6 Grandes Erros que Novos Afiliados Cometem

6 Grandes Erros que Novos Afiliados Cometem

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Quando comecei no marketing digital, cometi alguns erros que normalmente os iniciantes cometem muito, entre os meus erros posso citar pensava só em ganhar dinheiro, atirava para todos os lados e não acertava nada, não focava em uma estratégia e sim ficava buscando “sacadas” novas de algum guru para enfim conseguir realizar minhas vendas e ganhar muito dinheiro.

O meu grande problema além dos já citados acima era que estava errando, mas não conseguia entender ou identificar o meu erro. Sem uma ideia real dos meus erros era praticamente impossível entender o que corrigir em minhas ações para trilhar o caminho do sucesso e ser um dia um afiliado profissional.

Através dos meus erros e de erros de outros afiliados que também estavam começando no marketing digital, pude identificar 6 grandes erros que a grande maioria comete ao começar seu negócio no marketing digital. E esses principais erros são:

1 – Vender em Vez de Ajudar

Sim, você trabalha com Marketing, sim você agora é um afiliado, mas a maioria se esquece o papel fundamental de um afiliado, antes mesmo de tentar fazer qualquer tipo de venda. O afiliado é aquele profissional que deve ajudar as pessoas.

Mas Elmar, eu trabalho como afiliado porque quero ganhar dinheiro e para isso preciso vender!!!

Meu primeiro conselho é, se preocupe em ajudar as pessoas, seu papel como afiliado é conhecer profundamente seus leads, suas dores e ser um especialista no produto em que estiver promovendo. A venda é responsabilidade da página de vendas do produtor. Ela sim precisa ser persuasiva o suficiente para convencer alguém da compra.

Quando comecei no marketing digital e criei minhas primeiras campanhas e projetos meu impulso era colocar em tudo que é lugar a seguinte frase “CLIQUE AQUI E COMPRE O PRODUTO X” na esperança de alguém clicar e assim realizar minhas vendas como afiliado. Perceba que com essa atitude não ajudava ninguém a entender as suas dores, simplesmente apresentava um produto pensando na venda.

As pessoas querem ouvir de outras pessoas que tomaram a decisão da compra se aquele produto realmente é bom e se realmente resolve o problema a que ele se propõe. Por isso conhecer seu avatar e suas dores é tão importante. Por isso apresentar o seu lead a uma página de depoimentos sobre o produto pode ser uma excelente estratégia antes de apresentar a página de vendas. Gere valor genuíno para aquela pessoa, fazendo isso o processo de compra se torna muito mais simples. As pessoas querem ser ouvidas e bem atendidas.

2 – Sobrecarga de Trabalho

Esse foi um ponto muito problemático no meu caso porque pensava (corretamente) que para trabalhar na internet era necessário ter diversas fontes de geração de receitas, mas o problema era a tentativa de construir essas diversas fontes ao mesmo tempo.  Fazendo isso perdia foco, energia e meus resultados não apareciam.

Foque em uma estratégia de cada vez. Implemente seus projetos um de cada vez. Passe para o próximo projeto somente quando o primeiro estiver pronto e te gerando vendas.

3 – Testar o Produto que Se Quer Promover

Esse é um ponto muito importante que poucos afiliados fazem. Para escolher um bom produto para vender você precisa avaliar diversas coisas como página de vendas, tráfego na página de vendas, se há demanda para o nicho do produto e testar também o próprio funil do produtor, sim é isso mesmo. Se cadastre em alguma página de captura do produto em questão e analise os e-mails que você vai começar a receber, verifique se são bons, se agregam valor antes mesmo de tentar te vender alguma coisa. O faturamento de um a afiliado está diretamente ligado a um bom produto escolhido para se trabalhar.

4 – Não Rastreava Minhas Vendas

Um erro que muitos cometem quando estão começando no marketing digital é não fazer o rastreamento de suas vendas. Quando você trabalha com apenas um produto, tudo bem, não há muito a necessidade de se criar recursos e parâmetros para se identificar origem da venda, embora seja necessário fazer um rastreamento mínimo para identificar campanhas que estão performando melhor, mas isso é assunto para um outro dia.

Quando você trabalha com diversas campanhas rodando em diversas fontes de tráfego fica praticamente impossível identificar qual campanha e de qual fonte de tráfego está performando melhor. Lembre-se que para melhorar suas estratégias de vendas é necessário ter dados para se tomar a melhor decisão. Sem essas informações, fica extremamente complicado para o afiliado saber o que precisa melhorar.

5 – Fazer Spam em Grupos de WhatsApp e Fóruns

Talvez você já tenha visto isso antes. Você está em algum tipo de grupo de Whatsapp ou algum fórum de discussão sobre temas relativos ao Marketing Digital. Uma pessoa faz uma publicação dizendo que já fez diversos cursos, mas não está conseguindo fazer vendas. Daí você responde dizendo… “Faço X dígitos mensais usando a estratégia Y” e logo abaixo vem seu link de afiliado.

Esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Por favor não seja essa pessoa.  Tenha uma postura profissional, ajude as pessoas com suas dificuldades. Lembre-se da função primordial de um afiliado profissional. A venda vai acontecer como consequência. Ao invés de ficar fazendo Spam nos grupos se posicione como alguém que conhece bastante do assunto, logo todos no grupo vão te reconhecer como uma referência, isso para um afiliado é muito importante.

6 – Não Criava Conteúdos de Comparação

Uma boa estratégia de vendas é você criar páginas com vídeos, texto e até mesmo Podcasts comparando produtos similares. Quando um usuário está em processo de compra e já sabe o que quer comprar, ele normalmente faz pesquisas comparando produtos similares. Essa é uma ótima forma de você monetizar criando páginas comparando produtos similares, o detalhe é que você terá seu link de afiliado nos 2 ou 3 produtos que você tiver comparando.

Ao longo do tempo quando você fizer o rastreamento de suas vendas vindo desse site, saberá perfeitamente qual dos 3 produtos está vendendo mais e saberá como criar novas estratégias para o produto mais vendido.

Conclusão:

O marketing afiliado é um negócio que requer automotivação e foco. Para muitos de nós, estas são habilidades aprendidas. Uma vez que você está ciente dos erros que podem causar uma falta de lucros e produtividade, você será mais capaz de expandir seu negócio e ser rentável a longo prazo.

Um forte abraço e até a próxima!

 

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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