7 Benefícios do Marketing Digital para Negócios

7 Benefícios do Marketing Digital para Negócios

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Com a evolução da tecnologia e a popularização da internet hoje é praticamente impossível imaginar o mundo sem o poder das redes sociais ou dos recursos que o Google oferece quando estamos buscando a solução de algum problema. O impacto que essas transformações trouxeram consigo não só mudaram o nosso comportamento e as nossas relações como também mudaram e estão mudando a forma como se faz negócios no mundo.

As empresas estão se adaptando a essa nova realidade, muitas delas já faturam muito tendo a internet como um canal de vendas, mas outras ainda estão ajustando seus processos e ferramentas para essa nova realidade. A questão aqui é muito simples, as empresas hoje que não estiverem fazendo negócios pela internet estarão fadadas ao fracasso e falência. E o motivo é muito simples, o comportamento do consumidor mudou e se as empresas não mudarem suas formas de se fazer negócios não lograram êxito em se beneficiar de todo o potencial que o marketing digital pode trazer para seus negócios.

Usar estratégias para colocar seu negócio na internet trará diversos benefícios que resumidamente podemos dizer que seria trazer um pouco mais de igualdade na disputa por um mercado entre pequenas e médias empresas em relação as grandes.

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No artigo de hoje destacamos 7 principais benefícios do marketing digital para o seu negócio:

1 – Ter uma presença online

A presença online é fundamental para o seu negócio pois vai permitir que o um cliente em potencial encontre a sua marca, seus produtos e serviços. Antes de tomar uma decisão de compra o consumidor vai na internet, pesquisa, analisa e compara os produtos nos quais ele está interessado.

A presença online de uma empresa precisa ser muito bem planejada pois deve ser considerado nesse processo o público alvo do mesmo. Deverá ser feito um trabalho de identificação e comportamento para se mapear literalmente onde o consumidor ideal para o seu produto ou serviço se encontra, e esse é o grande pulo do gato. Não basta você estar na internet, você precisa estar no lugar certo.

2 – Permite um maior engajamento com seus clientes

O crescimento e a popularização da internet não só incentivou mudanças nos comportamentos dos consumidores e na forma de se fazer negócios, as mudanças também ocorreram na relação que existe hoje entre consumidor e empresa. Muitos consumidores por se identificarem com a marca de um determinado produto tornam-se defensores da mesma. Podemos observar esse comportamento com os produtos da Apple por exemplo.

Hoje as empresas precisam desenvolver um relacionamento mais próximo com seus consumidores. Aquele marketing distante e passivo  onde não havia muita interação entre empresa e consumidor ficou no passado. Hoje quanto mais fácil é para o consumidor conseguir interagir e resolver os problemas dele diretamente com a empresa, melhor para os negócios, em outras palavras, quanto mais engajado o consumidor estiver com seus serviços/produtos, mais fácil se torna o processo de vendas.

3 – Permite aumentar sua autoridade no mercado

Quando você trabalha sua marca na internet e se aproxima do seu consumidor a sua empresa tem a oportunidade de trabalhar sua autoridade no nicho de mercado em que você estiver atuando. Hoje é comum sites de empresas terem uma parte dedicada a “blogs” onde a empresa produz conteúdos para educar sua audiência, promover de forma indireta seus produtos e serviços e ao mesmo tempo aumentar sua autoridade.

Se tornar referência no mercado em que atua permite que sua empresa conquiste a confiança de seus clientes e que sua marca seja reconhecida pelos seus concorrentes como a empresa especialista em determinado assunto. Ser reconhecido e lembrado no mercado será um diferencial competitivo onde todos se parecem muito uns com os outros.

Quando falamos em estratégias de marketing digital é fundamental que o site/blog da sua empresa seja exibida nas primeiras posições no Google. Quem faz pesquisa no Google está buscando uma solução para um determinado problema, se o seu site se encontra nas primeiras posições será importante para que suas chances de fechar novas vendas aconteça.

Ser uma autoridade no seu segmento de mercado sempre será uma excelente estratégia para conquistar a confiança de seus clientes e aumentar seu faturamento. O marketing digital pode potencializar os resultados com essa estratégia desde que se saiba exatamente quem é seu público alvo ideal.

4 –  Os custos são menores que a mídia tradicional

Com o advento da internet e a evolução da forma de se fazer marketing abriu-se uma nova fronteira em termos de divulgação de produtos e serviços. Hoje qualquer pessoa que tenha um bom produto ou serviço é capaz de divulgar através das mais variadas plataformas disponíveis na internet e a preços bem mais em conta do que através das mídias tradicionais.

Pagar uma propaganda hoje em dia para ser veiculada em uma emissora de TV por exemplo além de ser caro, você não tem muita precisão e controle com relação ao público que estará assistindo a propaganda, ou seja, corre-se o risco de estar divulgando um produto de alto padrão para um público específico e atingindo pessoas com poder aquisitivo baixo que dificilmente vão se interessar pelo mesmo.

Os custos de campanhas realizadas pela internet se tornam mais baixos porque há a possibilidade de se controlar o investimento e a segmentação do público (para quem seus anúncios estão sendo direcionados). Ao direcionar o anúncio pro público certo suas chances de vendas aumentam e seus custos diminuem.

5 – Potencializar seus resultados

Se o seu produto é bom, e já vende bem no mundo offline, com as estratégias de vendas online adequadas esses resultados serão potencializados porque quando falamos de internet não há restrições geográficas e horário comercial para o seu negócio, ou seja, você vai vender para qualquer lugar do mundo 24 horas por dia.

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6 – Obter resultados de longa duração

Quando falamos de estratégias para vendas online podemos atuar essencialmente de duas formas: Orgânica ou através de ações pagas.

A forma orgânica envolvem estratégias como SEO para posicionar blogs ou sites na primeira página do Google e estratégias inbound marketing que oferecem benefícios de médio a longo prazos. É muito importante ter em mente que uma boa estratégia online deve estar visando sempre ações de curto, médio e longo prazos.

Quando falamos em ações pagas, estamos falando de campanhas em mídias como Facebook ads, Google ads, Taboola, Bing, entre outras. São ações que vão trazer resultados a curto prazo, mas que vai exigir uma boa estratégia para que todo o tráfego gerado por essas campanhas sejam aproveitados em outros funis de vendas, remarketing e outros. A forma de se trabalhar são muitas e ação vão depender do modelo de negócios e dos objetivos estabelecidos pela organização.

7 – Poder mensurar todas as suas ações

Quando pensamos em marketing offline e imaginamos uma maneira de mensurar resultados percebemos que há muitas barreiras e restrições o que em muitos casos dificulta a elaboração de estratégias eficazes. Imagine por exemplo um outdoor de um determinado produto exposto em uma rua. Como saber se houve alguma venda daquele produto fruto da exposição do outdoor?

Com o marketing digital as coisas são totalmente mensuráveis. Para toda e qualquer ação existem métricas a serem acompanhadas e ações para serem tomadas a partir da análise das mesmas. Essa característica torna ações de marketing digital ao extremamente relevante para qualquer negócio. As estratégias que estão dando certo serão potencializadas e as que não estão serão descartadas.

Conclusão:

Ao pensar em iniciar uma estratégia digital na sua empresa, pense em como ela está hoje. Se suas vendas hoje já não estão bem talvez seus problemas sejam mais estruturais. Uma boa consultoria de marketing digital e vendas online vai te permitir diagnosticar o estado atual do seu negócio, identificar problemas de processos, desperdícios com ferramentas caras, etc para só depois de arrumar a casa, se pensar em estratégias para potencializar suas vendas. O investimento em marketing digital deve ser encarado como algo estratégico para o negócio, pois é um investimento que se for feito da maneira correta trará bastante resultados.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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