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Empreender para muitas pessoas funciona como uma alternativa a um eventual desemprego ou talvez quem sabe uma oportunidade de despedir o chefe. Não sei o motivo que te levou a pensar em criar uma empresa, mas hoje quero compartilhar como o “vírus” do empreendedorismo me contaminou e fazer você refletir sobre a seguinte pergunta… Empreender é o seu propósito de vida?

Sempre fui como você, cresci com os conceitos de que para se ter sucesso profissional era necessário fazer uma boa faculdade que o meu emprego dos sonhos estaria disponível me esperando e por conta disso segui a carreira que a grande maioria segue, me formei comecei a trabalhar e cada vez mais me especializando na minha área (Business Intelligence) fui crescendo profissionalmente.

Os anos foram se passando e em um dado momento percebi que não sentia mais prazer nas coisas que fazia, a vida parecia sem sentido e não havia mais felicidade e vontade de fazer o que fazia. Nesse momento percebi que havia algo errado, mas era incapaz de entender ou até mesmo saber o que estava acontecendo.

Nesse momento cheguei a minha primeira constatação, me sentia insatisfeito com o que fazia e mesmo que mudasse de emprego essa insatisfação não acabava, não era questão de ter um salário maior e sim querer fazer algo significativo não só para minha vida como também na vida de outras pessoas. Outra questão também era clara pra mim naquele momento, a ideia de ter alguém determinando quanto deveria ganhar, o que deveria fazer, quando deveria fazer e até mesmo determinar se merecia continuar tendo emprego ou não me incomodavam demais. Existia dentro de mim uma “rebeldia” característica a todo empreendedor mas que naquele momento não estava claro ainda.

Todo final de domingo para mim era uma tortura, pois já me sentia angustiado e desanimado e o pior de tudo era não entender bem o que estava acontecendo. Nesse momento comecei uma busca por qualquer informação que pudesse me ajudar e nessa jornada acabei encontrando um livro chamado “Os segredos da mente milionária” que não só me educou com relação a minha vida financeira como também foi impactante e confrontou bastante meu mindset, pois há nesse livro muitos conceitos disruptivos. Nesse momento começou uma quebra de paradigmas na minha vida.

A primeira grande lição: Busque e desenvolva seu autoconhecimento

O empreendedor precisa ter em mente que antes de mais nada ele precisa se conhecer muito bem, entender seus pontos fortes e fracos é fundamental para o seu sucesso. O Autoconhecimento vai te ajudar em diversos momentos, por exemplo como escolher o sócio ideal, em que área do seu negócio você atua com mais maestria, entre outras coisas. Busque e aprimore sempre o autoconhecimento.

Li uma série de livros que me ajudaram a entender melhor o que estava acontecendo comigo e buscando mais sobre o assunto empreendedorismo analisei diversas possibilidades de negócio. Agora meu problema era entender que tipo de modelo de negócios o meu coração batia mais forte.

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A segunda grande lição: Busque um modelo de negócios no qual você se identifique e conheça

Encontrar um modelo de negócios ideal para minha realidade não foi uma tarefa fácil e demorou mais do que estava esperando. Durante esse tempo percebi que sozinho as coisas seriam muito mais difíceis, foi quando descobri alguns vídeos no youtube que falavam de alguns empresários brasileiros que estavam se destacando fazendo negócios pela internet usando o marketing digital. Busquei mais informações sobre o assunto e percebi que esse montar um negócio (seja ele qual for) e utilizar técnicas de vendas e marketing digital era o que estava buscando. Algumas características desse modelo de negócios me chamava a atenção como baixo investimento para começar, a não necessidade em um primeiro momento de um espaço físico entre outras possibilidades.

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Nessa minha busca conheci alguns empreendedores ligados ao marketing digital  que estavam na mesma jornada que a minha e outros que já eram profissionais consagrados. Nesse momento entendi que sozinho seria muito difícil atingir minhas metas.

A terceira grande lição: Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer chegar longe vá acompanhado.

Entender esse mercado e me preparar para ele foi o meu terceiro desafio. Iniciei uma série de cursos, participei de eventos, palestras entre outras coisas e isso abriu a minha mente para diversas possibilidades de negócio. O empreendedor deve ser incansável quando se trata do seu aprimoramento e desenvolvimento técnico e pessoal. Investir em educação deve ser uma de suas prioridades.

A quarta grande lição: Invista em sua qualificação técnica e pessoal sempre.

Formar parcerias foi um próximo passo na minha jornada e nesse processo conheci pessoas boas e outras nem tanto, para formar uma boa parceria ou até mesmo conseguir um sócio o empreendedor deve buscar alguém que tenha qualidades e características complementares às suas. Que seja uma pessoa honesta e com visão de futuro semelhantes às suas. Uma boa sociedade se assemelha a um casamento, são pessoas com personalidades e características diferentes que estão em um projeto juntas.

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O empreendedorismo é uma jornada com muitas surpresas, desafios que vai exigir de você disciplina, foco, resiliência, constância naquilo que você faz entre outras coisas. Não é fácil, não é um caminhada para qualquer um, mas é um caminho que vale a pena.

Empreender para algumas pessoas é algo natural, a pessoa nasce com esse “dom” e para ela é natural vender e fazer negócios, para outras pessoas, assim como aconteceu comigo, é algo que se descobre e se desenvolve. Não importa qual é o seu caso, mas sim que você faça isso com o coração e tendo isso como um propósito na sua vida.

A quinta grande lição: O empreendedorismo pode ser aprendido e desenvolvido.

Conclusão:

Faça do empreendedorismo um propósito na sua vida, foque em ajudar as pessoas genuinamente, gere valor na vida das pessoas. Quando você ajuda e causa impacto na vida deles, isso retorna pra você em forma de dividendos.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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