Planejando seu sucesso para 2018

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Olá empreendedor! Como estão os negócios? O primeiro mês do ano já chegou ao fim e o que você conseguiu realizar no seu negócio já nesse primeiro mês? Se você está pensando em planejar suas ações para só depois do carnaval eu tenho uma péssima notícia para você. Muitos dos seus concorrentes já fizeram seu planejamento para 2018 ainda em 2017. Para quem quer resultados extraordinários para seu negócio esse ano, seu trabalho já deveria ter começado desde o dia 1 de janeiro.  Se você ainda não fez isso a boa notícia é que ainda dá tempo. No artigo de hoje quero falar sobre planejamento e como ele influência nos seus resultados.

Ter um negócio, independente do tipo de negócio, requer disciplina, foco, dedicação, resiliência, organização e principalmente planejamento. Muitos empreendedores, principalmente os mais iniciantes batem muito a cabeça no momento em que tem que estruturar seus negócios porque tem dificuldades em saber que ações tomar para o crescimento do seu negócio. Essa dificuldade vem muito em função da falta de um bom planejamento. Tenha em mente que nenhuma empresa cresce de forma sustentável sem um bom planejamento. A seguir daremos algumas dicas para quem precisa fazer seu planejamento.

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1 – Faça um planejamento anual

O planejamento anual vai te permitir ter uma visão macro do seu negócio, possibilitando que posteriormente você crie objetivos menores e de curto e médio prazos.

Ter a visão de onde se quer chegar é fundamental para que o empreendedor saiba o que fazer e quando fazer para atingir tal objetivo.

 2 – Trace objetivos fazendo a pergunta certa

Todo planejamento deve ser baseado em objetivos e números. Nenhum negócio sabe a direção correta em que deve seguir se não houver indicadores para isso. O empresário deve ter em mente que no mundo globalizado e cada vez mais ligado a tecnologia, o comportamento do consumidor vem mudando com muita velocidade, portanto toda e qualquer ação ou planejamento que for ser implementado no seu negócio deve se basear em indicadores.

Analise como foi sua empresa no ano passado, entenda seus números, veja onde errou e o porque errou. Entendendo seus números você vai conseguir entender o que precisa ser mudado e qual caminho seguir.

3 – Analise seu mercado SEMPRE

Embora você já tenha um negócio baseado em um nicho de mercado é recomendado que você volte e analise como está seu mercado de tempos em tempos, recomendamos que de 3 em 3 meses você faça isso, não só com seu mercado, mas também com seu consumidor ou cliente. Essa atenção com o mercado é fundamental não só para o crescimento do seu negócio como também para que seu planejamento esteja totalmente alinhado com seus objetivos de crescimento e metas a serem atingidas.

4 – Priorize os projetos a serem executados

Uma vez que você já tem seu planejamento anual pronto e sabe o que precisa fazer em termos de projetos de curto e médio prazos, então é a hora de botar a mão na massa e fazer acontecer.

Na execução de suas ações tenha sempre como prioridade aquelas atividades que vão trazer retorno de forma mais rápida ou aquelas que vão trazer os melhores retornos. Não caia no erro de priorizar TUDO pois quem prioriza tudo na verdade não tem prioridades. O foco na execução de suas ações é o que te vai levar as suas grandes conquistas como empresário.

 5 – Revise suas metas

Nem tudo que é planejado vai sair exatamente como você quer, erros e imprevistos acontecem, é necessário e muito importante que suas metas sejam revisadas com certa frequência para ajustar o seu planejamento de médio e longo prazos.

O fundamental das revisões de meta é que você aprenda com seus erros, e certamente no próximo planejamento você estará mais apto e mais capacitado a fazer planejamentos mais realistas e aderentes aos seus projetos.

6 – Registre o seu planejamento

O seu planejamento é fundamental para dar um direcionamento ao seu negócio, mas ele também serve para direcionar seus colaboradores. Para que seus colaboradores também saibam pra onde a empresa está caminhando e as metas das mesmas é necessário que seu planejamento de médio prazo fique visível em algum lugar onde as pessoas possam ter acesso e participar daquilo que é pensado para o crescimento do negócio.

Seus colaboradores precisam estar alinhados com sua visão de futuro, é primordial que sua empresa tenha um propósito muito forte e que esse propósito possa estar alinhado com a cultura de sua organização. As pessoas ficaram mais engajadas com sua empresa se elas se identificarem com ela. O mercado já está cheio de mais do mesmo.

Conclusão:

2018 só está começando e com ele um mundo de oportunidades, se esse ano será um bom ano para o seu negócio ou não vai depender exclusivamente do seu planejamento e de suas ações focadas no seu objetivo.

Um forte abraço e até a próxima!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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