As 7 Lições sobre empreendedorismo do Mestre Yoda

As 7 Lições sobre empreendedorismo do Mestre Yoda

5 (100%) 1 vote

Uma das sagas de cinema que mais gosto certamente é a de Star Wars, a mítica que envolve os cavaleiros Jedis e sua luta com os Siths é realmente fascinante, mas hoje não quero aqui falar da saga em si, mas de um personagem em específico que é um dos meus favoritos, estou falando do Mestre Yoda.

Pode não parecer mas durante toda a saga percebemos na fala do Mestre Yoda lições preciosas não só para os guerreiros Jedis, mas para todo o empreendedor. Você deve estar se perguntando o que tem a ver a Saga Star Wars com empreendedorismo e que conselhos do mestre Yoda podemos aplicar em nossos negócios, então vamos lá.

Dentre as frases célebres do nosso amiguinho verde e que podem fazer a diferença na sua gestão ou nos seus negócios separei 7 que considero as mais impactantes.

#1 – Frase: “Luke: Mas eu não acredito! Yoda: É por isso que você fracassa”

Durante seu treinamento com mestre Yoda, Luke demonstrava falta de confiança, medo e principalmente incredulidade no potencial e nas possibilidades que um guerreiro que domina a força poderia fazer. Ao fazer uma demonstração para seu aluno, mestre Yoda provou que para realizar o que as pessoas comuns julgam impossível é necessário antes de mais nada acreditar.

Nenhum empreendedor começa um negócio acreditando que o mesmo dará errado, ou até mesmo, se dedicará com afinco em algo que não julgue que dará certo. Acreditar no seu propósito e seguir o seu caminho independente de erros ou fracassos é o caminho de sucesso para qualquer empreendedor.

Não importa o segmento em que você atua, o produto ou serviço que você presta, acreditar no seu negócio e trabalhar até que mesmo dê frutos demonstra que você tem o espírito empreendedor necessário para o sucesso.

Leia também: O que o Jiu Jiu-jitsu tem a ver com Empreendedorismo?

#2 – Frase: “Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há”

 

No mundo do empreendedorismo não existe tentativas, ou você faz algo até dar certo ou estará fadado ao fracasso. A grande questão aqui é o que a palavra “Tentativa” representa muitas das vezes. Você certamente já ouviu de um colega de trabalho ou de um sócio a seguinte fala “Ok, vou tentar fazer” ou “Isso é muito complicado, vou tentar resolver esse problema”, perceba que na palavra tentativa nesses contextos representa muito mais do que é dito, normalmente ela está atrelada a questões como falta de vontade, de paixão e motivação.

Um empreendedor que não tem vontade, paixão e que não esteja extremamente motivado para realizar algo grande certamente será mais um na lista dos que “tentaram” ter um negócio, mas não deu certo. Elimine a palavra “tentativa” do seu vocabulário, não tente, faça! Faça o seu negócio acontecer!

#3 – Frase: “Em um estado sombrio nós nos encontramos… um pouco mais de conhecimento iluminar nosso caminho pode.”

Os caminhos de um empreendedor nem sempre são claros, são muitas as dificuldades e barreiras que se enfrenta no momento em que se propõe abrir um negócio e fazer alguma diferença na sociedade. A falta de experiência, falta de conhecimento entre outros pontos podem levar o empreendedor a tomar decisões erradas e levar o seu negócio para “um estado sombrio”.

A busca pelo conhecimento deve ser algo constante na vida do empreendedor, pois são muitas as habilidades que se deve dominar para empreender, o empresário precisa conhecer seus números como ninguém, precisa administrar seu negócio, precisa de conhecimento de gestão de pessoas, modelo de negócios, tecnologias, entre muitas outras coisas. É fundamental que essa busca pelo conhecimento seja algo dinâmico e variado, através de eventos de empreendedorismo e negócios, cursos, livros, etc. O conhecimento sempre trará luz para os nossos caminhos.

#4 – Frase: “O lado negro não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor.”

Cuidado com o caminho mais rápido, mais fácil e sedutor dos negócios. Leva-se muitos anos de trabalho duro para se construir uma boa reputação, mas para jogá-la no lixo é muito fácil.

O caminho para o sucesso não é rápido, será necessário muito esforço, dedicação e foco do empreendedor que pretende chegar lá. No meio da sua caminhada pode se apresentar “atalhos”, negócios escusos que podem trazer muitos problemas para o seu negócio. Fuja do “lado negro”, mantenha seus negócios no caminho certo.

Tenha ética nos seus negócios, trate seus colaboradores com respeito e justiça, procure trabalhar com o critério da meritocracia, você perceberá a diferença que isso fará no ânimo e dedicação de quem te ajuda diariamente a construir seu negócio.

Um negócio construído sob as bases da ética trará maior autoridade e legitimidade a tudo que você fizer como empresário, foque naquilo que é certo e não tente encurtar caminhos.

#5 – Frase: “Só é diferente na sua mente. Você precisa desaprender o que aprendeu.”

Determinados objetivos e metas na vida só são alcançados quando quebramos determinadas crenças e mudamos nossa forma de pensar. Nosso negócio avança à medida que o empresário evolui também, não sabemos todas as coisas e na maioria das vezes ficamos presos a crenças que nos limitam e limitam nossos negócios, a falta de visão pode levar um negócio a falência. Para romper paradigmas antigos é necessário uma mentalidade nova, ou seja, será necessário que você esqueça de algumas coisas para aprender coisas novas que vão trazer muitos benefícios para seu negócio. Desaprenda o que aprendeu, tudo o que você aprendeu até o momento pode não ser o suficiente para te levar a novos patamares e chegar onde você deseja.

#6 – Frase: “Verdadeiramente maravilhosa, a mente de uma criança é.”

 

Crianças são como recipientes vazios, elas não ficam presas e conceitos e preconceitos como nós adultos ficamos. Em um episódio de Star Wars, os padawans presentes respondem com naturalidade a uma questão levantada pelo Mestre Yoda e que o Mestre Obi Wan teve dificuldades para responder, quando questionado sobre a falta de um planeta no mapa.

A grande questão aqui é percebermos que a mente de uma criança é muito mais criativa que a nossa porque ela simplesmente está livre para ver o óbvio e o improvável, o que geralmente nós não nos permitimos. Como empresários e gestores precisamos desenvolver nossa mente criativa para que possamos achar sempre as melhores soluções e caminhos para nossos negócios.

#7 – Frase: “Melhor professor, o fracasso é.”

Ninguém quer fracassar em nada. Ser o segundo no Brasil é praticamente a mesma coisa que ser o último. Vivemos em uma sociedade que é pouco tolerante com o fracasso, normalmente os “melhores”, “os mais espertos”, “os mais inteligentes”, etc são aqueles que nunca fracassam ou nunca tiveram uma experiência de fracasso na vida empresarial ou profissional.

Esse tipo de comportamento destoa muito de países como os EUA de onde empresas como Microsoft, Apple, Google, Facebook e outras gigantes do mercado nasceram. Em São Francisco, no Vale do Silício, onde essas e outras empresas nasceram é comum você ser questionado por investidores a respeito de quantas vezes você faliu um negócio.

Antes de investir em qualquer startup é quase um pré-requisito para a maioria dos investidores saber se você tem experiência em fracassos, sim é isso mesmo. O fracasso é valorizado pois há muitos ensinamentos contidos nele, um empreendedor que já fracassou algumas vezes está muito mais preparado e amadurecido para levar uma empresa ao sucesso do que alguém que não sabe o que é fracasso. Ter essa visão disruptiva vai permitir certamente que você crie empresas modernas e que vão fazer uma diferença no mercado.

#8 – Frase Extra: “Poderoso você se tornou, o lado escuro sinto em você.”

Gostaria de encerrar o artigo com essa última frase, tome cuidado para não mudar com o poder. Você que é empresário e tem pessoas abaixo de você trabalhando para o seu negócio, cuidado para não permitir que o poder mude sua maneira de ser e o torne um verdadeiro carrasco. É comum, mas não normal, determinadas pessoas mudarem simplesmente porque foram promovidas a um cargo de gestão ou coordenação, não perca sua essência. Não permita que o poder corrompa você, o transformando em um verdadeiro demônio na vida de seus colaboradores. Não perca o seu lado sonhador que permitiu que você criasse um negócio para mudar a vida das pessoas, lembre-se sempre do seu propósito e da razão pelas quais você resolveu criar um negócio.

Mantenha sua mente leve como a de uma criança e sábia como a de um cavaleiro Jedi.

Um forte abraço!

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *