Me siga nas redes sociais

Como Melhorar os Resultados da Minha Empresa?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

O Empreendedor é alguém inconformado. É alguém que está sempre em busca de resultados. Se você tem uma empresa aberta e luta todos os dias por bons resultados sabe do que estou falando.

Não importa o seu tipo de negócio, sempre existe uma forma de melhorar seus resultados se você levar em consideração algumas premissas.

Conhecer bem o seu negócio e saber identificar pontos de melhoria é fundamental não somente para a sobrevivência do seu negócio como também para o crescimento do mesmo. Uma forma bastante eficiente de identificar melhorias no seu negócio é gerando indicadores de negócio. Através de dashboards e relatórios você terá condições de entender melhor o seu negócio e até fazer projeções e estimativas para o futuro de sua empresa.

Se você não está satisfeito com os resultados da sua empresa, saiba que as mudanças são necessárias. Para estabelecer mudanças na sua empresa você precisa ficar atento aos seguintes fatores:

1 – Faça um Planejamento Estratégico

Um planejamento estratégico vai permitir que sua empresa tenha um rumo. Através do planejamento estratégico você define como  quer ser reconhecido no mercado em que atua. Quando você define Missão, Visão e Valores você cria a razão de ser da sua empresa, o propósito pelo qual ela existe. Isso vai definir a direção que sua empresa vai ter.

2 – Faça Parcerias

Se existe algo que você pode fazer para a sua empresa onde os resultados podem vir de uma forma mais rápida são as parcerias.

Seja qual for o seu negócio você poderá buscar parceiros que vão trazer valor para o seu negócio. Essa parceria deve ser baseada no que chamamos de “ganha, ganha”, onde todos os envolvidos tenham lucro.

Outro aspecto importante sobre esse tipo de parceria é que o parceiro em questão não deve ser o seu concorrente e sim um parceiro que complemente o seu negócio. Por exemplo, imagine que você tenha uma pousada na praia, longe da cidade. Você poderá montar uma parceria com alguma cooperativa de táxi e oferecer serviços de transporte e passeios turísticos pela cidade a preços mais em conta para seus clientes.

Perceba que a cooperativa de táxi não é seu concorrente direto pois o ramo de negócios é outro, mas vocês cooperam juntos com o objetivo de aumentar seus resultados.

3 – Desenvolva as Habilidades de Seus Colaboradores

Seus colaboradores são fundamentais para que se consiga atingir metas. Crie um plano de capacitação e incentive seus colaboradores. Quanto mais capacitados e ligados ao propósito da sua empresa, melhores resultados você vai ter. Um colaborador motivado pode fazer total diferença nos seus negócios.

4 – Dê Autonomia a Seus Colaboradores

Para atingir melhores resultados seus colaboradores precisam sentir que fazem parte da solução de um problema. Incentive a tomada de decisão em todos os níveis. As decisões alinhadas com os valores da empresa raramente são negativas.

O outro lado pode ser um problema, se você der autonomia para colaboradores que não tem muito o perfil para isso, as decisões erradas  que esse poderá tomar, certamente vai repercutir nos resultados finais da empresa.

Conheça a sua equipe, saiba as qualidades e defeitos de cada um. Consciente de como sua equipe reage diante de alguma dificuldade ou problema, você terá pleno domínio em delegar algum tipo de autonomia para seus colaboradores.

5 – Tire as Metas do Papel

Defina objetivos tangíveis de médio e longo prazos. Trabalhe duro para atingir cada meta estabelecida. Definir, Divulgar e acompanhar cada meta facilita as conquistas da empresa.

Por mais planejamentos que se faça, nada substitui a ação. Coloque em ação suas metas e busque atingi-las a todo custo. Dificuldades e problemas vão aparecer, mas se você se manter firme e focado nada vai te parar. O campo de batalhas é o seu lugar.

6 – Alinhe os Sonhos das Pessoas com os Objetivos da Empresa

Por mais importante que seja a sua empresa para você, ela é apenas um meio e não o fim de tudo. Se você quer ter bons resultados se interesse pelos seus colaboradores. Crie formas para interligar os objetivos da empresa com os sonhos de seu pessoal. Conhecer o que cada colaborador deseja conquistar em sua vida pessoal pode fortalecer o vínculo pessoal e o aumentar o envolvimento com as atividades da sua empresa.

7 – Torne o Ambiente de Trabalho um Local Agradável

Para se ter um bom ambiente de trabalho você terá que montar uma equipe que se complemente em termos de características e skills técnicos. O ambiente de trabalho é composto por pessoas, e essas pessoas seguem a ideologia e propósitos implantadas pelo empreendedor. Saber montar uma equipe vem antes de qualquer coisa. O seu ambiente de trabalho será tão saudável quanto forem as pessoas que estão inseridas nele.

8 – Utilize Práticas de Remuneração Atrativas

Nem tudo que prende um colaborador a uma empresa é o salário que ele ganha, mas isso é um ótimo diferencial. Além da remuneração ser compatível com as responsabilidades dos colaboradores, é importante que você promova tipos de remuneração variável cujo valor estará condicionado ao atingimento de uma determinada meta.

Você pode oferecer por exemplo uma viagem para sua equipe se o objetivo X definido anteriormente for atingido. Formas de benefícios indiretos também traz grande motivo de satisfação, além de manter sua equipe motivada e focada.

9 – Torne Sua Empresa Conhecida no Mundo Digital

Qualquer empresa que queira aumentar seus resultados não pode ignorar o fato de que milhões são movimentados todos os dias no mundo digital.

As mídias digitais e redes sociais hoje se tornaram uma grande fonte de faturamento para muitas empresas. Saber se posicionar no mercado digital através de um nicho de mercado, se tornar autoridade nesse nicho para realizar vendas é algo que muitas empresas estão fazendo hoje. Existem casos em que um empreendedor começa o seu negócio físico mas com o passar do tempo ele se vê obrigado a entrar no mundo digital para sobreviver mas ao conhecer bem esse mercado, o empresário começa a deslumbrar novas possibilidades e estratégias para o seu negócio.

Não negligencie sua presença online nas diversas redes sociais e fontes de tráfego, o seu diferencial pode estar exatamente nesse ponto. Fazer o que todos já estão fazendo só vai te para o mesmo nível em que os outros estão.

Seja você um diferencial para o seu negócio!

 

Um forte abraço e até mais!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram