5 Segredos para realizar vendas online com sucesso

5 Segredos para realizar vendas online com sucesso

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Se você é um empreendedor, está pensando em abrir um negócio ou se já tem um negócio saiba que o elemento VENDAS não poderá faltar nunca. Sem vendas não há negócios.

No artigo de hoje gostaria de falar um pouco sobre vendas focada para internet. Independente do tipo de negócio que você tenha, hoje é mais do que necessário um canal de vendas online, muitos negócios movimentam milhões através da internet, portanto você não pode negligenciar o fato de que a internet possibilita não só você ter um canal de vendas eficiente como também permite que seu negócio ganhe escala e alcance clientes em todo o Brasil e até fora do país.

Ciente de que seu negócio precisa vender para que ele exista e cresça de forma consistente, separamos 5 “segredos” para que você tenha sucesso vendendo seus produtos ou serviços de forma online.

Leia: Diferencial competitivo para o seu negócio

Segredo #1: Trabalhar, trabalhar e trabalhar

A venda de produtos online é única devido à grande variedade de clientes que você pode alcançar, mas lembre-se: os milhões de clientes em potencial que você pode alcançar também têm possivelmente milhares de sites concorrentes lutando por sua atenção, portanto o seu trabalho inicial antes de realizar qualquer tipo de venda é chamar a atenção do seu prospect para o diferencial do seu negócio, você precisa engajar o seu futuro cliente com a sua marca. Esse trabalho não é fácil e vai demandar do empresário um investimento inicial em marketing, geração de conteúdo e estratégias diversas que vão ajudar o seu negócio a vender mais.

Se o seu negócio já tem um site, ótimo! O Primeiro grande passo que você precisa dar é direcionar o tráfego para seu site e, em seguida, oferecer um ótimo serviço e ótimos produtos. Lembre-se: Nenhuma estratégia de marketing será boa o suficiente para vender seu produto ou serviço se você não tiver um bom produto ou serviço.

Vender pela internet não é algo fácil, vai demandar investimento financeiro, estratégias variadas, muita dedicação mas a boa notícia: seu custo indireto de venda de produtos online é significativamente menor do que abrir uma loja física.

O segredo 1 é simples: o trabalho funciona. As coisas provavelmente se moveram lentamente à medida que você estiver começando, mas quanto mais tempo e esforço você investir na criação e promoção de sua loja on-line, mais vendas você verá. Tenha em mente que você precisará criar vários canais para comercializar seus produtos. Mídia social, conteúdo, SEO e publicidade paga levam tempo, ajustes e um pouco de trabalho todos os dias.

Segredo #2: Escolha o nicho certo

A primeira pergunta que a maioria das pessoas faz quando se inicia um novo negócio é o que vender. Não há necessariamente uma resposta certa ou errada. Vender produtos online é relativamente simples, sejam eles digitais, físicos ou até mesmo baseados em serviços.

Dito isto, considerar o nicho de mercado que você deseja atingir é vital para o sucesso do seu negócio. Nichos menores terão menos concorrência, dando a você uma chance melhor de se conectar com compradores em potencial. Por outro lado, seu pool de clientes será menor. Passe algum tempo pensando no seu nicho e equilibrando o nível de concorrência com o tamanho do mercado.

Uma ótima prática para se escolher o melhor nicho para o seu produto é fazendo uma pesquisa de mercado. Muitos negligenciam a pesquisa de mercado, mas somente ela poderá te dizer com mais precisão que tipo de serviço ou produto será mais aceito e terá consequentemente mais chances de vender.

Segredo #3: Facilite a experiência de compra de seus clientes

Os visitantes do seu site ou blog tendem a ter pouca atenção, então você geralmente tem cerca de 10 segundos para chamar a atenção deles quando chegam pela primeira vez à sua página. Não coloque obstáculos no caminho deles ou faça com que eles pensem demais. Muitos visitantes deixam seu site no momento em que atingem um obstáculo.

