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6 Estratégias Para Sua Empresa Superar a Crise

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O ano de 2016 terminou mas parece que ainda carregamos os efeitos de tudo que a crise trouxe nesse para o ano seguinte. Se você parar 30 minutos para assistir aos principais telejornais do Brasil vai perceber que a situação continua delicada e difícil.

Cada vez mais vemos os índices de desemprego aumentando, vários estados brasileiros com sérios problemas financeiros e crises das mais diversas formas. Diante disso tudo talvez você, empresário, pare e se pergunte, como conseguir sobreviver e superar toda essa crise que se abate no país e que tem afetado tantas pessoas?

Um aspecto importante que precisa ficar claro é que em uma crise não há falta de dinheiro, o dinheiro existe. O que acontece é que investidores deixam de injetar recursos financeiros em determinados projetos ou no próprio país por insegurança que o mercado financeiro passa, e essa insegurança no país vai gerando uma série de problemas.

Para que qualquer empresa consiga se manter bem na crise é necessário realizar vendas. Sem vendas qualquer empresa entrará em colapso. Ok Elmar, entendi que preciso vender ou continuar vendendo durante o período da crise, mas como vou vender em um momento em que o cenário econômico e político não estão favorecendo?

Para que sua empresa sobreviva a esse período conturbado em que vivemos no Brasil é importante que:

1 – Trabalhe seu fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa que suporte sua empresa durante um bom tempo é fundamental não só para a sobrevivência, mas como para a saúde de sua empresa.

Não espere nunca aparecer uma crise para tomar medidas necessárias na sua empresa. Ter um bom fluxo de caixa onde você consiga sobreviver durante vários meses, mesmo se não vender nada, é fundamental para que você empresário tenha tranquilidade para traças novas estratégias e tomar decisões necessárias para levar sua empresa a um novo patamar. Tenha um ótimo fluxo de caixa para ter condições de superar a crise de forma mais estratégica e menos operacional.

2 – Tenha sua meta bem definida

Uma vez que a crise financeira afete seus negócios será necessário um replanejamento de metas e objetivos. Ajustes deverão ser implementados de forma que suas vendas possam continuar acontecendo.

Decisões e estratégias deverão ser implementadas tais como:

– Qual o percentual de crescimento que quero ter durante esse ano?

– Quais os investimentos necessários?

– Quais os cortes necessários?

– Precisamos investir mais em marketing?

– Precisamos expandir a equipe de vendas?

Avalie bem suas metas e defina um plano para atingi-las. Sem metas bem definidas e claras sua empresa estará sujeita as variações de um mercado inconstante como o que estamos vivendo no momento.

3 – Planeje a aquisição de novos clientes

Parece contraditório mas conseguir novos clientes em um momento de crise é algo que muitas empresas conseguem fazer. Em um momento de crise surgem oportunidades novas, nichos de mercado novos, demandas que só quem estiver atento ao mercado vai conseguir aproveitar e se beneficiar.

Atitudes simples, mas que podem dar um bom resultado:

1 – Incentive seus atuais clientes a te indicarem para novas demandas em novos possíveis clientes. Essa estratégia vai te ajudar a economizar com divulgação da sua marca.

2 – Incentive sua equipe de vendas a conquistarem novos clientes. Ofereça uma bonificação diferenciada e veja os resultados.

3 – Avalie a possibilidade de conseguir novos clientes através do Marketing Digital. Essa é uma área que está em pleno crescimento e pode se tornar uma excelente ferramenta para aquisição de novos clientes.

4 – Invista em seus atuais clientes

Tão importante quanto conseguir novos clientes é manter os que você já tem.  Seu negócio deve sempre priorizar a qualidade e excelência de forma que seus clientes atuais enxergue valor naquilo que você faz.

Você pode colocar ações práticas com o objetivo de fidelizar ainda mais seus clientes atuais.

Faça pesquisas de satisfação e preste atenção nos feedbacks que seus clientes te dão. Isso pode parecer besteira mais em um detalhe você pode conseguir gerar novas vendas e aumentar suas receitas.

Use estratégias para conhecer o comportamento do consumidor em tempos de crise, observe as mudanças no mercado e as tendências para que você consiga direcionar seu negócio e fazer os ajustes necessários.

É fundamental nesse momento de crise sua empresa se aprofundar no relacionamento com seus clientes. Entenda suas necessidades, desejos e comportamentos. Dê uma atenção especial ao pós-vendas. Entregue sempre mais do que foi acordado! Surpreenda seus clientes!

5 – Revise seu Mix de produtos

Em momento de crise acontece muitas mudanças. Pessoas perdem o poder de compra porque ficaram desempregadas. Empresas seguram seus investimentos. Novas necessidades surgem em momentos assim. Um exemplo é o setor de educação. Quando pessoas ficam desempregadas normalmente elas procuram se qualificar, portanto em momentos de crise há sim setores que apresentam números expressivos de crescimento.

Para a sua sobrevivência é fundamental não só revisar seu Mix de produtos como também ajustar ao momento atual. Retirar produtos/serviços que não estão gerando receitas e incluir produtos necessários para suprir as necessidades dos clientes.

6 – Otimize Processos

Se sua empresa possui processos bem definidos é o momento de revisá-los. O maior desafio que a grande maioria das empresas tem em momentos de crise é fazer mais com recursos reduzidos. E nessa situação estamos falando de otimizar seu tempo, as rotinas administrativas, o processo de vendas, entre outras coisas. Com a necessidade de aumentar a produtividade com menos recursos, se faz necessário um verdadeiro diagnóstico organizacional para entender melhor o momento de sua empresa e atacar aquilo que é mais necessário.

Conclusão:

Por mais difícil que seja esse momento, a crise vai permitir que empresas que tem suas fundações fortes passem por ela e fiquem mais fortes ainda. Aprender a passar pela tempestade é fundamental para a sobrevivência e fortalecimento do seu negócio.

 

 

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