O que Poucos Falam sobre o Marketing Digital

O que Poucos Falam sobre o Marketing Digital

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Já algum tempo venho buscando de forma incessante sanar uma dor que me aflige alguns anos, a dor do empreendedorismo. Foi difícil identificar essa dor, ela só foi identificada através de um esforço em busca de me conhecer melhor cada vez mais, foi uma jornada dolorosa e ao mesmo tempo repleta de descobertas, entre essas descobertas descobri o meu verdadeiro propósito e hoje luto por em função dele.

Muitos brasileiros, independente da idade ou formação sonham em ser empreendedores, buscam caminhos para ser seu próprio patrão, ter o domínio da sua própria vida, mas a grande maioria desconhece o que representa ser um empreendedor no Brasil.

Com a crescente evolução das tecnologias de celular, o aumento global de pessoas que usam a internet e as redes sociais o mundo dos negócios que conhecemos começou a mudar de forma brusca. Hoje a maneira de se fazer negócios e vendas não é mais a mesma de 50 anos atrás, hoje empresas que negligenciarem sua presença online e um real propósito naquilo que fazem, buscando realmente ajudar as pessoas estarão fora do jogo pois o comportamento do consumidor também mudou e vem mudando ao longo dos anos. Hoje se uma empresa não utiliza o potencial do marketing digital para seus negócios ela corre grande risco de ser engolida por seus concorrentes.

Com o marketing digital explodindo no mundo todo, surgiram novos empregos no mercado, novas oportunidades de se fazer negócios e empreender e cada vez mais pessoas comuns estão buscando no empreendedorismo digital uma alternativa para sair da crise que assola nosso país, fugir de um desemprego ou até mesmo tentar realizar o grande sonho de ser seu próprio patrão. Não importa o seu motivo, se você não considerar os pontos a seguir o sonho de se tornar um empreendedor digital pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Ao querer se tornar empreendedor digital ou até mesmo se você está pensando em usar o marketing digital para alavancar seus negócios é fundamental que você considere algumas coisas como:

1 – O marketing digital é uma atividade meio para seu negócio, não o fim

Muitas pessoas estão chegando ao mercado ou desejam criar um negócio achando que o marketing digital é a salvação de todos os seus problemas. NÃO, meus queridos. O marketing digital nada mais é que o marketing que sempre existiu, só que adaptado para o mundo digital, ou seja, o marketing digital continua sendo um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas que são utilizadas para alavancar suas vendas, divulgar sua marca, levar sua mensagem ao mundo. O marketing digital não é o negócio em si mesmo, você precisa sim ter uma boa ideia de negócio para alavancar e escalar com o marketing digital, isso não mudou.

Percebo muitas pessoas caindo de paraquedas nesse mercado achando que vão ficar milionárias de uma hora pra outra simplesmente usando técnicas e estratégias milagrosas que “geraram alguns milhares de reais em X tempos” ou “Aprenda a gerar X em faturamento com essa estratégia e venda como nunca vendeu antes!!” Isso lhe soa familiar?  Talvez você, já tenha visto essas e outras chamadas em algum anúncio no Facebook ou foi pesquisar sobre o assunto e encontrou algum site fazendo diversas promessas de ganhos fantásticos se você adquirir um determinado curso. Cuidado com isso!

Entenda uma coisa: Negócios consistentes e duradouros não são feitos dessa forma.

Leia também: Como Criar um Negócio Digital Consistente

Não estou dizendo que se você usar uma determinada técnica ou estratégia ela não vá te gerar algum dinheiro, pode até gerar, mas não há consistência nisso, se você não pensar como um empresário, ou seja, alguém que realmente quer mudar a vida das pessoas atendendo uma necessidade do mercado, você será mais do mesmo, fará o que a grande maioria faz e consequentemente terá os mesmos resultados.

O que vai permitir que você tenha consistência no seu negócio antes de mais nada, é criar algo com um verdadeiro propósito, algo que realmente ajude as pessoas. Seu sucesso como empresário está muito ligado a transformação que seu produto ou serviço trará para seus clientes.

Além disso, você PRECISA fazer o seu dever de casa, ou seja, um bom planejamento e a realização de uma pesquisa de mercado.

2 – Tenha uma visão do todo antes de mergulhar de cabeça

Você precisa ter uma visão clara de onde você está no momento e onde quer chegar como empresário. Para ter essa visão inicialmente é necessário que você faça um bom planejamento de médio e longo prazos.

É muito importante que você tenha uma visão geral do todo quando falamos em marketing digital, isso vai te permitir entender melhor o seu contexto atual e vai facilitar a sua vida no momento de escolher uma forma de atuação nesse mercado. Compete a você empreendedor saber como se posicionar melhor nesse mercado e tomar melhores decisões em relação ao seu negócio.

Diariamente vejo pessoas tentando entrar no mercado de marketing digital, sendo um afiliado ou até mesmo um produtor sem ter a mínima ideia do que precisam para ter sucesso nesse segmento.

É muito comum ver a maioria das pessoas cometerem alguns erros quando se voltam para esse mercado:

1 –  Começam a seguir todos os profissionais possíveis do mercado, ocasionando um excesso de informação e perda de foco

2 – Consomem conteúdos variados e sem uma sequência lógica, confundindo a cabeça de quem estuda

3 – Ficam estudando eternamente e não aplicam NADA daquilo que se aprende

4 – Aplicam técnicas e estratégias de forma errada

5 – Enxergam o marketing digital como uma forma de ganhar muito dinheiro, mas não deslumbrar a criação de um negócio consistente.

Esses foram só alguns exemplos do que normalmente acontece com as pessoas que chegam nesse mercado, poderia ainda citar muitas outras coisas. O mais importante aqui é você entender que há sim muito potencial nas estratégias de marketing digital que podem potencializar suas vendas e aumentar seu faturamento, mas também há armadilhas e péssimos profissionais que vendem “sacadas” e “métodos” que não trazem resultado algum. Fique atento!

3 – O primeiro passo? Entenda sua audiência!

O ponto essencial para quem quer começar no marketing digital é conhecer o seu público, seus hábitos, onde eles se encontram na internet, seus comportamentos, etc.

Conhecer profundamente o seu cliente vai te permitir desenvolver as mais variadas estratégias para vender seus produtos ou serviços. Com uma boa pesquisa de mercado todas as suas ações de marketing vão fazer sentido pois você saberá exatamente como se comunicar com sua audiência.

Entenda uma coisa: Quer começar do jeito certo? Estruture um negócio e não apenas uma forma de ganhar um dinheiro extra.

São duas coisas essenciais e iniciais que você deve fazer para começar a estruturar seu negócio: Criar um plano de negócios e fazer uma pesquisa de mercado.

Se você ainda não tem um produto em mente ou ainda não sabe exatamente o que fazer dentro desse novo universo de oportunidades que se abre pra você então o caminho mais natural é atuar como afiliado.

O afiliado é aquele profissional que vai divulgar produtos ou serviços de terceiros e ganhar uma comissão por cada venda realizada. Em outras palavras podemos definir o afiliado como um investidor, ele vai investir no produto de terceiros com o objetivo de ter um ROI satisfatório.

Atuar apenas como afiliado tem seus pós e contras, vejamos:

Pós

1 – Você não precisa criar um produto digital, basta se cadastrar em algum marketplace e começar a divulgar

2 – Você poderá trabalhar com diversos produtos ao mesmo tempo, embora seja aconselhável focar em poucos produtos de preferência do mesmo nicho.

3 – Você terá em mãos todo o material necessário para divulgação dos produtos, ou seja, a pesquisa de mercado já foi feita pelo produtor. Você não precisará fazer.

4 – Você terá um gerente de afiliado que irá te orientar com relação as melhores estratégias de venda do produto

5 – Você terá em mais os principais números de campanha do produto e terá uma base para mensurar suas campanhas

6 – Seu caminho para vender online será encurtado uma vez que o afiliado não precisará implementar diversas etapas necessárias para se ter um produto online

7 – Atuando como afiliado você aprende a vender online

Contras

1 – O afiliado estará sempre dependente do produtor, caso o mesmo resolva retirar seu produto do ar, o afiliado vai parar de vender

2 – O afiliado é um investidor, ele coloca o dinheiro dele esperando ter o dinheiro de volta com lucro, mas está sujeito a inúmeros problemas relacionados a fonte de tráfego utilizada, principalmente se essa fonte for o Facebook

3 – O afiliado trabalha por projeto, ou seja, na maioria dos casos ele não está construindo um negócio, pois sua atividade é simplesmente ganhar dinheiro investindo em tráfego

4 – Poucos afiliados conseguem resultados satisfatórios em termos de faturamento

5 – Se você não tem dinheiro para investir em tráfego não vai conseguir vender, ou seja, para vender muito você precisa investir muito

6 – Dificuldades para encontrar produtos de alta conversão e realmente validados pelos produtores. Na maioria das vezes o produto estará em alguma plataformas mas sem nenhuma orientação para o afiliado.

7 – O afiliado é tratado para alguns produtores como fonte de tráfego, não como um parceiro de negócios

8 – Imprevisibilidade de ganhos, se você trabalha principalmente com o Facebook, perceberá que existe uma quantidade enorme de variáveis externas que podem afetar suas campanhas, fazendo com que seu faturamento oscile muito de um mês para outro.

Esses foram só alguns pontos que você deve considerar antes de começar a trabalhar como afiliado e avaliar se essa atividade vai permitir que você estruture seu negócio.

4 – Blinde a sua mente

Você será verdadeiramente bombardeado com uma quantidade enorme de informações todos os dias através dos mais variados meios, e-mail marketing, hangouts, Youtube, etc. e nesse ponto é crucial se manter focado e dentro do seu propósito.

Muitas pessoas se perdem ou se sentem perdidas sem saber por onde começar ou qual técnica é a melhor para ser implementada no seu negócio, e em função disso muitos não tem resultados e acabam desistindo de seus negócios.

A recomendação nesse aspecto é que você escolha no máximo 2 profissionais que você se identifique com o trabalho deles e que tenham realmente resultados e experiência para te passar. Siga esses profissionais e escolha um mentor, ou seja, aquela pessoa que vai acompanhar os seus projetos e o seu negócio mais de perto e vai te ajudar nessa caminhada.

Leia livros que possam fortalecer sua mente e te ajudar no seu propósito de construir um negócio consistente e escalável.

Procure estar com pessoas positivas e que tenham também objetivos semelhantes ao seu.  A jornada empreendedora é solitária, você vai sentir desejo de desistir em alguns momentos, por isso é importante conhecer pessoas, fazer parcerias para que você possa conseguir atingir seus objetivos errando menos.

Conclusão: Meu objetivo hoje foi trazer uma luz para todos aqueles que enxergar no marketing digital uma boa oportunidade para criar ou alavancar seus negócios.

Ter uma visão clara de como o mercado funciona e das principais dificuldades que os iniciantes enfrentam, é fundamental para que você consiga aproveitar e fazer o seu negócio crescer de forma madura.

E você? Quais são suas principais dificuldades ao tentar entrar nesse mercado?

Deixe seus comentários!

Um forte abraço!

 

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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