As 17 Maiores Lições que Podemos Aprender com Empreendedores de Sucesso (Parte 2)

As 17 Maiores Lições que Podemos Aprender com Empreendedores de Sucesso (Parte 2)

Nesse artigo vamos continuar as 17 Maiores Lições que podemos aprender com grandes empresários do Brasil e do Mundo. Hoje vamos finalizar as lições preciosas que podemos aprender com Abílio Diniz.

 

Atitude

9 – Exija o Melhor

“O papel do gestor é estimular a equipe a extrair o melhor resultado de cada funcionário. Eu sempre pergunto para meus funcionários: ‘O que você está fazendo para ser o melhor do mundo em sua área? ‘. Eles precisam constantemente querer ser os melhores no que fazem. E não há motivos para não ser assim.” Abílio Diniz

Um verdadeiro líder é aquele que consegue extrair o que há de melhor de sua equipe, mas para isso você precisa conhecer bem seus colaboradores, saber seus defeitos e qualidades, entender no que eles se destacam e em que pontos precisam melhorar. Ninguém é perfeito, todos nós temos pontos em que não somos tão bons assim, mas você como um gestor deve sempre ressaltar as qualidades das pessoas.

10 – Estude Sempre

“O papel do líder não é ser um especialista em todas as áreas da empresa. Ele precisa ter uma visão geral do negócio e saber quais são as principais tendências do setor em que trabalha. Mas ele não deve parar de estudar nunca. O bom líder precisa ler muito e ficar atento ao que acontece ao seu redor o tempo todo.” Abílio Diniz

Estimule a capacitação constante entre seus colaboradores, quanto mais capacitado seus colaboradores estiverem mais qualidade sua equipe terá, melhores resultados serão produzidos. O estudo e o incentivo a leitura deve ser algo constante na vida de todos. Você empreendedor também deve buscar se capacitar sempre, estude novas técnicas de vendas, novas formas de prospectar novos clientes, entenda como seu mercado está atualmente e como seus concorrentes estão atuando, faça parcerias de negócios que possa permitir escalar seu negócio a novos patamares.

11 – Seja Rápido

“No mundo de hoje, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, os profissionais lentos estão ultrapassados. O líder tem de ser ágil, objetivo e incansável. Para tomar decisões rápidas e eficientes é preciso estar muito bem preparado, considerar todas as conseqüências para o negócio, e agir.”

Abílio Diniz

Agilidade na tomada de decisões no mundo de hoje é fundamental para o bom andamento do seu negócio. Aquilo que é importante e que fará a diferença para o seu negócio não pode ficar para depois, enquanto você procrastina para agir e tomar uma decisão importante seu concorrente estará fazendo isso e se posicionando no mercado de forma mais agressiva que você.

12 – O que te move?

“Quando um profissional sabe o que realmente quer, é possível trabalhar com mais empenho e conseguir melhores resultados da equipe” Abílio Diniz

Por isso, é importante se conhecer e saber seus pontos fortes e fracos. Você pode fazer análise ou ler e conversar muito.

Gestão

13 – Lidere com sentimento, carinho e atenção

“Os cursos de liderança podem diminuir algumas defasagens, mas não são capazes de solucionar os problemas de gestão de quem não ouve a equipe, não reconhece a diferença entre os profissionais e não trabalha em um verdadeiro time. Seus subordinados vão saber se você está com eles ou não.” Abílio Diniz

A grande qualidade de um líder que faz a diferença na sua equipe é o fato dele conhece-la profundamente, extrair o que há de melhor nela. Fazer pessoas comuns se tornarem extraordinárias é a missão que cada gestor tem em relação a sua equipe.  Só uma equipe extraordinária, motivada e engajada com os propósitos da sua empresa vai trazer resultados também extraordinários.

14 – Contrate Bem

“Antes de contratar um profissional, você deve esmiuçar muito bem quais serão as atividades dele e o que espera do colaborador. Gaste muito tempo com essa atividade, chame advogados, detalhe o contrato – você não vai se arrepender. Todos os problemas que tive nos negócios se deram porque fiz más contratações.” Abílio Diniz

Umas das dicas que todo gestor deveria ter como uma boa prática na hora de contratar é ter bem definido o papel do novo colaborador. Não tem nada pior do que você contratar alguém e no momento da contratação se vende “um peixe” que depois na vida prática não corresponde ao que foi vendido. Ou seja, você já começa a sua relação com seu colaborador de forma negativa, gerando nele aquela sensação de que as coisas não são claras na sua empresa. Isso significa que não posso contratar alguém e depois atribuir novas funções a essa pessoa? Claro que pode, mas é importante você deixar claro as regras do jogo desde o início, e mais ainda, avaliar se pessoa que vai ser contratada tem o perfil para múltiplas funções.

 15 – Não Improvise

“Um bom líder não improvisa. Ele é cauteloso e está sempre prevenido contra eventualidades. Quando surge um problema, ele deve seguir três passos: fazer o diagnóstico com a maior quantidade de informações possível, depois planejar qual caminho seguir e só então é que ele deve agir.” Abílio Diniz

A improvisação pode trazer resultados desastrosos para o seu negócio. Para que um negócio seja bem-sucedido ele necessariamente precisa de processos bem definidos, recursos financeiros e material humano.

Um negócio deve ser gerido sob um ambiente extremamente controlado, isso significa que para uma empresa crescer devemos esquecer definitivamente do famoso “jeitinho brasileiro” ou do famoso “deixar tudo pra cima da hora” porque não vai funcionar.

16 – Gerencie o Processo e as Pessoas

“Em todos os tipos de negócio, os problemas só existem em duas áreas. Ou estão nos processos desempenhados pela companhia ou nas pessoas que executam esses processos. Os líderes erram ao ignorar essa equação e não ouvir as pessoas, ou ao ignorar o jeito certo de executar os processos.” Abílio Diniz

A sua gestão deve ser sempre focada nos processos da sua empresa e nas pessoas. Os processos podem ser aperfeiçoados com o tempo, você poderá estudar e entender processos já implementados no mercado e que são cases de sucesso, e adaptar a sua realidade.

Considero a gestão de pessoas umas das coisas mais complexas em qualquer negócio, nem todo gestor tem a habilidade para gerir pessoas e isso pode se tornar um sério problema para seus negócios. O segredo para você ter as pessoas mais próximas de você e engajadas com sua empresa é criar uma cultura tão forte que cada colaborador se sinta parte dela e literalmente “compre” a briga da sua empresa.

17 – Mantenha o inimigo ao seu lado

“Quanto mais você conhece seu concorrente, mais fácil fica prever as estratégias agressivas que podem ser adotadas por ele contra você. Eu sempre visito meus concorrentes porque preciso saber se eles estão tendo ideias melhores do que as minhas. Assim, consigo reduzir danos para o negócio.” Abílio Diniz

Gerir uma empresa e conduzir seu negócio para o sucesso vai depender muito da direção que você der a sua empresa. Para tomar decisões acertadas você precisa de números, precisa conhecer o seu negócio profundamente e principalmente estar atento ao que seus concorrentes estão fazendo no mercado. Conhecer as estratégias do “inimigo” pode representar um diferencial no seu negócio.

Com isso chegamos ao final das 17 Maiores Lições que podemos aprender com grandes empresários. Espero que cada lição aqui exposta possa representar um novo marco nos seus negócios!

Um forte abraço! E deixe seus comentários sobre o tema!

Comentarios
Gostou do conteúdo? Então compartilhe:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial