Me siga nas redes sociais

As 17 Maiores Lições que Podemos Aprender com Empreendedores de Sucesso (Parte 1)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Se você realmente quer crescer como empresário um dos melhores caminhos é estudar a vida de quem já chegou onde você quer chegar. Sim, isso mesmo, entenda como pensa, as decisões tomadas, a filosofia de vida, as práticas profissionais dos empresários que você admira. Ao fazer isso você vai ver que se aprende muito, além é claro de que se evita cometer alguns erros básicos no caso de quem está começando a empreender.

No artigo de hoje vamos trazer 17 lições de gestão muito importantes aprendidas com o empresário Abílio Diniz, esse empresário é conhecido por muitos porque comandava o Pão de Açúcar com mão de ferro, sendo muito exigente com seus colaboradores, principalmente seus executivos. Outros o conhecem por sua humildade e capacidade de transformar um ambiente de trabalho em algo extremamente colaborativo e enriquecedor. Independente da visão que você tenha desse empresário, ele alcançou grande patamar de sucesso naquilo que se propôs a fazer, e na vida dele podemos aprender lições preciosas que podemos aplicar em nossos negócios ainda hoje.

“Só quem consegue equilibrar vida pessoal e profissional e desempenha bem seus papéis na sociedade é feliz” Abílio Diniz

Abílio Diniz estrutura a base de sua gestão e seus negócios em 4 alicerces:

Comportamento

Planejamento

Atitude

Gestão

Dentro de cada alicerce desses há diversas áreas de atuação e boas práticas que podemos tomar como base para o bom gerenciamento e crescimento de nossos negócios.

Comportamento

comportamento

1 – Seja Humilde

Dentro do alicerce comportamental, Abílio Diniz diz  “Você deve olhar para sua equipe e tentar entendê-la, participar da vida de seus colaboradores, saber se eles estão confortáveis em suas atribuições”.

Entender e tentar fazer parte da vida de seus colaboradores são características de um verdadeiro líder. Essa atitude além de prevenir e antecipar possíveis problemas faz com que sua equipe trabalhe mais motivada pois ela se sentirá valorizada e fazendo parte de algo maior. Não preciso dizer que o trabalho de uma equipe motivada irá se refletir no seu faturamento mensal.

2 – Ajude as Pessoas a Serem Felizes

“Só quem consegue equilibrar vida pessoal e profissional e desempenha bem seus papéis na sociedade é feliz. Profissionais felizes produzem mais e melhor. Para mim, quem diz que está trabalhando muito não ganha pontos. Ganha pontos quem consegue ter uma vida equilibrada.” Abílio Diniz

Como empresário você deve saber medir o nível das coisas que você exige de seus colaboradores. Se você é do tipo que chega na sexta feira no final do expediente e chama seu colaborador, pedindo uma série de coisas que certamente irá comprometer seu final de semana com seus familiares, saiba que isso é uma prática que a longo prazo pode te custar muito caro, pessoas infelizes, insatisfeitas e com produtividade baixa trabalhando para você. Tenha bom senso, respeite o tempo que seus colaboradores tem para si e seus familiares, afinal de contas uma vida equilibrada é tudo.

3 – Ouça

“O líder precisa saber ouvir, se comunicar de um jeito que os subordinados compreendam. Pergunte, escute, participe. Não adianta apenas falar e não ser entendido. Muita gente acredita que, porque fala muito, fala bem. Não é assim. É preciso garantir que sua equipe entenda exatamente quais são as metas da empresa.” Abílio Diniz

A característica de saber ouvir é fundamental para qualquer bom líder e empreendedor que queira que sua empresa tenha bons resultados. Muitos empreendedores apenas escutam seus colaboradores mas não ouvem, saber ser um bom ouvinte pode te trazer bons resultados pois através de uma boa conversa onde você dê a liberdade para seu colaborador de se expressar você poderá identificar pontos de ajustes e melhorias no seu negócio.