Três regras de ouro são:

1 – Não force visitantes a se registrarem quando visitarem seu website pela primeira vez

2 – Não torne a navegação no seu site ou blog complicada de usar. Coloque a navegação no topo da página e mantenha-a consistente.

3 – Não faça o processo de compra demorar e não tente coletar muitas informações dos compradores. Quanto mais etapas e informações forem solicitadas, maior o atrito e mais vendas você perderá à medida que os compradores abandonarem a compra.

 

Segredo #4: Ofereça ótimo atendimento ao cliente

Quando os consumidores consideram comprar em um site, eles estão procurando segurança antes de comprar. Ajude-os a comprar com confiança.

Fato: Notícias de mau atendimento ao cliente tem o dobro da repercussão que elogios de uma boa experiência de serviço.

Uma técnica para vender, independentemente do negócio ser online ou físico, é oferecer uma garantia de que, se o cliente não estiver satisfeito, você o reembolsará sem perguntas. Essa prática é muito usada no mercado de infoprodutos.

Uma outra maneira de mostrar que seu site é seguro é utilizando recursos de verificação por terceiros ​​como a Symantec ou a McAfee. Se você estiver planejando lidar com informações de cartão de crédito, seu site ou blog precisará estar em um servidor seguro. Isso requer muito trabalho, tempo e investimento. Uma alternativa melhor seria construir sua loja através de uma plataforma de comércio eletrônico.

Se você vende produtos online / digitais, a entrega deve ser automatizada. Se você vende produtos físicos, o envio imediato é importante, assim como fornecer ao comprador a capacidade de rastrear sua remessa.

Preocupe-se não somente em vender para seus clientes mas também com o pós vendas, muitas empresas deixam a desejar pois após a venda simplesmente não dão o suporte necessário a seus clientes transformando a experiência de compra em algo negativo.

Segredo #5: Promova seu negócio na internet

Ter um ótimo website ou blog não é suficiente para gerar tráfego e vendas. Você precisa atrair pessoas para sua loja e ajudá-las a realizar a compra.

Se você possui um e-commerce, trabalha com produtos de um determinado segmento é necessário que você entenda o comportamento do seu comprador em potencial. Sua pesquisa de mercado deve ser tão completa ao ponto de você entender e saber como seus consumidores estão procurando pelo seu produto ou serviço no Google. Para isso o seu dever de casa deve é pesquisar, pesquisar e pesquisar. Pesquise no Google por algo que eles estão procurando. Peça conselhos em um fórum ou em redes sociais como Twitter ou Facebook.  Busque recomendações ou resenhas de outros sites ou mídias sociais.

Você precisará investir uma quantidade considerável de tempo e energia a cada semana para se promover. Tente escrever artigos relevantes ou postagens de blog em seu site ou encontrar oportunidades de postagem de convidados em outros sites que seus clientes em potencial visitarão.

Concentre-se em conseguir que clientes em potencial visitem seu blog ou site. Use o Google Analytics para ver quais origens atraem os clientes em potencial e quais convertem melhor em vendas.

Você também pode investir anunciando o seu site em motores de busca ou outros sites – isso é chamado de Search Engine Marketing (SEM para breve) ou Pay Per Click (PPC). As duas grandes redes de publicidade são o Google AdWords e os anúncios do Facebook.

Incentive seus clientes a compartilhar um link ou dois em suas contas de mídia social. Lembre-se, você não está apenas pedindo para que eles façam uma compra, mas também pedindo que eles compartilhem seu negócio com sua rede. Recomendações pessoais e endossos podem ser extremamente valiosos e converter-se-ão bem como uma fonte de novos clientes.

Conclusão: Todas as suas ações deve ser estrategicamente pensada, executada e medida. Mensure sempre os resultados de suas ações, entenda os principais indicadores de seu negócio e ajuste aquilo que não está bom. Vender pela internet é um processo que deve ser mensurado e ajustado de forma constante. Lembre-se: Aquilo que não é medido não pode ser gerenciado.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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