5 Erros fatais que te impedem de crescer no Marketing Digital

5 Erros fatais que te impedem de crescer no Marketing Digital

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Você já deve ter percebido que nos dias de hoje é fundamental para qualquer negócio ter uma presença online, ter seus produtos e serviços divulgados nas mais variadas redes sociais e mídias. O faturamento e até mesmo o crescimento de muitos negócios hoje dependem fundamentalmente da internet.

Tendo em vista essa realidade, muita coisa mudou. Mudou a forma como se faz negócios, mudou o comportamento do consumidor, as tecnologias evoluíram e novos paradigmas foram criados.

Com todas essas mudanças surge no cenário brasileiro e mundial uma nova forma de se fazer marketing aplicado a internet. O marketing digital tem crescido no mercado como uma forma eficiente de se divulgar, promover e alavancar vendas de qualquer tipo de negócio.

Com o marketing digital hoje o seu negócio não conhece fronteiras, você pode, com a estratégia certa aplicada,  vender para qualquer lugar do mundo, escalando suas vendas e seu negócio. Muitas pessoas viram no marketing digital uma oportunidade de mudança de carreira, de criar um negócio ou até mesmo viver dando consultorias. A questão é que existem alguns elementos que você precisa conhecer e evitar para conseguir realizar grandes conquistas nesse mercado.

No artigo de hoje vamos tratar de 5 erros fatais que te impedem de crescer no marketing digital.

1 – Não saber vender

 

Ter habilidades em vendas vai ser fundamental para o seu negócio, independente se seu canal de vendas principal é a internet ou não. Sem vendas não existe negócio e você vai precisar dominar os principais conceitos e técnicas envolvidas quando falamos em vendas.

Vender online continua sendo vendas, o empreendedor terá que dominar técnicas e estratégias aliadas com o marketing digital para lograr êxito e escalar seu negócio na internet, mas sem as habilidades necessárias para vender esse processo se tornará mais difícil e penoso.

Leia: Os 5 segredos para realizar vendas online com sucesso

2 – Falta de Resiliência

Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

Em outras palavras… Não vai ser fácil!! Muitas pessoas que tentam entrar nesse mercado ou querem alavancar seus negócios utilizando o marketing digital se decepcionam pois apesar de se encontrar uma barreira de entrada pequena, desenvolver uma estratégia eficiente de vendas online é um trabalho que vai demandar tempo, disciplina, paciência e principalmente resiliência por parte do empresário.

A falta de resiliência vai te derrubar em qualquer projeto que você esteja pensando em realizar, as dificuldades serão grandes no início, conseguir manter o foco e saber superar seus problemas será o ponto principal para o seu sucesso.

Leia: A Mentalidade do Empreendedor Digital de Sucesso

3 – Falta de consistência

A falta de consistência é outro ponto relevante que muitos erram principalmente quando estão começando no mercado. O principal erro acontece quando o empreendedor não define seu nicho de mercado ou quando tenta trabalhar com mais de um nicho ao mesmo tempo.

O grande problema da falta de consistência é que o iniciante vai começar um trabalho em um determinado nicho, vai criar um site ou blog, gerar conteúdo, trabalhar as redes sociais, mas os resultados iniciais não vão aparecer ou serão bem poucos, por conta disso muitos desistem ou pensam que aquele nicho não é bom e assim desistem do projeto muitas das vezes começando outro novo projeto em um novo nicho.

O que precisamos entender é que independente do nicho que você escolha trabalhar os resultados iniciais não serão muito relevantes, salvo raras exceções. O processo vai levar tempo para amadurecer e aparecer os primeiros resultados consistentes.

Muitos se impressionam com performance de profissionais que alcançam faturamentos expressivos e pensam que é fácil atingir essas mesmas marcas, mas a realidade é outra. É possível sim, atingir grandes marcas em termos de faturamento, mas para isso é necessário muito trabalho, dedicação e tempo.

4 – Não seguir um método

Se você quer atingir resultados consistentes no marketing digital é fundamental que você siga um procedimento, técnica ou meio de fazer seu trabalho. Seguir um método é extremamente recomendado principalmente se você é iniciante no mercado digital. Procure estudar e conhecer um caminho testado para você consiga encurtar seu caminho até seu objetivo. Para os profissionais que não são iniciantes é determinante que se invista em testes e se desenvolva seus próprios métodos.

É bem comum nesse mercado o marketing de afiliados onde o afiliado promove produtos de terceiros e ganha uma comissão por cada venda realizada. No marketing de afiliados a regra não muda. Normalmente o produtor (pessoa que disponibiliza um produto no mercado para afiliação), já fez todo o dever de casa incluindo estudos da persona e testes de campanhas, portanto ele sabe melhor do que ninguém como vender seu próprio produto. O afiliado precisa se aproximar do produtor e entender todos os detalhes necessários para conseguir vender bem, ou seja, o afiliado precisa seguir o método já criado e testado pelo produtor.

5 – Não saber criar estratégias

O empreendedor que quer ingressar nesse mercado precisa estar ciente do dinamismo do mesmo, estratégias que hoje funcionam bem e que geram vendas todos os dias, daqui a 1 semana podem não funcionar mais, portanto é fundamental que o empreendedor não só domine todos os fundamentos como também saiba criar estratégias próprias.

O que mais vejo hoje são pessoas que dependem de “sacadas” e métodos já prontos para conseguir vender online. Hoje alguém aparece com alguma estratégia e a grande maioria do mercado faz a mesma coisa. A falta de criatividade e a incapacidade de criar estratégias próprias vai sempre limitar seu negócio. Se você hoje não quer ter um negócio limitado e com potencial de crescimento na internet é necessário saber pensar fora da caixa.

Conclusão:

Não existem receitas prontas para o sucesso. Vender online ou no offline é simplesmente VENDAS. Você precisa dominar e ter uma boa base das principais técnicas de marketing digital para saber criar e aplicar novas estratégias de forma eficiente.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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