A Importância das Métricas para o Seu Negócio Digital

A Importância das Métricas para o Seu Negócio Digital

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Cada vez mais pessoas estão decididas em abrir um negócio próprio, as razões são diversas (insatisfação com o trabalho atual, realização de um sonho, metas pessoais, etc.) seja qual for sua razão, perceba que a internet com todo o seu potencial tem atraído muitas pessoas.

Algumas vantagens de se abrir um negócio digital é o baixo custo de investimento e a possibilidade de escala do negócio, fazendo com que o retorno do seu investimento (ROI) seja atingido o mais rápido possível.

Com o crescimento das mídias digitais as possibilidades de negócios através da internet aumentaram consideravelmente. Hoje empresas que querem se diferenciar no mercado e vender mais não podem negligenciar essa realidade.

Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio é necessário que você fique atento para alguns detalhes como:

1 – Ter Metas e Objetivos Claros

Quando se fala em abrir um negócio digital e utilizar estratégias de marketing digital para alavancagem de vendas você vai ficar absolutamente perdido se for alguém novo nesse ramo. Quando fala que você vai ficar perdido é por conta da quantidade de informação espalha na internet sobre esse assunto.

Para não cair no erro da overdose de informações é necessário que você tenha muito foco e objetividade em suas ações. Para estruturar seu negócio você certamente vai precisar pesquisar e analisar as mais diversas formas de atuar na internet e lucrar com isso, e já te adianto que existem MUITAS formas.

Tenha clareza antes de mais nada do que você quer montar e então pesquise, estude, se especialize e execute tudo que aprender.

>> Leia nosso artigo Como Ter Sucesso no Marketing Digital Mesmo Sendo Um Iniciante

Se você não conhece nada de marketing digital recomendo que comece fazendo um bom treinamento sobre o assunto. O seu sucesso como empreendedor digital também se deve a forma como você se prepara.

Para entender a importância do marketing digital para sua empresa recomendo que leia o artigo A Importância do Marketing Digital nas Organizações

2 – Você Precisa Gerar Indicadores para o seu Negócio

Ao começar seu negócio digital você vai precisar gerar métricas. Os indicadores são necessários para que você consiga medir o seu negócio e suas ações. Nenhum negócio caminha bem se você não sabe em que direção ele está indo. As métricas te fornecem um direcionamento e no negócio digital assim como em qualquer tipo de negócio é importante gerar e analisar suas métricas.

No marketing digital você pode criar métricas para quase todo tipo de ação ou estratégia que você estiver executando, seja ela e-mail marketing, campanhas patrocinadas, SEO, etc.

É muito importante não só gerar métricas para o seu negócio como usar ferramentas que facilitem o seu trabalho. Hoje essas ferramentas te auxiliam na automatização do que chamamos de traqueamento de suas campanhas e ações de marketing e também na geração de relatórios que podem auxiliar grandemente o seu negócio.

3 – Acompanhar e Controlar suas Métricas

Uma vez que você gerou suas métricas é necessário acompanhar e controlar cada uma delas, dentre as mais diversas métricas que seu negócio vai gerar o mais importante é o ROI. O ROI vai determinar se uma ação de marketing está sendo bem-sucedida ou não. Se há lucro em uma determinada campanha ou não.

Alguns micro e pequenos empresários do marketing digital possuem mecanismos de mensuração e acompanhamento totalmente automatizados mas para quem está começando agora e não possui verba o suficiente para investir em ferramentas mais sofisticas pode fazer esse trabalho através de planilhas mesmo.

Conclusão:

Começar um negócio digital pode exigir de você tanto empenho e dedicação quanto qualquer outro, as oportunidades são grandes e uma vez que seu negócio começa a crescer o poder de escala é maior do que qualquer outro pois você não estará limitado a poucos clientes ou a regiões geográficas, seu negócio estará disponível para todo o Brasil ou até mesmo o mundo.

Um forte abraço!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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