3 Elementos Fundamentais para o Seu Negócio

3 Elementos Fundamentais para o Seu Negócio

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Quando se começa um negócio muitos são os desafios que o empreendedor enfrenta até conseguir ver a sua empresa se estabilizando. Atingir o breakeven é só o começo de um desafio constante em sua vida.

Mesmo depois que seu negócio tenha passado pela fase da estabilização o empresário que deseja deixar a sua marca no mundo não se contenta e busca realizar mais. Porém para realizar mais é necessário que você primeiramente saiba onde está no momento e tenha clara em sua mente aonde quer chegar.

Se o mundo do empreendedorismo é novo para você ou se você já tem sua empresa e chegou em um ponto que seu faturamento não passa de um patamar, então preste atenção leia esse artigo até o final.

Existem diversos aspectos do seu negócio que precisam ser avaliados para que você continue faturando e crescendo como empresa. Separei 3 que julgo ser importantes para a nossa reflexão de hoje.

Elemento 1 – Seu Negócio Precisa de Tráfego

Independentemente de qual negócio você tenha é fundamental que se tenha tráfego. Quando falamos em tráfego estamos querendo dizer que a sua marca deve atingir o máximo de pessoas possíveis para que você consiga realizar suas vendas de forma satisfatória.

Se você tem um negócio físico (uma loja por exemplo), é fundamental que a localização de sua loja seja escolhida de forma estratégica, ou seja, sua loja deve ficar em um lugar que trafegue muitas pessoas.  Quanto mais pessoas maiores as possibilidades de realizar vendas.

Se o seu negócio possuiu um site ou uma presenta online a sua marca deve ser conhecido do seu público. No mundo online o tráfego também é importante, saber gerar tráfego e converter esse tráfego em clientes é a missão de muitos profissionais que estão envolvidos com marketing digital.

Sem tráfego sua marca não é percebida, não serve simplesmente criar campanhas e anunciar para que todos conheçam a sua loja ou conheçam a sua marca é necessário que você crie uma segmentação do seu público, ou seja, o empresário precisa fazer um estudo prévio do seu nicho de mercado e divulgar seus produtos e serviços para o público certo.  Seu tráfego deve ser qualificado.

Elemento 2 – Sua empresa precisa ter Processos Bem Definidos

Podemos definir processos de negócio, processo organizacional ou método de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular.

Sem processos dificilmente sua empresa não consegue crescer de forma estruturada e consistente.

Um erro muito comum que muitos empreendedores cometem é achar que ninguém pode fazer suas atividades operacionais. Uma das funções de se ter processos bem definidos é o fato de se qualificar seus colaboradores para as funções que você julga necessárias. Com a utilização de processos bem definidos e ferramentas específicas é possível que qualquer pessoa possa desempenhar atividades da mesma maneira que você faria.

Uma outra vantagem de se ter processos em sua empresa é o fato dela permitir que os donos da empresa se dediquem especificamente as estratégias de negócios.  Quando isso acontece, identificar novas oportunidades e maneiras mais eficientes de vender e crescer fica mais fácil.

Elemento 3 – Sua empresa precisa de uma Gestão eficiente

Parece óbvio falar isso, mas a causa da falência da maioria das empresas está relacionada a má gestão, isso mesmo, má gestão! Não tem muito a ver com a crise econômica do Brasil. É importante deixar claro que a crise pode afetar sua empresa de alguma forma te forçando a rever suas práticas empresariais e fazer os ajustes necessários. Uma empresa só vai falir em meio a crise se a mesma já estiver sendo mal gerenciada.

Uma gestão inteligente leva em consideração seus colaboradores pois seus negócios só crescem em função do trabalho dos mesmos. Seus colaboradores precisam estar engajados com o seu negócio, quando há o engajamento necessário você vai ter o comprometimento que deseja de seus funcionários.

Estabeleça uma cultura forte na sua empresa, valorize seus colaboradores, se preocupe com o engajamento de seus colaboradores com o propósito da empresa. Quando isso acontecer você terá somente aqueles que realmente valem a pena estar ao seu lado no seu negócio.

Conclusão: Se preocupe como branding de sua empresa, tenha a certeza de que sua marca esteja sendo exibida para o público certo. Segmente o seu tráfego sempre.

Defina processos para suas principais atividades, principalmente aquelas que vão gerar receita diretamente para a empresa. Fique atento a ferramentas para gestão de processos como por exemplo  http://www.sweetprocess.com/

Se atualize sempre para que sua gestão seja aperfeiçoada a cada momento, fuja de práticas de gestão de 30 anos atrás. Valorize seus colaboradores e procure engajá-los com as políticas da sua empresa bem como seu propósito.

Um forte abraço!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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