Princípios importantes para o novo empreendedor

Princípios importantes para o novo empreendedor

5 (100%) 1 vote

Abrir o próprio negócio e ser o seu próprio patrão pode ser uma ideia muito atraente, mas também pode se tornar um grande pesadelo na vida de quem está pensando em abrir uma empresa e se tornar um empreendedor.
Ser dono do seu negócio é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa que se propõe a fazer isso pois é um novo mundo que se abre, uma realidade que a maioria desconhece e que vai exigir de você muita dedicação, foco, disciplina e perseverança.
É necessário que o candidato a empreendedor esteja atento a alguns princípios fundamentais que podem fazer toda a diferença na sua vida e nos seus negócios.

Leia o artigo 5 Dicas para ter um negócio de sucesso

1 – Propósito

Creio que esse seja o princípio básico que vai nortear todos os outros na sua vida e negócios. Sem um propósito bem definido sua jornada rumo ao empreendedorismo pode ser algo frustrante.
Muitos começam um negócio porque perderam um emprego ou estão buscando uma renda extra, se esse é o seu motivo então quero deixar um alerta, não abra um negócio.
Para abrir um negócio você precisa de um bom motivo, uma razão maior, um propósito de vida. Muitos que entram nessa jornada e se frustram descobrem depois que não era exatamente aquilo que eles esperavam. Quando se tem um verdadeiro propósito por trás daquilo que você está determinado a fazer, você vai perceber que por mais obstáculos que enfrente sua vontade estará cada vez mais forte. Encontre um propósito naquilo que você quer realizar e só então realize.

2 – Planejamento

Esse é um segundo princípio que você deve seguir. Abrir um negócio próprio é uma coisa séria que se você não tiver tomado os devidos cuidados pode acarretar em problemas sérios na sua vida.
Para se abrir um negócio você precisa criar um planejamento adequado, um bom planejamento leva em consideração o estudo do mercado, estudar e conversar com pessoas que já atuam na área em que você quer atuar, desenvolver um bom plano de negócios entre outros.
Seu planejamento também deve considerar todos os seus custos para abrir sua empresa, desde despesas com serviços, compra de equipamentos, etc. seu investimento deve ser muito bem calculado e planejado. Fazer um bom plano de negócios é sempre fundamental.
O planejamento é o ponto de partida para seu sucesso como empresário, não menospreze isso, quando planejamos antes de executar determinada ação, estamos nos colocando em uma posição de “realizador” do nosso negócio e não apenas dependendo da sorte ou de fatores externos favoráveis.

 

3 – Estratégias bem definidas

Cada ação ou cada passo que você dá em direção ao sucesso da sua empresa deve ser planejado e ter estratégias bem detalhadas e definidas. Tenha em mente que para atingir seus objetivos como empresário você vai precisar ter em sua mente onde você quer chegar antes mesmo de chegar ao objetivo.
Existe um ditado que diz “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Muitos empreendedores estão conduzindo seus negócios dessa forma, se perdem em meio a tanta informação e ficam estagnados não atingindo metas claras e muitas das vezes tendo problemas sérios em conduzir seus negócios. A dica aqui é clara, tenha metas bem claras de curto, médio e longos prazos e para cada meta defina estratégias e métodos bem claros para atingir seus objetivos.

4 – Diferencial

Quando se pensa em criar um negócio muitos aspectos são importantes para o seu sucesso, o principal deles é o seu produto ou serviço único. Sem o seu produto ou serviço você não tem um negócio.
Ter um produto ou serviço que atenda demandas que não foram atendidas pelo mercado ou que não estão sendo atendidas completamente é o que vai fazer com que sua marca seja conhecida. Não seja ou não faça mais do mesmo. Se for lançar um produto, que esse produto seja realmente útil para quem for comprar ou que seu serviço prestado traga algum tipo de transformação relevante para seus clientes.
Lembre-se que seus clientes no fundo não querem seu produto ou serviço, o que eles querem é a transformação que esse produto ou serviço vai proporcionar.

5 – Parar de pensar como empregado

Todos os princípios citados até aqui são de extrema importância para você que quer empreender, mas nada disso vai ser útil se você se lançar no empreendedorismo com a cabeça de um empregado. O jogo que se joga é outro, a forma de pensar muda radicalmente.
Mudar sua forma de pensar e reconfigurar o seu mindset é fundamental pois as pequenas e médias empresas são um reflexo direto da forma como seus donos pensam.
Você pode refletir sobre alguns pontos que serão colocados aqui e ver o que precisa mudar na sua forma de pensar para que você e sua empresa trilhem um caminho de sucesso.

I – Empreendedores passam mais tempo estudando que se divertindo, empregados passam mais tempo se divertindo do que estudando

Um empreendedor está sempre se reciclando, sempre estudando e atento a tudo que acontece a sua volta. A mente de um empresário está em alerta a oportunidades e os insights para criar um novo negócio podem vir a qualquer momento.
A frase acima não está fazendo apologia a uma vida sem diversão, o empreendedor precisa e deve ter uma vida equilibrada, mas ele sabe que para se ter um negócio lucrativo e de sucesso será necessário em algumas vezes se fazer sacrifícios, portanto a mente do empreendedor está sempre pronta para aprender e estudar.

II – Empreendedores tem uma perspectiva positiva do fracasso, empregados veem o fracasso como algo ruim

Esse ponto é fundamental na forma de pensar de um empreendedor. Na sua jornada empreendedora você vai sofrer inúmeros fracassos, o que vai te diferenciar de outras pessoas vai ser a sua capacidade de resiliência diante das dificuldades e a forma como você encara os fracassos.
O fracasso para o empreendedor não é uma coisa ruim. É através dele que você vai aprender, se desenvolver e aperfeiçoar seu produto ou serviço. Se você tem medo de fracassar jamais vai realizar algo significativo em sua vida.

III – Empreendedores encontram soluções, empregados encontram problemas

Ser um empreendedor é ser uma pessoa que resolve problemas, mais que isso, um empreendedor enxerga o mundo sob a ótica das soluções, a visão e o foco estão sempre direcionados para a solução e nunca para os problemas.
Essa capacidade de enxergar soluções para problemas do cotidiano torna um empreendedor uma pessoa capaz de criar negócios realmente inovadores e que causa impacto na sociedade.

IV – Empreendedores criam riquezas, empregados ganham dinheiro

Uma característica fundamental em qualquer pessoa que queira empreender é a sua capacidade de ser organizada financeiramente. A parte financeira é fundamental para qualquer negócio, se o seu negócio não estiver com a saúde financeira adequada muito provavelmente você vai passar por dificuldades.
Além de ter um bom fluxo de caixa você deve se preocupar em gerar ativos financeiros que gerem receitas para seu negócio sem você ter que efetivamente trabalhar por isso. A saúde financeira de seu negócio é tão importante que se o seu negócio tiver problemas de processos, de gestão ou qualquer outro tipo de problema mas tem a saúde financeira adequada seu negócio sobrevive, agora se não há saúde financeira, seu negócio tende ao fracasso.

Conclusão:

Ao pensar em criar seu negócio tenha em mente esses princípios de propósito, planejamento, tenha claro as principais estratégias que você vai utilizar para atingir seus resultados, pense também em um produto ou serviço que tenha um diferencial no mercado e trabalha incansavelmente a sua mente para que seu negócio reflita aquilo que você é em sua essência.

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *