A Verdadeira Lei de Pareto nos Negócios

A Verdadeira Lei de Pareto nos Negócios

Você certamente já deve ter ouvido falar da lei de Pareto, ela é muito conhecida no mundo do empreendedorismo. Essa famosa Regra do 80/20%, surgiu em 1906 após estudo feito pelo o filósofo, cientista político, Economista italiano, Vilfredo Federico Damaso Pareto que viveu de 1848 a 1923.

A Lei de Pareto tem diversas aplicações em vários segmentos do conhecimento humano, no mundo dos negócios ela está sempre associada em você fazer menos (20%) e ter resultados mais significativos (80%).  Hoje gostaria de dar um outro enfoque para esse conceito, também ligado ao empreendedorismo.

Quando falamos em estruturar um negócio, devemos levar em consideração essencialmente duas coisas, a parte essencial do negócio que engloba coisas como a operação, os processos, a parte financeira, etc e o quanto se investe em inovação. Por mais inovadora que seu negócio ou sua empresa seja é necessário dosar o quanto se investe em inovação para não perder de vista a parte fundamental do seu negócio.

Mas afinal quanto devo investir em inovação no meu negócio?

Quando falamos de inovação também devemos levar em consideração do teorema de Pareto, ou seja, 80% do seu negócio deve ser operacional, processos, financeiro (fluxo de caixa) e estratégico. 20% do seu negócio deve ser Inovação, Visão do futuro, onde você quer atuar e análise do mercado.

Por mais que se fale em inovação, negócios que estão consolidados no mercado possuem um percentual de investimento em inovação. Normalmente já se tem um modelo de negócios estruturado que está gerando receita e um ROI positivo, com isso é recomendável que 20% do seu negócio foque em inovação.

Leia também: Empreender é seu propósito de vida?

Dos 80% já citados anteriormente gostaria de reforçar que seus processos precisam estar bem ajustados, de acordo com seu modelo de negócios e principalmente, seus processos devem estar centrados sempre no seu cliente ou consumidor.

O Fluxo de caixa é algo realmente importante para quem está estruturando um negócio pois você deve ter um planejamento bom o suficiente a fim de evitar desagradáveis surpresas. Poucos empresários se preocupam em criar um bom fluxo de caixa nos seus negócios e como consequência disso, criam negócios sem fôlego financeiro que ao sinal da primeira crise não tem uma base forte o suficiente para se sustentar.

Mesmo antes de atingir o Breakeven do seu negócio, crie a cultura de gerar um fluxo de caixa relevante no seu negócio, alguns empresários possuem um fluxo de caixa de 6 meses, outros de 12 meses, a questão aqui é que você consiga responder a seguinte pergunta com o mínimo de segurança… Quanto tempo meu negócio consegue sobreviver se pararmos de faturar todos os meses?  Se hoje você parar de faturar e seu negócio não tiver um fluxo de caixa, existe um grande problema que você precisa solucionar.

Ainda falando dos 80% do seu negócio, não menos importante é o empreendedor pensar de forma estratégica, e aqui fica um alerta, muitos começam um negócio tendo unicamente uma bagagem técnica, são profissionais que executam muito bem a parte operacional do seu negócio, mas pensar e trabalhar de forma estratégica já se torna um problema. Isso acontece muito com profissionais liberais que abrem um negócio, mas continuam atuando de forma técnica como por exemplo um dentista, um advogado, um psicólogo, etc.

O novo empreendedor deve ter em mente que ao começar essa nova jornada, um mundo novo se abre a sua frente, um mundo repleto de desafios e aprendizado. O empreendedor precisa buscar qualificações que antes não era necessária e principalmente começar a pensar de forma diferente.

20% do seu negócio deve se focar na inovação, e entenda inovação aqui não somente como algo totalmente novo no mercado, mas também como algo que já existe, mas não está bom.  Aqui o empreendedor que tem um pouco de visão pode descobrir uma nova maneira de prestar um serviço ou melhorar um produto que já existe no mercado, mas que está não está atendendo seu objetivo.

Dentro dessa perspectiva também é importante o empreendedor ter uma visão de futuro do negócio dele, ou seja, você precisa criar um negócio que vá deixar um legado na sociedade e que tenha uma vida duradoura. Essencialmente negócios assim possuem processos com as três características essenciais:

Escalável: só tende a melhorar com o tempo, sem que você precise revisitá-lo sempre, e funciona como esperado — mesmo que a demanda aumente.

Previsível: cria consistência ano após ano e permite projetar o crescimento baseado no processo, e não apenas na intenção de crescer.

Lucrativo: o valor gerado pelo novo cliente precisa ser maior do que o que você gastou para conquistá-lo (custo de aquisição do cliente).

A análise do mercado é outro ponto fundamental que o empreendedor deve estar atento. Dentro do nicho em que você atua deve-se ter a exata noção do que pode literalmente quebrar o seu negócio. Esse estudo deve estar sempre presente nos 20% que corresponde a inovação do seu negócio. Identificar fatores, tendências e riscos para o seu negócio é fundamental não só para a sobrevivência do mesmo, mas funciona como um sinal de alerta de que existe algo que precisa ser revisado.

Conclusão:

Fazer mais com menos e potencializar seus resultados com o menor esforço possível é outro aspecto da Lei de Pareto que nenhum empreendedor deve esquecer. Manter o equilíbrio entre o que precisa ser feito no seu negócio e investimento em inovação é o grande desafio que muitos empreendedores iniciantes e até experientes enfrentam. Esse desafio pode ser vencido com a devida atenção ao assunto e muita dedicação. Você hoje investe em inovação nos seus negócios? Deixe um comentário nos dizendo como faz isso.

 

Um forte abraço!

Comentarios
Gostou do conteúdo? Então compartilhe:
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
Instagram
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial