Motivos para Abrir um Negócio Online em Tempos de Crise

Motivos para Abrir um Negócio Online em Tempos de Crise

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Em momentos de crise é o pior momento para se abrir um negócio online certo?  Errado! Tivemos uma crise mundial em 2008, muitas empresas sofreram e faliram nessa época, mas as empresas que tiveram a capacidade de se reinventar e sobreviveram a esse momento difícil, se tornaram empresas mais fortes e eficientes. O momento econômico e político do Brasil podem não ser favoráveis mas existem motivos para abrir um negócio online em tempos de crise, se realmente esse é o seu sonho.

Hoje enfrentamos outra crise, talvez a pior do que a anterior. Apesar das circunstâncias adversas o princípio permanece o mesmo. Nesse artigo vamos mostrar alguns motivos para abrir um negócio online em tempos de crise, podendo essa ser uma ótima alternativa para quem tem o sonho de empreender.

Veja alguns motivos para iniciar um negócio online:

1 – É mais rápido e mais fácil que um negócio tradicional

Iniciar um negócio online é simples, mas não é fácil. Se compararmos com um negócio tradicional e físico as dificuldades são menores o que não significa que seja algo extremamente fácil.

Existem diversas maneiras de você rentabilizar o seu negócio online e todas essas maneiras tem um único objetivo: vender produtos físicos e Digitais.

Muitas pessoas fizeram e ainda estão fazendo muito dinheiro investindo nessa área, muitas pessoas até já largaram seus empregos tradicionais para trabalhar por conta própria e realizar o sonho de empreender. O caminho que você precisa trilhar até chegar nesse ponto não vai ser fácil. Se você ouvir coisa diferente desconfie na hora.

2 – É mais barato

Criar um negócio online é muito mais barato do que abrir um negócio físico tradicional. Se você precisar criar um site ou qualquer outra coisa para estruturar o seu negócio, hoje existem plataformas especializadas na contratação de freelancers que podem prestar esse serviço para você por um preço muito mais em conta. Todo tipo de serviço que você vá precisar para estruturar seu negócio é possível conseguir investindo bem menos do que seria se você por exemplo estivesse investindo em uma franquia.

3 – Você pode trabalhar com sua própria estrutura

Assim como no negócio físico onde você precisa ter equipamentos, sala, entre outras coisas para montar sua própria estrutura de trabalho, nos negócios digitais o mesmo acontece. Sua estrutura própria deve ser montada, isso inclui ferramentas diversas como um auto responder (e-mail marketing), um blog ou site, Plugins diversos, etc.

Um negócio online também existe um investimento inicial a ser feito. Cuidado com promessas do tipo “Comece seu negócio do Zero sem saber nada de tecnologia” ou “Comece seu negócio do absoluto Zero sem conhecer nada”, etc.

Para se começar um negócio necessariamente você terá um investimento inicial e sim, precisa ter um conhecimento prévio do mercado em que você irá atuar. Qualquer coisa fora disso pode ser uma armadilha.

Boa parte das pessoas interessadas em começar no marketing digital começam como afiliados. Para entender melhor como o mercado de afiliados funciona recomendamos a leitura do artigo: Guia do Novato no Mercado de Afiliados: 7 Dicas Essenciais!

4 – O Marketing Digital é escalável e mensurável

Uma das grandes vantagens em se abrir um negócio online é a sua capacidade de crescimento de forma estruturada. Isso quer dizer que diferentemente do negócio físico onde você fica restrito apenas ao local que sua loja ou escritório se encontra, no marketing digital seu negócio não tem fronteiras. Suas ações e campanhas de marketing pode chegar no Brasil todo e até mesmo fora do país, ao mesmo tempo em que você cada vez mais vai conhecendo seus clientes.

5 – Maior conhecimento do comportamento do usuário

Como já foi citado anteriormente, no marketing digital você tem muitas possibilidades de mapear o comportamento de seus clientes. Isso vai te dar insumos para traçar novas estratégias, escalar seu negócio e aumentar seu faturamento.

Ao conhecer seu cliente profundamente vender deixa de ser um problema para se tornar um desafio.

6 – Iniciar em uma economia que não conhece a crise

O comportamento do consumidor mudou. Hoje não se faz mais vendas e marketing como a 30 anos atrás. Se alguém deseja comprar um determinado produto ele busca informação no Google, faz comparações com outros produtos similares e decide pela compra ou não.

Hoje para se ter sucesso nos negócios não se pode ignorar o fato de que as pessoas estão comprando cada vez mais na internet. Hoje se usa mais Smartfones do que computadores, as pessoas estão comprando mais pelo celular. O empreendedor que não entender a jornada do consumidor terá sérias dificuldades para vender de forma online.

O contrário também acontece, hoje existem empresas que aplicam estratégias eficientes de marketing digital em seus negócios e lucram bastante com isso. O mercado digital é um mundo cheio de oportunidades!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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