E Se eu errar?

5 (100%) 1 vote

Todo mundo já se questionou alguma vez na vida com relação a fracassar ou falhar em um projeto, desejo ou meta.

Parece que a ideia de falhar para muitos é uma opção que não existe ou que não se pode conceber. Vivemos em uma sociedade que reverencia o sucesso, se você quer ser bem-vindo pelo mundo e por todos a sua volta você precisa emanar sucesso. Precisa ter o melhor carro, o melhor apartamento, fazer aquelas viagens super extravagantes, e é claro, postar tudo nas redes sociais, afinal de contas do que vale viajar para lugares tão especiais e não permitir que todos os seus amigos saibam disso?

Já nascemos e desde novos aprendemos que para se ter sucesso precisamos tirar boas notas na escola, fazer uma boa faculdade e arrumar um bom emprego. O que deixam de nos ensinar é que para atingir o sucesso nem sempre o caminho a ser percorrido é esse.

Estou falando hoje sobre sucesso e fracasso porque normalmente falo para empreendedores e a pessoa que está disposta a empreender precisa ter bem claro na cabeça esses dois conceitos e ter a mentalidade fortalecida para que a mesma não desista de seus sonhos em função dos fracassos e falhas.

Independente de seus objetivos de vida, planos e desejos você precisa saber algumas verdades em relação ao fracasso que até hoje muitos não sabem.

1 – Fracassar é normal

Apesar do que se prega na sociedade como um todo fracassar é normal. Todo empreendedor de sucesso experimentou diversas vezes fracassos em sua vida. Muitos quebram mais de uma vez, muitos escolheram sócios errados, muitos tomaram algum tipo de decisão que fez com que a empresa perdesse dinheiro, enfim, o fracasso está presente na vida de todos que querem escrever uma história acima da média.

Enquanto não enxergarmos o fracasso com naturalidade e como parte do processo de crescimento para se atingir patamares maiores, vamos continuar vivendo uma vida abaixo do que poderíamos.

Observe a vida de grandes empreendedores e as empresas que eles fundaram. Muitas dessas empresas surgiram no Vale no Silício em São Francisco, empresas como Google, Facebook, Apple entre outras foram frutos da visão disruptiva de seus fundadores, de pessoas que não tinham medo de fracassar e acima de tudo tinham um sonho e um propósito de vida mais forte que o medo de fracassar.

2 – As pessoas no geral são intolerantes ao fracasso

Você já se propôs a fazer uma coisa importante onde as pessoas próximas a você ficaram sabendo  normalmente como acontece. Algumas pessoas vão te desejar sorte, torcer por você, outras vão te “aconselhar” a ter cuidado porque isso é arriscado, outras simplesmente vão ficar assistindo e te perguntando como estão as coisas.

A verdade é que se você errar ou fracassar naquilo que se propôs a fazer muitos vão te criticar e poucos, mas muito poucos vão te animar e te apoiar a continuar a jornada. Já percebeu isso?

Errar faz parte do processo para se chegar ao sucesso. Enquanto você não entender isso e apenas enxergar o fracasso como algo ruim, sinto em te dizer mais muita pouca coisa na sua vida vai mudar.

Enquanto você achar que fracassar é uma coisa ruim, você terá medo de agir, pois só erra quem vai para ação, quem está disposto a errar, quem está disposto a ter uma vida fora da mediocridade do senso comum.

Enquanto você tiver medo a zona de conforto será seu porto seguro, mas lembre-se que grandes realizadores se fizeram fora da zona de conforto. É lá que você realmente vai experimentar um crescimento genuíno na sua vida pessoal e profissional.

3 – Não tenha medo de errar

Encare o erro como parte do processo para se chegar ao sucesso. As pessoas por terem medo de errar ou pensarem que isso é algo ruim normalmente fogem do erro e acham que assim vão chegar ao sucesso, mas para se chegar ao sucesso verdadeiramente você necessariamente vai passar por alguns fracassos na sua vida. Muitas dessas pessoas que se orgulham de não errar vivem uma vida frustrada ou medíocre.

Esteja aberto a possibilidade do fracasso e encare isso como algo normal. Toda vez que erramos temos a oportunidade de crescer com nossos erros e nos fortalecer mais. O erro nos permite corrigir nossa rota rumo ao sucesso.

O empreendedor que tiver essa mentalidade terá grandes chances de ser um empresário de sucesso. O profissional liberal que tiver essa mentalidade possivelmente será alguém de sucesso. As empresas de sucesso que hoje deixam sua marca no mundo possuem essa mentalidade.

Conclusão:

Assuma a responsabilidade do erro. Erre rápido para aprender mais rápido ainda e corrigir sua rota rumo ao sucesso. Se você falhar não perca sua ousadia e perseverança, as pessoas vão te criticar (elas sempre criticam), você será julgado, as pessoas vão te chamar de louco, entre outras coisas. Fiquem atentos principalmente a esses dois tipos de pessoas: As que citei agora a pouco que vão te criticar e julgar quando você fracassar, serão essas mesmas pessoas que mais tarde, quando você estiver desfrutando do seu sucesso vão te bajular e te dar tapinhas nas costas dizendo que sempre acreditaram em você. O outro tipo de pessoa que você precisa ficar atento são as pessoas que apesar dos fracassos permanecem firmes ao seu lado, te apoiando. Essas mesmas pessoas merecem desfrutar do seu sucesso junto com você. Tenha sempre pessoas de valor a sua volta, só quem tem a ganhar com isso será você.

 

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *