Me siga nas redes sociais

5 Dicas Fundamentais Para o Crescimento do Seu Negócio

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Falar em crescimento em um momento econômico e político complicado como vivemos em nosso país pode ser algo meio utópico para quem lê esse artigo, mas sim, há formas de se crescer e prosperar em momentos difíceis. Por falar em momentos difíceis são em momentos de crise onde surgem oportunidades de negócios, onde empresas suprem necessidades de mercado.

O que acontece em momentos de crise é que normalmente as grandes empresas congelam seus investimentos em novos projetos, evitam fazer contratações e aumentar seus custos na incerteza de uma economia em crise de um país. As empresas congelam seus investimentos mas não significa que não há dinheiro no mercado, o dinheiro existe, só que em momentos de crise ele troca de mãos.

Você como um empreendedor deve conhecer profundamente seu mercado e estar preparado para momentos difíceis no seu negócio. Saber inovar e identificar oportunidades é fundamental não só para a sobrevivência do seu negócio como também para o seu diferencial.

Para que seu negócio cresça é necessário que você invista um esforço em ações que permitam que você tenha o tempo necessário para ser o mais estratégico possível.

1 – Aprenda a Delegar Responsabilidades

delegar-2

Um ponto fundamental para o crescimento do seu negócio é o empreendedor saber delegar responsabilidades. Não há nada mais nocivo para um negócio do que um empreendedor centralizador, onde todas as áreas, decisões e ações não são tomadas sem antes passar pelo mesmo.

Quando você delega responsabilidades para seus colaboradores o seu tempo é melhor aproveitado em atividades mais estratégicas e menos operacionais. Sua mente estará mais ocupada em encontrar novas soluções e oportunidades de negócio. Aprenda a delegar responsabilidades no seu negócio e você verá os benefícios que isso irá te trazer.

2 – Faça Parcerias Poderosas

parcerias

Existe um ditado africano que diz “Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá acompanhado”. No mundo dos negócios não é diferente, se você quer crescer será necessário buscar bons parceiros de negócio.

Uma boa parceria se dá quando ambos os lados saem ganhando. Construa parcerias que complementem o seu negócio, através de dela seu negócio poderá tomar uma escala ainda maior atingindo novos clientes e conseguindo novas oportunidades, que sozinho seria muito mais difícil de conseguir.

3 – Escale Seu Negócio Através da Internet

escalar-negocio

Independente do tipo de negócio que você tenha hoje, saber explorar todos os recursos que as grandes mídias digitais e redes sociais tem pode fazer total diferença nos seus negócios. A grande vantagem que a internet através do Marketing Digital pode trazer para a sua empresa é levar seu produto ou serviço a lugares que fisicamente seria muito mais difícil e custoso usando os meios tradicionais.

As estratégias de marketing digital são inúmeras, as possibilidades são muitas, há diversas maneiras de você conseguir novos clientes  e vender seus produtos, basta ficar atento ao que o mercado está praticando e adaptar suas estratégias de acordo com o cenário econômico do momento.

4 – Automatize Seus Processos

automatizar-processos

Para que a sua empresa cresça de forma estruturada e organizada é necessário que você tenha seus principais processos de negócio bem definidos.

A automatização dos seus principais processos e atividades operacionais, vão permitir que você focalize mais energia em coisas que realmente vão fazer a diferença no seu faturamento. Com a automatização você vai perceber um ganho na sua produtividade, ou seja, você irá produzir muito mais coisas em menos tempo. Vale muito a pena investir na automatização dos seus principais processos.

5 – Seja Mais Estratégico

estrategia-negocio

Um negócio deve ser gerido considerando sempre as visões do “grande tripé”. Visão Operacional, Tática e Estratégica.  Quando o seu negócio está no início e o empresário tem que fazer de tudo, ele certamente irá desempenhar funções nos três níveis citados anteriormente, o problema é quando o negócio cresce e o empresário continua olhando muito pra parte operacional e tática e deixando totalmente de lado a parte estratégica.

O empreendedor precisa focar suas energias nas partes estratégicas e táticas do negócio, saber delegar a parte operacional é fundamental para que você tenha tempo para traçar estratégias e novos rumos para seu negócio. Invista mais tempo pensando estrategicamente, isso vai trazer mais resultados pro seu negócio do que você imagina.

Um forte abraço

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram