O Que o Jiu Jitsu Tem a Ver com Empreendedorismo?

O Que o Jiu Jitsu Tem a Ver com Empreendedorismo?

Rate this post

Sou um amante das artes marciais desde pequeno. Creio que quem pratica artes marciais se desenvolve em vários aspectos da vida, não somente na parte física mas também o fortalecimento de características fundamentais para um ser humano que quer fazer a diferença.

Quando pensamos nas dificuldades que empreendedores enfrentam no seu dia a dia para criar um negócio significativo e com propósito, penso que para sobreviver ao mercado o empreendedor precisa ter algumas características pessoais fundamentais que certamente vão trazer benefícios para seus negócios.

É evidente que a sobrevivência bem como o crescimento  do seu negócio depende de outros fatores além de características pessoais, mas hoje focaremos em características que você desenvolve ao praticar algum tipo de arte marcial. Eu particularmente sou apaixonado por jiu jitsu, acho uma arte incrível e com ela pude aprender coisas que hoje aplico nos meus negócios. Parece loucura né?

Ao praticar jiu jitsu você desenvolve as seguintes características:

1 – Determinação

jiu jitsu - determinacao

Ao praticar Jiu Jitsu uma característica que você certamente vai desenvolver é determinação. Ela vai ser fundamental para que você chegue a sua faixa preta.

Se você é um empreendedor certamente vai precisar de determinação. Por mais que você faça algum planejamento, estude o mercado e faça algum plano de negócios, a determinação é algo que você vai precisar pois nem sempre as coisas vão dar certo. Ser determinado apesar de um possível cenário ruim vai ser fundamental para sua empresa passar por crises.

 

2 – Disciplina

treino e disciplina 2012

No Jiu jitsu como em todas as artes marciais você vai desenvolver disciplina para se acostumar com a rotina dos treinos, repetição das técnicas aprendidas, realização de exercícios físicos, regularidade nos treinos entre outras coisas.

Trazendo essa realidade para o mundo dos negócios, ser disciplinado com suas atividades e metas é fundamental para o seu sucesso. A disciplina  com as finanças da empresa vai trazer equilíbrio para seu fluxo de caixa, a disciplina em realizar atividades diárias para se tornar autoridade no seu segmento de negócio, disciplina para pesquisar e conhecer o perfil de seus clientes, entre outras atividades diárias que vão exigir de você disciplina constantes.

3 – Manter a Calma Sob Pressão

calma_sob_pressao

No Jiu Jitsu usamos o termo “Tomar um Amasso” quando algum adversário mais forte e experiente te coloca em uma situação difícil durante uma luta. No início quando essa situação acontece você se desespera pois é algo novo, seu cérebro não está adaptado a isso, mas com o passar do tempo aquela situação incômoda e difícil acaba não sendo tão assustadora assim, e você começa a pensar e analisar sua situação difícil para encontrar uma forma de sair dela.

Trazendo essa realidade para o mundo dos negócios podemos aprender que uma característica fundamental para todo empreendedor é o seu estado mental. Se você é capaz de se manter calmo mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando, terá condições de tomar decisões mais acertadas. Não misture o seu estado mental com as tempestades a sua volta. Desenvolva sua “blindagem” mental.

Para desenvolver sua “blindagem” você deverá sair de sua zona de conforto, ou seja, você deverá estar disposto a fazer coisas que em outras circunstâncias evitaria fazer, tudo dentro da ética, é claro. Tudo aquilo que te tira da zona de conforto te fortalece.

4 – Desenvolver Novas Habilidades

habilidades novas

Uma característica essencial quando se pratica Jiu Jitsu é a repetição. Para se desenvolver novas técnicas e melhorar o seu “jogo”, o praticante de jiu jitsu passa boa parte do tempo desenvolvendo suas técnicas através da repetição. Você vai repetir tantas vezes um determinada técnica que será pra você algo muito natural no futuro.

O Empreendedor ao longo de sua experiência como empresário vai desenvolver metodologias e estratégias para alavancar seu negócio, e isso ao longo do tempo vai ser algo muito natural. Há empresários que hoje possuem várias empresas e conseguem administra-las de forma muito competente. Isso acontece porque eles já entenderam o “caminho das pedras” ao abrir uma empresa.

Ao repetir as técnicas que deram certo, você terá plena condições de recomeçar ou criar um novo negócio quantas vezes for necessária. Desenvolva e aperfeiçoe suas estratégias, busque inovação e foque na qualidade sempre.

5 – Capacidade de Superar Desafios

habilidades

Se tem uma coisa que o Jiu Jitsu vai te ensinar com o passar do tempo é a superação de desafios. Seus companheiros de treino sempre vão representar um desafio para você. Alguns deles mais experientes e mais fortes vão te ensinar como evoluir na arte e como se tornar melhor, como atleta e como ser humano.

No empreendedorismo o que não vai faltar são desafios. Momentos de dificuldades vão te tornar um empreendedor melhor. Você vai errar, e passar por esses erros é algo fundamental para sua evolução e desenvolvimento como empresário. Não encare fracassos como algo ruim, você deve aprender com eles. O sucesso será alcançado mediante alguns fracassos, tenha isso em mente e seja resiliente quando as coisas não estiverem muito bem.

Um forte abraço e até a próxima.

 

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

2 Comentários

  1. Hugo Oliveira disse:

    Pontos interessantes pra qualquer pessoa que de fato que algum sucesso em alguma áera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *