O que você precisa saber para começar no marketing digital?

O que você precisa saber para começar no marketing digital?

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Se você chegou até aqui é porque realmente tem interesse em abrir seu próprio negócio empreendendo através da internet. A internet é um campo fértil com muitas possibilidades de negócios e oportunidades diversas, não é à toa que ela tem atraído milhões de pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio ou até mesmo uma renda extra para complementar seu orçamento.

Quero uma vez mais deixar um alerta, não se iluda! Não ache que você vai ficar rico apenas criando um site oferecendo algum produto ou serviço. Trabalhar com marketing digital vai exigir de você muita estratégia, persuasão e técnicas de vendas, além é claro o domínio ou facilidade para aprender e usa as mais diversas ferramentas do mercado.

É interessante a leitura do artigo Motivos para abrir um negócio online em tempos de crise para complementar o conhecimento que você vai adquirir aqui.

Para que você comece a construir o seu negócio online é necessário estar ciente dos seguintes pontos:

1 – Escolha um segmento de mercado no qual você tenha paixão

Para a escolha de um bom segmento ou nicho de mercado você precisa considerar algumas questões fundamentais tais como:

–  Demanda pelo Nicho

Para que você tenha um bom retorno financeiro em seus projetos é fundamental que você escolha um nicho que tenha bastante demanda. Faça pesquisa de mercado e analise dados concretos em ferramentas como o Google Trends.

– Que você domine de preferência

Um nicho que é a sua especialidade teoricamente é um nicho no qual você terá plenas condições de trabalhar e traçar estratégias de marketing mais assertivas, mas nada impede que você atue em qualquer nicho, mesmo não sendo uma autoridade no assunto.

– Tenha paixão pelo seu nicho

Trabalhar em um nicho que você não tenha domínio ou que não goste pode ser um problema para o seu negócio. O ideal é que você se identifique com aquilo que você está fazendo. Trabalhar em algum projeto com paixão vai fazer total diferença no seu negócio.

Saber escolher um nicho segmentado é fundamental para o início do seu negócio! Se você não souber escolher bem o seu nicho todo o projeto pode estar comprometido.

2 – Agora sim, vou ficar milionário do dia para noite? Sem Chance!

Se você está pensando em abrir um negócio simplesmente pensando no fator grana muito provavelmente você vai falhar. Estou falando isso porque os resultados não vão aparecer da noite para o dia, isso tudo vai levar algum tempo e se você não estiver empreendendo com paixão, não terá energia e disposição suficiente para fazer o negócio acontecer.

3 – Seja Profissional

Mesmo com seu negócio bem no início e você encarando um novo desafio como empreendedor, não significa que seu negócio deva se parecer amador. Suas atitudes devem transparecer total profissionalismo. Responda sempre com clareza e respeito todas as solicitações.

4 –  Os problemas vão surgir. Esteja preparado!

Não importa o tipo de negócio que você está criando ou pensando em criar, o processo de criação e amadurecimento de um negócio é um processo doloroso. Você precisa estar preparado pois os problemas nessa etapa são comuns.

Um afiliado assim como um produtor enfrentam problemas para se estruturar seus negócios, o afiliado quando está começando fica perdido com excesso de informações, não conhece estratégias de vendas e nem as tecnologias que poderá usar a seu favor para vender todos os dias. O produtor digital por outro lado precisa se preocupar com seu lançamento, com a qualidade do seu produto, com as vendas de seus afiliados entre outras coisas. Esteja preparado porque ser um afiliado não é fácil assim como um produtor digital.

5 – Construa uma lista de assinantes

Por mais que se discuta hoje que estratégias e táticas de e-mail marketing não funcionam, ter uma lista de leads é fundamental para o seu negócio! O profissional que vai trabalhar com marketing digital precisa estar atento as principais mudanças no mercado para adaptar estratégias novas ao seu modelo de negócios! Se hoje você percebe que sua lista de e-mail marketing não está tão responsiva então mude para chatbots, mas crie uma lista de clientes e possíveis clientes para que haja vendas recorrentes no seu negócio.

6 – Tenha um bom plano e mantenha sempre o foco

Gosto muito dos princípios que regem a educação financeira, com esses conceitos bem formados podemos fazer uma analogia com seu negócio e ter a exata noção de que ações você deve implementar em seus negócios.

Seu negócio deve ter vários “braços” de forma que um retroalimente o outro e ele se torne sustentável. Independente se você é afiliado ou produtor você deve ter um ou mais produtos ou serviços que seja responsável por manter seus gastos pessoais e da sua empresa. Uma vez que você tenha isso é hora de investir em produtos/serviços que vão gerar uma renda extra para o seu negócio. O dinheiro gerado por esses produtos ou serviços devem ter um único objetivo, investir em seu próprio negócio.

Você afiliado é um investidor, parte do retorno de seus investimentos (ROI) provenientes de campanhas, deve ser reinvestido no próprio negócio. Poucos fazem isso, por isso poucos afiliados têm fôlego financeiro para investir e escalar suas campanhas em tráfego pago.

Conclusão:

Para começar no marketing digital você precisa essencialmente conhecer como o mercado funciona, fazer um bom treinamento para desenvolver suas aptidões técnicas e conhecer estratégias de vendas.

 

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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