Investimento em Marketing Digital. Estudo de Caso.

Investimento em Marketing Digital. Estudo de Caso.

5 (100%) 1 vote

O primeiro aspecto a se considerar quando falamos de investimento em uma determinada área de uma empresa é entender se a mesma já possui seus processos amadurecidos o suficiente para saber a melhor maneira de aplicar seus investimentos.

Não adianta querer investir por exemplo em marketing digital se sua empresa não tem o mínimo de estrutura necessária para começar um trabalho de alavancagem de vendas, aquisição de leads ou reforço da sua marca.

Um outro ponto quando falamos de resultados em marketing digital é que o mesmo vai variar de acordo com seus objetivos e estratégias usadas.

Você que é empresário ou profissional liberal que tem seu escritório e precisa de mais clientes ou vender mais, saiba que existe sim um bom potencial na internet que se usado da maneira adequada pode lhe render bons dividendos.

Vamos nesse artigo simular um estudo de caso para um empresário que vai abrir uma academia de ginástica.

Leia também: 7 Estratégias de Marketing Digital para Aumentar suas Vendas

Imagine o seguinte cenário:

Em uma determinada cidade do Brasil, um empresário do ramo fitness deseja abrir uma nova academia. Ele já fez todo o investimento necessário na compra de equipamentos e aluguel de um bom local previamente estudado por ele.

A questão aqui é, como abrir uma nova academia e conseguir novos alunos para que se consiga o Retorno do Investimento o mais rápido possível?

Para resolver essa questão o empresário contratou uma empresa especializada em vendas online e estratégias de marketing digital.  Um estudo inicial de mercado foi feito para se traçar uma estratégia adequada. Nesse estudo foi considerado os seguintes aspectos:

1 – Seus principais concorrentes, considerando seus pontos fortes e fracos

2 – O perfil ideal de cliente para a academia

3 – Onde o público ideal se encontra na internet

Com essas informações básicas a empresa especializada em vendas online criou a seguinte estratégia de vendas.

 

Na estratégia acima serão utilizadas três fontes de tráfego para gerar leads em uma página de captura. Essa página vai conter informações sobre a academia e uma promoção de lançamento para as pessoas que se cadastrarem em uma lista de whatsapp. Todos que clicarem no link da página de captura automaticamente vão entrar para um grupo de whatsapp onde receberão maiores informações da inauguração da academia e da promoção de lançamento, que consiste em uma pré-venda que será feita pela academia somente para as pessoas que se matricularem durante um determinado período.

As pessoas matriculadas ganharam um desconto especial nas mensalidades da academia, além de participarem de um cocktail com a presença de personalidades do mundo fitness, ambientes variados para os convidados conhecerem os aparelhos e a infraestrutura da academia, distribuição de kits de suplementos e brindes diversos.

Perceba que o meio digital está sendo usado para atrair um público para o ambiente offline, mas há uma estratégia offline preparada para complementar o que foi traçado no digital.

Quando há uma estratégia de negócios aliada a uma estratégia de marketing digital, as possibilidades de sucesso para seu negócio são muito grandes.

Conclusão: A estratégia acima relatada é uma estratégia de curta duração, ou seja, o estudo de mercado e ações de marketing devem ser feitas em no máximo 3 meses. Cada ação de marketing terá um objetivo e um tempo necessário para que ela atinja esse objetivo, portanto falar em tempo de retorno em marketing você deverá considerar diversos fatores.

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *