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Como atrair os profissionais certos para o seu negócio

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Um dos maiores desafios que um empreendedor que está começando o seu negócio enfrenta é o fato de começar a contratar seus primeiros colaboradores.

É normal que no começo de todo negócio o próprio dono faça todos os papéis e dependendo do tipo de negócio essa pode ser uma fase bem difícil para o novo empresário. A boa notícia é que essa fase não dura para sempre. Quando o negócio começa a se estruturar e as engrenagens começam a girar faz-se necessário a contratação de pessoas te auxiliar. Esse processo nem sempre é fácil por diversos fatores que vamos abordar nesse artigo.

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Para que você consiga fazer as contratações mais acertadas possíveis para o seu negócio é importante que você observe os seguintes pontos:

1 – Tenha uma cultura forte e clara

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma falta de cultura pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele.

Quando você desenvolve e implementa uma cultura organizacional forte você já vai ter uma base para começar a escolher seus futuros colaboradores, ou seja, pessoas que não se enquadram dentro daquilo que você já imaginou e implementou para a sua empresa será descartada.

2 – Tenha processos definidos

A princípio parece que um assunto não tem nada a ver com outro, mas quando se tem processos internos bem definidos, você como um empresário terá condições de recrutar pessoas não somente por suas qualificações técnicas, mas principalmente por suas características pessoais.

Com um processo interno amadurecido você poderá por exemplo contratar alguém para ser seu gestor de tráfego, no caso de uma agência de marketing digital, e caso o mesmo não tenha todas as qualificações técnicas para ocupar o cargo, ele poderá ser treinado. Características pessoais e caráter não se pode treinar, ou você tem ou não tem.

3 – Utilize a tecnologia a seu favor

 Com o crescimento das redes sociais hoje para o empresário é mais fácil pesquisar e verificar comportamentos, realizações e qualificações de seus futuros colaboradores.

Com a utilização das redes sociais você poderá estabelecer alguns critérios para selecionar melhor e com isso fazer contratações mais assertivas. Até que você tenha condições de montar um departamento de RH é muito importante que você utilize tudo o que for necessário para realizar processos seletivos efetivos na sua empresa.

Uma dica para avaliar comportamentos é o site: https://www.16personalities.com/br

4 – Valorize realizações e não currículo

O mundo tem mudado e para algumas empresas hoje ter um bom currículo não é sinônimo de que o profissional seja realmente bom. Para alguns empresários analisar as realizações de seus futuros colaboradores é algo muito mais importante que ficar apenas lendo um currículo e fazendo uma entrevista baseado unicamente nisso. Analisar resultados vai te trazer a exata noção do potencial de quem você está contratando. Dê preferência para candidatos que tenham projetos para mostrar e que principalmente tenham resultados.

Conclusão: Contratar seus primeiros colaboradores pode parecer algo desafiador principalmente no início, mas saiba que há recursos que você pode lançar mão para te auxiliar a nessa tarefa. Fazer boas contratações é fundamental para o crescimento do seu negócio.

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