4 – Agradeça

“O líder que diz que não quer ter prestígio e ser reconhecido está mentindo. O cargo faz com que as pessoas se deslumbrem com o poder. Agradeça por todas as pessoas que admiram o que você faz. Mas tenha sempre em mente que o que vai garantir seu sucesso como líder e como gestor eficiente de uma equipe é a humildade.” Abílio Diniz

Ter colaboradores deslumbrados com cargos de gestão na sua empresa será algo comum. Você como o responsável pela disseminação da cultura da sua empresa deve trabalhar seus gestores e executivos a sempre serem humildes, independente dos cargos que ocupem. Ter a mentalidade correta e ser um líder capaz de gerar a admiração nas pessoas é algo muito poderoso para o seu negócio.

Planejamento

planejamento_estratgico_2

 

5 – Não Reinvente a Roda

“Muita coisa que fiz foi copiando o que deu certo, procurando as referências no mercado. No mundo atual, há poucos negócios que dependem de inovação. Por isso, não tente criar coisas inusitadas o tempo todo, se concentre em fazer bem o que já existe e, com isso, garantir bons resultados para o negócio.” Abílio Diniz

Eis aí um ótimo conselho pra todos os empreendedores, principalmente para os iniciantes, muito se ouve falar em inovação, em se diferenciar no mercado pela inovação, etc mas saiba que a inovação é boa até certo ponto, o ideal é que a base do seu negócio esteja estruturada em modelos já consagradas e testadas, 80% do seu negócio em modelos já estruturados e 20% em inovação.

6 – Não tenha prioridades imutáveis

“Quando um líder tem prioridades na gestão de pessoas ou no negócio, ele acaba pensando só no futuro e esquece o presente. O líder tem de ter um foco e engajar a equipe para perseguir a meta. Ele deve olhar para a frente, abrir os braços e levar toda a equipe com ele para atingir seu objetivo.” Abílio Diniz

É normal que você como gestor ou empresário tenha prioridades para o seu negócio ou projeto, não há problemas nisso, o problema é quando você perde o foco e não alcança os resultados esperados. Na sua trajetória em direção ao objetivo faça os ajustes que for necessário durante sua caminhada mas não mude seu objetivo, prioridades mudam, ajustes são necessários, mas o objetivo deve ser único.

7 – Antecipe Cenários

“Quem chefia uma organização precisa antecipar problemas. Nunca ser pego de surpresa por eventos inesperados. O líder eficiente é aquele que olha para o futuro e traça um plano B, C e D. Ele tem sempre que pensar em como resolver problemas ou em como evitar situações que possam causar prejuízos ao negócio.” Abílio Diniz

Problemas e situações inesperadas vão sempre acontecer no seu negócio. Existe um ditado que diz “Nenhum plano resiste ao campo de batalha”, isso significa que por mais planejado que seja, um projeto vai atrasar, um problema vai acontecer, uma situação que ninguém estava imaginando vai acontecer. Você como empresário já teve contar sempre que as coisas não vão sair como o esperado. Isso parece pessimismo né? Mas não é, antecipe-se aos problemas sempre. Tenha sempre alguma alternativa já pronta quando alguma coisa não sair da maneira como esperada.

8 – Encare os Problemas

“É preciso encarar os problemas, porque só assim o líder vai conseguir pensar em soluções. Quanto mais tempo você demorar a buscar alternativas, mais difícil será convencer a equipe de que está no comando. Os problemas devem sempre ficar em cima da mesa, e nunca embaixo do tapete.” Abílio Diniz

Como foi dito no item anterior, os problemas vão surgir e quanto mais cedo você tomar ações para resolve-los melhor será para o seu negócio. Procrastinar na resolução de um problema não é bom em todos os níveis quando falamos de uma empresa, um gestor que sabe que tem um problema na sua equipe mas não toma nenhuma ação para tentar resolver isso pode se tornar algo muito maior no futuro, podendo prejudicar projetos e até mesmo o faturamento da empresa. Não permita que os problemas cresçam por conta da sua procrastinação.

No próximo artigo continuaremos com a lista das 17 maiores lições que podemos aprender com empreendedores de sucesso!!! Até a próxima!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram