O que é melhor? Fazer o que dá dinheiro ou seguir meus Sonhos?

O que é melhor? Fazer o que dá dinheiro ou seguir meus Sonhos?

5 (100%) 1 vote

Constantemente vejo empreendedores iniciantes enfrentando diversos dilemas, alguns já muito conhecidos outros nem tanto. A questão principal desses dilemas, por mais variados que sejam, giram normalmente em torno de questões como propósito, sonhos, dinheiro, realização pessoal, entre outras coisas.

Muitos enfrentam dilemas como, devo fazer o que dá dinheiro? Ou posso fazer aquilo que é minha verdadeira paixão?

Para responder essas questões gostaria de refletir com você sobre alguns aspectos relevantes ao seu negócio. O primeiro ponto é que você não está criando um negócio apenas por esporte, quem empreende normalmente tem questões mais profundas envolvidas como realização pessoal, conquista de um sonho, entre outros fatores e é claro, ganhar dinheiro.

O grande problema é que muitos possuem a crença de que para se ganhar dinheiro como empreendedor necessariamente preciso abrir mão de meus sonhos pois é impossível realizar um sonho e ao mesmo tempo ganhar dinheiro com isso. Vamos ao longo desse artigo refletir sobre esse tema. Para que você ganhe dinheiro fazendo o que ama é necessário ficar atento aos seguintes aspectos:

1 – Desenvolva uma Mentalidade Blindada

O futuro empresário terá que desenvolver sua mentalidade de forma que crenças limitantes fique de fora. Não tem nada que mais atrapalhe um empreendedor do que duvidar de si mesmo ou das coisas que ele precisa fazer. Obstáculos se apresentarão o tempo todo, ter resiliência, persistência, determinação e foco será fundamental para o seu sucesso.

Se você não acreditar que é possível empreender fazendo aquilo que é a sua paixão e ganhar dinheiro com isso, tudo se torna mais difícil. Blinde sua mente contra opiniões que nada ajudam, se cerque de pessoas que tem a mesma visão que a sua. Acredite no seu potencial!

2 – Faça Aquilo Que Você Ama

A nossa vida é curta demais para passarmos fazendo algo que não gostamos. Todo empreendedor é apaixonado por aquilo que faz, se não for, seu negócio não durará muito tempo. As dificuldades de quem empreende, principalmente no Brasil, são grandes e mesmo assim surgem todo ano novas micro e pequenas empresas. São pessoas apaixonadas e que tem um sonho.

Se o seu negócio não for baseado em um propósito maior de vida, a coisa perde o sentido. Tenha um propósito maior quando construir o seu negócio! Faça a diferença!

 

3 – Ofereça Aquilo Que as Pessoas Querem

Todo negócio precisa ter lucro para ser um negócio. O princípio básico para se construir um negócio lucrativo é você oferecer aquilo que seus potenciais clientes querem. Se você for lançar um produto, então faça baseado nas necessidades de sua audiência, focando nas suas principais dores ou baseando seu produto nas falhas de outros similares no mercado. O mesmo conceito se aplica a prestação de serviços, ofereça sempre um diferencial em relação ao tipo de trabalho que seus concorrentes estão fazendo.

Até agora vimos que são necessários três elementos para que você sim, posso empreender fazendo aquilo que gosta, são eles sua mentalidade, a sua paixão e oferta que interessa as pessoas.

 

Para ter um negócio lucrativo trabalhando com aquilo que você ama considere a interseção entre a sua paixão e a oferta que interessa as pessoas, ou seja, não basta apenas a sua paixão pois você pode cometer o erro de oferecer algo que na sua concepção é extraordinário mas para o seu público isso pode ser irrelevante.  Não deixe que sua paixão pelo negócio te cegue ao ponto de não prestar atenção as necessidades e dores de seus clientes, isso será fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do seu negócio.

Deixe seus comentários!

Um forte abraço!

 

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *