5 Estratégias para aumentar seu faturamento

5 Estratégias para aumentar seu faturamento

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No mundo do empreendedorismo o empresário precisa estar sempre atento ao setor em que atua para assim conseguir estar a frente de seus concorrentes e pensar em estratégias eficientes para conseguir aumentar seu faturamento e seus lucros.

Um ponto importante é lembrar que aumento de faturamento não significa necessariamente aumento de lucro. Seu faturamento pode ser alto mas suas despesas operacionais também podem, com isso seu lucro pode não ser tão expressivo assim mesmo que seu faturamento aumente. Portanto é importante você entender que há a necessidade de pensar em aumento de faturamento sempre considerando suas margens de lucro. No artigo de hoje falaremos das 5 estratégias para aumentar seu faturamento.

Para aumentar seu faturamento e consequentemente seus lucros você precisa:

1 – Aumentar seu número de clientes

Independentemente do seu negócio, você vai precisar vender para conseguir dar uma longevidade para o seu negócio. Não existe negócio sem vendas.

Se o seu negócio hoje trabalha exclusivamente com produtos físicos ou até mesmo com algum tipo de serviço, mas hoje você não tem como canal de vendas a internet você precisa considerar urgentemente essa possibilidade. Através da internet com técnicas de marketing digital e estratégias específicas você terá plena possibilidade de atingir novos clientes pois seu negócio não estará mais limitado ao bairro ou cidade onde você está.

Aumentar simplesmente seu número de clientes sem considerar a que custo esse novo cliente está entrando na sua empresa pode significar também um problema. Para medir corretamente se ao adquirir um novo cliente sua empresa está saindo no lucro ou não é necessário lançar mão de um indicador de negócio  muito importante chamado CPA (Custo por Aquisição).

O CPA em outras palavras é quanto você vai gastar para adquirir um novo cliente. Por exemplo, se você criar uma campanha online cujo orçamento total disponível for R$100  e essa campanha rodar durante 5 dias, você terá um orçamento diário de R$20.

Se cada cliente novo que entrar na sua empresa custar R$25 reais o seu CPA é de R$25, ou seja, você está gastando mais para conseguir um novo cliente que o seu orçamento diário permite, em outras palavras você está tendo prejuízo. Estar atento aos seus indicadores de negócio é fundamental para criar e executar uma estratégia de marketing digital eficiente.

Leia também: Seu negócio está pronto para ser escalado?

2 – Aumentar o ticket médio do produto ou serviço

Uma outra maneira de aumentar seu faturamento é aumentando o ticket médio do seu produto ou serviço. Só que para isso é necessário que você aumente também o valor percebido do seu produto para seus clientes.

Simplesmente aumentar o preço do seu produto não necessariamente pode significar aumento no faturamento e nos lucros, é necessário que você consiga mostrar para seus clientes que ao adquirir um produto seu, ele irá ganhar muito mais do que o produto se propõe a resolver.

A maneira como você trabalha a percepção de valor do seu produto vai determinar diretamente o aumento do preço do mesmo.

3 – Criando estratégias de Vendas como o Up-sell, Down-sell e Cross-sell

Desenvolver estratégias eficientes de vendas é fundamental para o qualquer tipo de negócio, independente do tamanho da organização implementar estratégias como as da Up-sell, Down-sell e Cross-sell são fundamentais para o aumento do seu faturamento, mas você sabe do que se trata essas estratégias?

Up-sell

Você já deve ter feito um lanche no Mcdonald’s, e na compra o atendente te pergunta “Aumenta a batata por mais R$1?”  Perceba que nesse momento é muito fácil você dizer sim, pois a decisão de compra já foi tomada, ou seja, você não terá que convencer seu cliente a realizar a compra e sim em adquirir um produto um pouco superior ao que você acabou de comprar, no caso do McDonald’s esse produto é a batata. A técnica que acabamos de demonstrar é o que chamamos de Upsell, ou seja, trata-se de uma técnica de vendas de baixo custo destinada a aumentar o ticket médio do seu produto.

Cross-sell

Uma outra técnica bem interessante de aumentar seu faturamento é a técnica de vendas chamada de Cross-selling. O cross selling tem como objetivo principal estimular o cliente a concluir a sua compra inicial levando produtos que a complementam.

A técnica do cross-sell assim como a do upsell também é destinado a aumentar o ticket médio de cada cliente. Se você tem o hábito, assim como eu, de fazer compras pela internet já deve ter observado algo bem interessante. Quando você compra por exemplo, um livro sobre finanças pessoais em um determinado e-commerce já deve ter observado que ao escolher o produto você recebe uma mensagem semelhante a “Você também pode gostar de…” ou “pessoas que compraram esse produto também levaram…” e o sistema apresenta uma seleção de produtos complementares ao que você estava comprando ou procurando.

Down-sell

Uma terceira estratégia bem interessante de vendas que você pode utilizar no seu negócio é a técnica do down-sell. Down-sell é uma estratégia utilizada quando o cliente está desistindo de comprar um produto e você oferece um outro produto mais barato no lugar daquele para tentar fechar o negócio.

Imagine que você entrou em uma loja de eletrônicos e viu aquela TV de última geração dos seus sonhos, mas quando você viu o preço percebeu que não teria condições de comprar e começa a sair da loja, o vendedor atento chega até você e oferece uma outra TV também muito moderna, mas com um preço um pouco mais em conta e que caiba no seu bolso. Essa é uma tentativa de conseguir fechar negócio mesmo com um produto de ticket um pouco mais baixo. O Down-sell junto com as outras estratégias já explicadas se tornam uma poderosa  ferramenta para aumentar seu faturamento.

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4 – Conheça seu cliente profundamente

Quanto mais você conhecer seu cliente, mais chances você terá de vender para ele. Não existe mistério. Você precisa fazer um estudo profundo dos comportamentos e necessidades de seus clientes para saber exatamente o que oferecer para eles. Muitos fracassos de empreendedores no momento de vender está relacionada com a falta de uma boa pesquisa de mercado. Essa pesquisa de mercado deve ser abrangente o suficiente para conseguir mapear os hábitos de compra tanto na internet como fora dela para que você consiga unir estratégias do mundo online com o offline.

Não foque seu time de vendas para vender sempre, treine sua equipe para levantar as necessidades de seus clientes sempre que possível e permita entender se a sua solução atende de forma eficiente os problemas dos clientes.

5 – Estruture bem sua equipe de vendas

A forma como você estrutura e direciona o trabalho das suas equipes pode determinar o aumento ou não das vendas em sua empresa. Um aspecto muito importante é fazer o trabalho necessário para integrar as equipes de vendas e marketing, ambas precisam trabalhar juntas.

Além disso você precisa estruturar sua equipe da seguinte forma:

Qualificadores: têm o primeiro contato com os leads para verificar se vale a pena prosseguir com a venda.

Closers: especializados em fechar vendas, entender as necessidades dos clientes e mostrar o valor de sua solução para eles.

Farmers: “cultivadores” de clientes, são os gerentes de conta que se esforçam para aumentar a retenção de clientes e o volume de vendas.

É importante também que você tenha alguém especializado em prospecção na sua equipe, essa prospecção pode ser tanto online quanto offline.

Perceba que ao dividir sua equipe de vendas onde cada um tem uma especialidade e função bem definida você torna o seu processo de vendas mais eficiente.

Conclusão: Existem diversas técnicas e estratégias que podem ser usadas para que você consiga alavancar suas vendas e aumentar seu faturamento. A grande questão é que o empresário precisa entender que aumento de faturamento não significa aumento de lucros, para que seu faturamento reflita em lucros é necessário também que se olhe para dentro de casa, ou seja, que o empresário revise seus processo internos e ajuste o que for necessário para que o negócio funcione de forma mais enxuta e seus custos operacionais sejam o mínimo possível.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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