5 Etapas para Criar um Negócio Online de Sucesso

Em tempos de pandemia onde boa parte das pessoas estão em casa, trabalhando em esquema de home office observamos um crescente uso da internet em diversos segmentos. As pessoas e muitas empresas foram forçadas a se adaptarem a essa nova realidade. 

Usar a internet para vender um produto ou serviço deixou de ser algo uma boa possibilidade de negócios, mas hoje ela se tornou essencial para profissionais e empresas que desejam não só sobreviver aos próximos anos como também desejam se destacar e ter boa competitividade no mercado.

Quando pensamos em criar um negócio online algumas considerações devemos ter em mente para evitarmos de cometer erros que podem pôr o seu negócio em risco. 
Existem diversos benefícios de se construir um negócio online, entre eles podemos citar: Você pode trabalhar de casa, pode definir seu horário de trabalho, concentrar em nichos de mercado que tenha a ver com você, evitar custos substanciais no início do negócio, etc.

Embora em um primeiro momento criar um negócio online possa ser mais acessível, para crescer e se manter, você deve seguir um processo semelhante ao quando se cria um negócio físico tradicional, ou seja, criar um negócio online requer do empreendedor o mesmo empenho e dedicação necessários para se criar algo realmente genuíno e de sucesso.

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Para te ajudar nesse processo inicial, resolvi detalhar melhor as 5 etapas necessárias para se criar um negócio online de sucesso.

#1 – Defina uma ideia de Negócio

Esse pode parecer um conselho meio óbvio mas não é. Muitos empreendedores, principalmente os que querem ter um negócio na internet começam de forma aleatória, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, sem o foco necessário e principalmente sem a mentalidade necessária para se criar um negócio. Normalmente essas pessoas começam com o objetivo de ter uma renda extra e por não terem uma ideia clara de negócio ficam reféns dos pseudos “gurus” do mercado. Para você conseguir definir bem uma ideia de negócio é importante que você se faça algumas perguntas:

Por que estou fazendo isso?

Identificar sua verdadeira motivação para começar algo grande como começar um negócio vai permitir que você tenha clareza, visão de longo prazo, sua missão e propósitos. Todos esses elementos são importantes, mas você deve ter paixão pelo que faz, esse é o verdadeiro combustível que vai permitir que você continua sua caminhada mesmo diante de dificuldades. Identifique a sua verdadeira motivação para começar um negócio. Isso vai determinar boa parte da sua jornada.

Estou usando minhas habilidades naturais?

Desenvolver um negócio baseado em um hobby ou habilidade natural vai te permitir levar para esse negócio um ingrediente poderoso chamado experiência

É muito comum pessoas querendo abrir um negócio em um determinado nicho ou segmento de mercado onde elas têm pouca ou nenhuma experiência. Quando isso acontece o empreendedor tem dois problemas, um conhecer bem o mercado em que ele deseja atuar e outro é estruturar um negócio para atender uma demanda desse mercado no qual se conhece muito pouco.

Qual problema estou resolvendo?

Seu sucesso no mundo dos negócios está muito atrelado ao tipo de problema que você está resolvendo no mercado. Ter a exata noção de qual problema se está resolvendo nos ajuda em toda a construção do modelo de negócios, sua comunicação, suas estratégias de marketing entre outras.

Minha empresa pode operar exclusivamente online?

Uma outra pergunta importante para quem está estruturando um negócio digital é saber e conhecer suas limitações com relação a forma de atuação no mercado. Por exemplo, se seu negócio trabalha com e-commerce por exemplo, provavelmente você vai precisar de um local com espaço físico para fazer seu estoque de mercadorias. Caso você esteja pensando em criar um negócio atuando por exemplo como afiliado ou como produtor você não precisará de um espaço físico muito grande, ou seja, sua estrutura inicial poderá ser mais enxuta reduzindo assim seus custos iniciais.

#2 – Valide sua Ideia de Negócio

Uma vez que você já decidiu criar seu negócio online será necessário validar sua ideia. O processo aqui  é identificar se há mercado para o que você está pensando em fazer e se a sua solução atende as necessidades do mercado. 

Existem diversas maneiras de validação de uma ideia, serviço ou produto para o mercado. Aqui vou descrever de forma resumida para algumas delas.

Etapa 1 – Crie uma pesquisa

A melhor maneira de saber o que seu público quer ou espera de você é perguntar. Para isso elabora um formulário com perguntas simples e objetivas e passe para potenciais clientes responderem. É importante que seu questionário não seja enfadonho para as pessoas responderem pois poucos gostam de responder. Importante é atrelar as respostas do seu formulário com algum benefício para quem responder, como um desconto, um bônus ou algo que seja do interesse do seu público. Recompensar as pessoas que responderem seu formulário é um excelente maneira de você motivar as pessoas a darem aquilo que você quer.

O Google Forms é uma excelente maneira de você conseguir montar esse formulário. 

Etapa 2 – Realize uma análise dos seus concorrentes

A pesquisa está no centro de qualquer validação. Explorar o que está acontecendo no mercado atualmente pode te ajudar a entender o que seus clientes estão procurando bem como as soluções que já estão disponíveis no mercado.

A análise de concorrência é uma das melhores pesquisas que você pode fazer para estruturar seu negócio. Através dela é possível identificar os pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços que já estão no mercado, permitindo que você faça os ajustes necessários no seu próprio produto.

Durante a análise observe os seguintes pontos:

  • Preço: Faça um mapeamento dos preços que seus concorrentes estão praticando no mercado. Avalie se a sua solução pode praticar os mesmos preços ou preços melhores.
  • Popularidade: Identifique o quanto os produtos de seus concorrentes estão sendo aceitos no mercado.
  • Lacunas: Nesse momento o importante é você conseguir fazer o mapeamento dos pontos fortes e fracos de seus concorrentes.

A maneira mais rápida de encontrar seus concorrentes é fazer umas pesquisas básicas no Google. Analise cada detalhe do que você encontrar, ofertas, preços engajamento do público, etc. Todas essas informações vão te dar a base necessária para traçar suas próprias estratégias.

Etapa 3 – Crie uma landing page

Uma outra maneira bem interessante de validar o interesse do seu público por um produto ou serviço é criando uma página simples (landing page) para identificar e medir o interesse de seu público dentro do nicho de mercado que você quer atuar. A ideia aqui é você criar uma página que contenha uma oferta de um produto ou serviço seu como uma espécie de pré-lançamento. É importante permitir que as pessoas cadastrem seus e-mails para serem contactadas futuramente quando seu produto estiver no mercado. Com essa estratégia simples você não só valida o nível de interesse das pessoas por aquilo que você quer colocar no mercado como também já monta sua base de clientes. Sua base de clientes é o ponto fundamental para vendas online. O fator de sucesso quando pensamos em negócios online é ser conhecido para um público específico. Você deverá criar uma audiência e ela deverá te enxergar como uma autoridade em um determinado assunto, assim o processo de vendas se torna muito mais fácil e lucrativo.

Etapa 4 – Faça um bom uso do Google Trends

O Google Trends permite acompanhar o volume de pesquisa de uma palavra-chave específica por um período de tempo. Você pode usar isso para verificar se as pessoas estão começando a falar sobre seus produtos com mais frequência, se o interesse é consistente ou se a emoção está diminuindo. Ela é uma ótima ferramenta principalmente para descobrir tendências de assuntos específicos o que pode ser bem útil para você criar suas estratégias de marketing. 

#3 – Crie um Plano de Negócios

Criar um plano de negócios enxuto vai te permitir ter uma visão global do seu negócio. Um plano enxuto é mais rápido e fácil de escrever e detalha o essencial do seu negócio. Uma boa prática para definir rapidamente seu plano de negócio é a utilização do business model canvas.

#4 – Crie um Site

Ter um site é essencial para o seu negócio porque quando falamos de negócios online você precisa necessariamente existir na internet, seja através das redes sociais, blogs e um site oficial.

Existem diversas empresas de hospedagens onde você pode comprar um domínio e ter todo o suporte necessário para ter seu site na internet. Minha recomendação é que você priorize por serviços que te ofereça o melhor suporte possível, pois no início do seu negócio você terá que se dividir em muitas atividades operacionais e ter que administrar um site é algo que pode tomar seu tempo em momentos específicos.

#5 – Regularize o seu Negócio

Se você quer começar um negócio de forma profissional então deve regularizar o seu negócio. Abrir um CNPJ será fundamental para dar segurança a seus clientes na hora de fazer negócios com você.

Quando falamos em negócios digitais ainda são poucas empresas de contabilidade que conhecem bem o ramo para orientar o empreendedor no momento da abertura da empresa. Uma que recomendo a quem me pergunta é a Tactus, empresa especializada em negócios online onde muitos empresários do ramo tem seus negócios administrados por ela.

#Dica Extra – Comece da maneira certa – Crie uma conta bancária PJ

Muitos empreendedores cometem o erro de começar um negócio e misturam o dinheiro da empresa com suas finanças pessoais. Evite fazer isso. Ao começar seu negócio crie a conta da empresa e lembre-se que você agora é um funcionário dela, o faturamento da empresa não significa que esse seja o seu “salário”. Aprenda a separar as coisas pois a saúde financeira da sua empresa é o ponto principal para que seu negócio tenha sucesso. 

Nesse ponto você deve ter em mente duas coisas básicas: Primeiro deve aprender a criar um bom fluxo de caixa para sua empresa, de forma que ela se torne sustentável em momentos de crise. Segundo, separe um pró- labore do seu faturamento que será o seu salário e procure viver com ele sem ter que usar nenhum dinheiro da empresa, até que você tenha condições de começar a montar equipe e se estruturar melhor. 

Conclusão: São muitos os desafios que o empreendedor enfrenta ao criar um negócio online. Mesmo com o crescimento desse mercado nos últimos meses diante da crise que estamos vivendo precisamos ter uma visão clara e realista do mercado em que queremos nos inserir. O sucesso dessa jornada vai depender mais do seu esforço pessoal do que de qualquer outro fator. Esteja focado na realização dos seus sonhos e colha os frutos desse esforço.

Um forte abraço.





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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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