidade na vida de empresas que precisam aumentar suas vendas tendo como canal a internet isso não é novidade. A grande questão aqui é entender de forma clara como atuar nesse segmento de forma bem sucedida. 

Um ponto de muita importância que precisa ficar claro é que montar um negócio digital é totalmente diferente de simplesmente montar um blog, fazer uma renda extra com vendas na internet, etc. Quando falamos em um negócio digital estamos pensando em um modelo de negócios focado em sua plenitude a internet. 

Quando estudamos a vida de grandes empresários no Brasil e no mundo, observamos uma característica em comum em quase todos eles. O empresário antes de abrir o seu negócio propriamente dito, estuda e entende TODAS as operações do seu negócio. 

Com esse princípio em mente então podemos concluir que para se ter sucesso empreendendo no mercado digital, você precisa conhecer (de preferência ter tido algum tipo de experiência prática) em todas as áreas ou operações que envolvem recursos para se vender de forma consistente na internet. 

Leia também: Minha empresa não vende pela internet! Por onde começar?

Quando pensamos nos principais fatores de sucesso ao se abrir um negócio digital podemos citar:

1 – Comece simples

A maioria das pessoas que começam no mercado de marketing digital, pensam em vender algum produto ou serviço para conseguir uma renda extra ou quem sabe uma nova oportunidade de se recolocar no mercado. E a melhor forma de se fazer isso é começando no mercado como afiliado de algum produto físico ou digital.

O afiliado é aquela pessoa que vai levar uma oferta de algum produto para pessoas que possam se interessar e se beneficiar com essa oferta. Normalmente esse processo se dá através de campanhas pagas (tráfego pago), ou seja, o afiliado cria campanhas na internet para atrair o público certo para a oferta certa e assim realizar vendas em troca de uma comissão por venda realizada. Abaixo representamos o esquema gráfico dessa estrutura de negócios

Essa é a forma mais simples de se começar no mercado digital, pois em resumo o trabalho do afiliado é gerar tráfego para uma oferta. Em outras palavras o afiliado precisa ser um especialista em geração de tráfego. E como fontes de geração de tráfego nós temos diversas plataformas como Facebook Ads, Google Ads, Taboola, entre outras. A operação do afiliado se resume em entender bem o produto que se está trabalhando, conhecer o público alvo e dominar uma fonte de tráfego para gerar oferta para esse público.

2 – Estruture um modelo de negócios

Se você optar por começar no mercado digital atuando como afiliado já terá condições com o passar do tempo de reinvestir seus lucros em uma estrutura maior. Você poderá por exemplo, começar a atuar com tráfego orgânico, criar estruturas para solidificar os produtos ou serviços que você hoje vende pela internet.

É fundamental que o empreendedor tenha em mente a necessidade de se criar um modelo de negócios que atenda uma determinada demanda do mercado. Muitas pessoas que querem estruturar um negócio do zero tem dificuldades com essa parte, pois possuem uma ideia de negócio, mas não sabem por onde começar.

Minha sugestão é começar validando sua ideia e a melhor maneira de se fazer isso é criar uma espécie de protótipo da sua ideia para oferecer ao mercado. A proposta aqui é você conseguir identificar uma real necessidade pelo seu produto ou serviço identificando o público pagador, ou seja, para que você tenha mais certeza que vale a pena investir na sua ideia de negócio as pessoas vão precisar pagar pela “amostragem” do que seria o seu negócio completo. Essa estratégia é chamada de MVP (Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável).

A partir da ideia validada, você poderá assim definir mais detalhes e entender melhor como estruturar seu negócio digital criando um modelo de negócios ajustado e validado. A melhor maneira de você criar a estrutura do seu modelo de negócios é através do Canvas.

3 – Estruture suas operações

Com o modelo de negócios criado e validado, você terá a missão de criar e estruturar suas operações, ou seja, considerando as diversas formas de atuação no mercado digital, você agora deverá pensar em começar a escalar o que já vem dando certo, portanto pensar em uma equipe mesmo que enxuta é fundamental para seu crescimento como empresário.

Inicialmente você poderá contratar freelancers para seus projetos de forma pontual e a medida que seu negócio for crescendo poderá pensar em contratar pessoas para montar sua equipe.

Quando pensamos em negócios digitais vale ressaltar algumas das maneiras em que você poderá atuar nesse mercado identificando assim uma linha de ação para o seu negócio.

Segue algumas formas como você pode atuar no mercado digital:

– Gestor de Tráfego 

A pessoa responsável em planejar e executar campanhas de anúncios em diversas plataformas digitais.

– Copywriter

A pessoa responsável em criar textos persuasivos para campanhas de marketing e cartas de venda.

– Afiliado Profissional 

A pessoa responsável em criar uma estrutura de vendas online para alavancar as vendas de outros produtores em troca de uma comissão.

– Co-produtor de Infoprodutos

A pessoa responsável em criar toda a estrutura de marketing e lançar novos especialistas no mercado digital.

– Gestor de Lançamentos de Infoprodutos

 A pessoa responsável em planejar e gerenciar projetos de lançamentos de infoprodutos.

– Gestor de Afiliados

A pessoa responsável em treinar e gerenciar equipes de afiliados profissionais.

– Analista de fluxo de automações de marketing;

A pessoa responsável em criar fluxos de automação e aumentar as vendas de um determinado produto sem a intervenção humana.

– Gestor de Métricas e funis 

A pessoa responsável em analisar cientificamente as métricas de um negócio digital e propor melhorias no processo de escala e otimização.

As formas de atuação no mercado são diversas e o seu negócio poderá seguir uma linha de atuação dessas.

Conclusão:  A dedicação que você vai precisar ter para ser bem sucedido no mercado digital é o mesmo que você teria ao abrir um negócio de qualquer segmento. Portanto tenha em mente que estar sempre atualizado, estudando e buscando informações com outros empresários, participar de eventos presenciais, fazer networking e parcerias é o que vai te fazer prosperar nesse negócio.


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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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