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Aplicando o Business Intelligence no Marketing Digital

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As estratégias de negócios das empresas já deixaram de ser baseadas no “Eu Acho que…” para algo mais concreto e preciso. Os números, como muitos dizem, não mentem. Hoje para se ter um diferencial nos negócios é fundamental conhecer seus indicadores. A partir do conhecimento de suas métricas você terá base para tomar melhores decisões e dar algum direcionamento para seu negócio. O princípio do BI é justamente esse, dar base para os gestores de uma organização, tomar decisões mais acertadas.

A falta de informação sobre si mesmo e sobre seu público é praticamente uma sentença de morte para qualquer empresa. Ter uma visão ampla dos seus indicadores e potenciais clientes é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Hoje presenciamos um crescimento muito grande das mídias digitais e o volume de dados que circula dessas mídias é muito grande, além de ser de extrema importância para o seu negócio monitorar esses dados é aconselhável integrar esses dados com sua arquitetura de BI.

O Marketing Digital já é uma realidade no Brasil, embora no mercado Americano esse segmento seja bem mais maduro e desenvolvido, o Brasil está começando a descobrir o poder que uma boa estratégia de marketing focada nas mídias digitais pode trazer para seus negócios.

O BI e o Marketing Digital são áreas que nasceram e possuem objetivos comuns, como possibilitar a realização de mais vendas e ajudar a melhorar o negócio como um todo. Posso dizer sem medo algum que elas se complementam e os resultados que elas podem trazer para as organizações são muito relevantes.

Dito isso fica uma pergunta. Como posso aplicar as estratégias de BI em minhas campanhas de Marketing Digital?

Uma campanha de Marketing, seja ela digital ou não, passa por etapas bem definidas onde os dados extraídos do BI pode dar um direcionamento mais assertivo em cada etapa.

Planejamento

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O planejamento é a primeira etapa de uma campanha de marketing digital. Através do planejamento as empresas utilizam análises de mercado para tomar decisões. Planejar algo em cima de dados concretos do mercado é o sonho de qualquer gestor. Entender o comportamento de seu público através de relatórios e dashboards extraídos de informações das mídias digitais possibilita prever cenários, alinhar metas e direcionar a comunicação para quem realmente vai ser impactado. O cliente!

 Pesquisa de Público

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A pesquisa de público é uma outra etapa na criação de uma boa campanha de marketing. Muitos profissionais utilizam diversas ferramentas disponíveis para entender quem é a pessoa que poderia consumir o seu produto ou serviço. Alguns exemplos das ferramentas que são utilizadas nesse processo:

Facebook Audience Insights

https://www.facebook.com/ads/audience-insights

 

Google adwords

https://www.google.com.br/adwords/

Nesse contexto o Business Intelligence pode cruzar análises demográficas, com perfil de consumo e comportamento do usuário. Informações como que tipo de produto ou serviço as pessoas consomem, com que frequência, qual o valor desse produto ou serviço, como otimizar o funil de vendas, etc. são exemplos de informações que você pode obter aplicando o BI em sua campanha.

 

Estratégia de Conteúdo

marketing de conteúdo

A próxima etapa em um planejamento de marketing digital é fazer o rastreamento dos tipos de conteúdos acessados e consumidos pelo seu público.

A estratégia de marketing de conteúdo é muito utilizada hoje como uma forma de engajar o seu público através de conteúdos relevantes e que traga algum valor. Esse conteúdo por ser difundido de várias maneiras como conteúdo em vídeo, áudio, e-books, blogs, etc. Conhecer as pessoas é o primeiro passo, conhecer o caminho para chegar até seus clientes é o segundo passo.

Rastrear seus Resultados

Quando se lança alguma campanha é necessário monitorar os principais indicadores que são gerados. Ajustes sempre serão necessários e quanto mais ajustada estiver sua campanha mais conversões ela terá de acordo com o objetivo da mesma. Utilizar a tecnologia a seu favor é sempre uma grande vantagem.

Gerar mais tráfego

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Gerar tráfego é tão importante quanto criar campanhas bem segmentadas. Com a geração de tráfego e o refinamento dos dados através de campanhas segmentadas uma base de dados aprimorada é gerada. O Business Intelligence pode te ajudar descobrindo tendências de uso das principais mídias de sua empresa.

É importante entender que a BI não segue uma receita de bolo, ela usa diversas ferramentas e conhecimentos que se adequam ao seu negócio, e suas boas práticas reduzem as chances de erro drasticamente através de pura análise de padrões e tendências.

A internet mudou muito o cenário do BI, pois possibilita que mais dados sejam coletados em tempo real, algo que vem em aliança com as redes sociais que mineram seus dados na internet.

A nossa sociedade está cada vez mais conectada, é por isso que o marketing digital se torna uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que queira ter um diferencial no mercado.

Vale a pena o investimento em marketing Digital e vale muito mais a pena integrar seus sistemas de Business Intelligence com as informações geradas das mídias digitais.

Um forte abraço

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