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Você sonha em montar seu próprio negócio? Sonha em despedir seu chefe e viver uma vida com liberdade de tempo, liberdade geográfica (ou seja, trabalhar de qualquer lugar) e principalmente ganhar muito dinheiro? Bom, então tenha cuidado pois nem tudo que se vende por aí é verdade.

O marketing digital nos últimos anos tem crescido no Brasil, muitos empresários surgiram e outros estão tentando se posicionar no mercado com determinadas promessas que não correspondem à realidade. No artigo de hoje vamos falar sobre alguns mitos que envolvem o assunto empreendedorismo digital.

#Mito 1 – Você pode começar um negócio só com um computador e internet sem conhecimento prévio

Essa talvez seja a falácia mais conhecida quando falamos em montar um negócio digital. Para montar um negócio é necessário sim, algum tipo de conhecimento prévio, você precisa estudar e conhecer o seu mercado, seu público alvo, características e hábitos do seu avatar, precisa conhecer e saber estrutura um modelo de negócios e ter uma proposta de valor estruturada.

Além do conhecimento do seu nicho de mercado, você vai precisar conhecer estratégias e técnicas de marketing digital para alavancar o seu negócio, e quando falamos de marketing digital não estamos falando de pouco conhecimento. Caso você esteja pensando em contratar pessoas para fazer aquilo que você não sabe, ótimo, isso pode ser feito, mas não conheço nenhum negócio de sucesso onde o empresário não tenha o mínimo conhecimento daquilo que seus colaboradores fazem.

Leia também: A mentalidade do empreendedor Digital de Sucesso

Montar um negócio, seja ele digital ou físico, vai exigir do empreendedor conhecimento, estudo, dedicação, resiliência e muita vontade de fazer a coisa acontecer.  Só um computador ligado a internet não vai te levar ao ponto em que você quer chegar. Pense nisso da próxima vez que alguém falar isso.

#Mito 2 – O Marketing digital vai me deixar rico

Essa é uma outra falácia do mercado. O marketing digital em si não é um negócio, mas sim um meio para o seu negócio. Se o seu negócio é educar/ensinar então você poderá usar o marketing digital para alcançar mais alunos, se o seu negócio é uma academia, então poderá usar estratégias e técnicas de marketing digital para ajudar seu negócio a conseguir mais clientes, e mesmo você tem uma agência de marketing digital, o seu negócio é aplicar seus skills para ajudar outras pessoas a vender mais, portanto o marketing digital não é algo que vá te deixar rico.

A forma como você escala seu negócio, impactando verdadeiramente a vida das pessoas é o que determina  o seu faturamento, portanto tome cuidado com os famosos prints de faturamento que se vê por aí ou até mesmo com os eventos de marketing digital onde só se fala em faturamentos milionários. Quando se está começando nesse mercado é natural se impressionar com essas coisas, mas saiba que construir um negócio consistente que vá te levar a faturamentos expressivos é algo que demanda muita dedicação e tempo. Empreender não é uma fórmula para se ficar rico, cada negócio tem seu tempo de maturação e até isso acontecer seu faturamento não será tão grande assim.

#Mito 3 – Posso criar um negócio e deixá-lo no “Piloto automático”

Essa talvez seja uma das frases mais pronunciadas em diversas copys de vendas, página de captura e campanhas onde o objetivo é atrair pessoas que estão em busca de uma forma de empreender. E talvez seja uma das frases mais erradas quando contextualizamos no mercado de marketing digital.

Nenhum negócio funciona no “piloto automático”, para que o negócio cresça é necessário muita estratégia, dedicação e foco por parte do empresário. Aquela ideia que é vendida do profissional estando em uma praia curtindo um sol e as vendas caindo não é o que realmente acontece.

Se você tem ou quer abrir um negócio online vai entender que o jogo é outro, que para lucrar e se estruturar nesse mercado é necessário investimento financeiro como também investimento de tempo.

Existe sim muitas automatizações que hoje é possível fazer e aplicar no seu negócio como chat bots, estruturação de funil de vendas entre outras, mas tudo que você pensar em construir para alavancar seu negócio será necessário um monitoramento de como as coisas estão indo, ou seja, seu negócio precisa gerar indicadores para te auxiliar a tomar as melhores decisões. Por exemplo, você hoje pode tomar a decisão de continuar ou parar uma campanha no Facebook baseado nos principais indicadores de negócio disponíveis na plataforma do Facebook, mas para isso será necessário um monitoramento das suas campanhas, portanto existe um trabalho que precisa ser feito considerando a estruturação de uma campanha. Cuidado com as facilidades que muitas das vezes o mercado apresenta.

#Mito 4 – Meu negócio digital vai me dar liberdade de tempo

Bom meu amigo(a), se o seu ponto é trabalhar pouco empreender não vai servir pra você, pois uma vez que se estruture um negócio é necessário que ele amadureça e cresça, e essa é uma atividade árdua que vai consumir boas horas do seu dia, em alguns casos (principalmente no início do negócio), você irá trabalhar durante 14 horas ou mais por dia.

A liberdade de tempo a qual você terá está diretamente relacionada com a flexibilidade de horário, onde você não terá necessariamente uma jornada de trabalho com hora de entrada e saída.

#Mito 5 – Com um bom curso sou capaz de saber tudo que preciso para meu negócio digital

Em um único curso é bem improvável que você tenha tudo que precise para se qualificar e implementar seu negócio digital. A vida de um empreendedor deve ser pautada em qualificação constante, a visão de melhorar a cada dia 1% deve fazer parte da mentalidade de quem quer criar um negócio de alto impacto.

São muitos os assuntos que um empreendedor precisa dominar e em um mercado cada vez mais disputado, se você não investe em educação e treinamento ficará para trás. São muitos os empreendedores que investem em cursos, mentorias, eventos entre outros para se manter no topo. Busque a sua forma de se qualificar.

#Mito 6 – Meu produto ou serviço é o melhor, portanto vou vender muito

Esse ponto também pode causar frustração para o empreendedor desavisado. Inicialmente para você ter um bom produto, é necessário que se faça uma boa pesquisa de mercado ao ponto de você entender perfeitamente as dores, desejos e reais necessidades de seu avatar. Essa pesquisa vai nortear toda a criação do produto e a comunicação que você vai usar para atingir seu público alvo. O grande problema é que são poucos profissionais que fazem isso, normalmente se cria novos produtos baseados em outros que estão vendendo muito no mercado e o resultado é um fracasso de vendas.

Leia também: 5 Segredos para realizar vendas online com sucesso

Se você é um afiliado já deve ter notado a grande quantidade de produtos/infoprodutos que existem em plataformas e marketplaces como Monetizze, Hotmart e Eduzz. Dessa quantidade um pequeno percentual são produtos realmente consistentes e que vendem muito e um dos motivos para isso é justamente a falta de uma boa análise de mercado antes de se criar o produto. Quando não se estuda o suficiente para entender uma real demanda no mercado, ser mais do mesmo pode ser realmente frustrante.

Uma outra situação é quando se faz a pesquisa de mercado de forma adequada e um bom produto (seja ele físico ou digital) é criado, somente criar um bom produto não é sinônimo de vender muito, você vai precisar criar uma campanha de marketing adequada, comprar tráfego de forma certa, divulgar nas mídias sociais, conseguir bons parceiros de negócios (afiliados) entre outras coisas. Resumidamente…. Ter um bom produto não significa que você vai vender muito.

#Mito 7 – Qualquer pessoa pode abrir um negócio digital

O marketing digital está acessível a qualquer pessoa, mas são poucas que vão ter sucesso nesse mercado. O empreendedorismo, seja ele digital ou não, não é algo para todos. Normalmente as pessoas querem ter a liberdade de trabalhar por conta própria, mas poucas estão dispostas a pagar o preço.

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Para empreender, como já foi dito, é necessário que se desenvolva uma série de aptidões internas e técnicas, principalmente que exista um verdadeiro propósito naquilo que você faz. Empreender é para poucos, ter sucesso abrindo um empreendimento digital também, muitos entram nesse mercado justamente porque se iludem achando que será mais fácil que abrir um negócio físico, mas logo percebem que as coisas não são somente flores como alguns vendem. Qualquer um pode abrir um negócio digital, mas poucos terão sucesso neste empreendimento se não estiverem preparadas para isso.

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Um forte abraço

 

 

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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