Porque não faço vendas todos os dias na internet?

Porque não faço vendas todos os dias na internet?

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Vender pela internet é hoje um grande atrativo para muitas pessoas que pensam em ter uma renda extra ou até mesmo criar um negócio tendo como principal canal de vendas a internet.

Existem diversos pontos a considerar quando se quer vender pela internet e dependendo do seu produto ou serviço as estratégias podem variar bastante. A grande verdade é que muitas pessoas estão atraídas pela possibilidade de vender seus produtos e serviços pela internet, mas não sabem como fazer isso.

Se você recentemente esteve em contato com algum conteúdo de marketing digital, certamente já deve ter percebido a quantidade enorme de assuntos, estratégias e técnicas que existem. Saber usar de forma correta uma estratégia aliada a outras é o que vai te fazer vender todos os dias.

No artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre vendas e como você pode se estruturar para vender todos os dias na internet.

Se você um afiliado profissional, um produtor ou até mesmo um profissional liberal que quer vender seus produtos ou serviços deve ficar atento ao conteúdo desse artigo.

Leia também: 7 Estratégias de Marketing Digital para Aumentar suas Vendas

Para vender na internet todos os dias você precisa:

1 – Entender como seu produto ou serviço transforma a vida das pessoas

O que você faz? Qual o seu produto ou serviço? Como seu produto ou serviço impacta a vida das pessoas?

A primeira coisa que precisa ficar claro é que para vender todos os dias você antes precisa ter um bom serviço ou produto. Seu produto ou serviço precisa ter algum diferencial em relação aos seus concorrentes. Ser mais do mesmo é um erro que muitos cometem ao tentar montar um negócio na internet e por isso não conseguem vender bem ou até mesmo ter uma regularidade em suas vendas.

Existem diversas maneiras de se atuar vendendo produtos ou serviços pela internet, muitas empresas estão fazendo isso porque identificaram no mercado online uma grande oportunidade de escalar suas vendas e aumentar seu faturamento.

Você pode ser um profissional liberal que está querendo colocar sua marca na internet para acelerar seus negócios ou pode ser um afiliado e está querendo promover produtos de terceiros em troca de uma comissão, mas talvez essa não seja sua pegada e você está querendo fazer o lançamento de um produto no mercado digital. Se qual for sua situação a questão é que para cada perfil vão existir maneiras e estratégias diferenciadas para que você consiga atingir seus objetivos.

Entenda: Se você quer começar a vender na internet precisa definir antes como será sua atuação.

2 – Entender profundamente seu consumidor

Esse é um ponto onde a maioria falha. Todos querem vender muito na internet, mas poucos querem “perder” um tempo fazendo um bom planejamento e estudo de mercado.

São muitas as estratégias e métodos que você pode usar para vender todos os dias, o que vai determinar a estratégia correta bem como as ações necessárias para você conseguir vender mais e todos os dias é o nível de conhecimento que você tem do seu cliente. Quanto mais você entender o comportamento do seu consumidor melhores serão seus resultados com vendas online.

Entenda: Se você não conhecer profundamente o comportamento de seu consumidor, seus hábitos e desejos não vai conseguir definir um planejamento de marketing eficiente para realizar vendas.

Uma vez que você já mapeou seu consumidor e já sabe exatamente quais são seus principais comportamentos na internet então restará a você empreendedor definir um plano de ação. Algumas ações serão necessárias para que seu negócio comece a se desenvolver no universo online.

1 – Presença digital

A primeira ação relevante que o empreendedor ou profissional liberal deve fazer é trabalhar sua presença digital na internet. Essa presença pode se dar de diversas formas através de um blog, um site institucional, perfil no Facebook ou Instagram por exemplo.

2 – Estratégia de Conteúdo

Consiste em simplesmente produzir conteúdos que resolvam uma dor específica de seu cliente. Esse conteúdo desse ser bom o suficiente para que haja realmente algum tipo de mudança na vida de seus futuros clientes.

A estratégia de conteúdo mais conhecida no mercado atualmente é o Inbound Marketing que tem por objetivo levar o cliente até você ao invés de você ficar correndo atrás de clientes.

Essa estratégia é muito conhecida e usada e consiste resumidamente em 5 etapas bem definidas que são: Atração, Conversão, Relacionamento, Venda e Análise.

3 – Criação de funil de vendas

Quando falo sobre um funil básico me refiro a uma pequena estrutura onde você terá plenas condições de desenvolver sua “máquina” de vendas online. A figura abaixo exemplifica muito bem essa questão.

Explicando um pouco melhor essa estrutura você deverá antes de mais nada ter uma verba de marketing reservada para diversos fins como a contratação de algumas ferramentas essenciais, hospedagem, entre outros.  Essa verba deverá ser usada também para campanhas patrocinadas que será o ponto principal de atração de seus futuros clientes para seu funil de vendas.

Seu lead será atraído para seu funil por algum tipo de oferta que vamos chamar nesse exemplo de recompensa digital, uma vez cadastrado na sua lista, ele vai receber a recompensa digital prometida e poderá visualizar uma página de vendas onde você vai fazer uma oferta contendo seu produto ou serviço.

Caso não haja uma venda nesse momento seu lead passará a receber e-mails programados com o objetivo de quebrar possíveis objeções que estão impedindo de realizar sua compra.

Perceba que com essa base de contatos você terá também a possibilidade de separar seus leads de pessoas “compradoras” dos “curiosos” e com isso traçar novas estratégias de negócio.

Esse tipo de funil é um dos mais básicos que se usa hoje no mercado, mas é um ótimo início para o empreendedor que ainda não vende online.

3 – Terceirize atividades operacionais e foque no negócio

O maior erro que um empreendedor iniciante pode cometer ao querer começar a vender pela internet é tentar dominar tudo para depois tentar aplicar no seu negócio.

A quantidade de estratégias, ferramentas e conceitos que envolvem a criação de um negócio online são tão grandes que para uma única pessoa tentar dominar tudo fica praticamente impossível.

Se você quer ter resultados melhores com vendas online ou quer vender todos os dias então a palavra-chave para você é FOCO.

Terceirize atividades operacionais e foque nas estratégias, só assim você vai conseguir ter resultados mais expressivos no seu negócio. Tenha em mente que a possibilidade de vender pela internet pode proporcionar para o seu negócio um aumento de faturamento bem como um poder de escalar maior.

Evite erros como:

1 – Tentar dominar todos os assuntos

2 – Não fazer um planejamento de ações de marketing para seu produto ou serviço

3 – Tentar fazer todas as ações de marketing da sua empresa (operacionais e estratégicas)

4 – Não ter uma verba mensal destinada a compra de tráfego

5 – Não ter um pós-vendas efetivo (sim mesmo depois da venda é necessário dar um suporte de qualidade para seus clientes)

Conclusão: Vender todos os dias é algo que seu negócio precisa para poder crescer e se desenvolver, mas para que isso acontece o empreendedor precisa prestar atenção em alguns princípios do mercado.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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