Diferencial competitivo para o seu negócio

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Quem é empresário sabe o quanto é difícil se manter com produtos e serviços de qualidade e competitivos no mercado em relação aos produtos que seus concorrentes colocam no mercado.

Existem inúmeras estratégias, técnicas e formas de se tornar competitivo para o mercado, mas poucas pessoas falam de um aspecto que é fundamental para o empreendedor de sucesso. Estou me referindo a sua inteligência emocional.

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia ikigai, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

Muitos empresários fracassam em seus negócios não porque desconhecem estratégias e técnicas, mas porque simplesmente não estão preparados para quando as coisas saírem erradas.

Ter inteligência emocional vai ser fundamental para os negócios não só para te ajudar a suportar as pressões e problemas do dia a dia como também a desenvolver uma mente mais blindada e focada para o sucesso.

O seu negócio independente de qual ramo seja, precisa de pessoas para funcionar bem, e pessoas possuem as mais variadas emoções.  Entender as suas emoções e as emoções de outras pessoas é fundamental para o seu sucesso nos negócios.

O diferencial do seu negócio pode estar nos seguintes pontos:

1 – Negócios não sobrevivem sem Inteligência emocional

Por mais que as tecnologias e técnicas de gestão evoluam o fator diferencial para o seu negócio sempre estará relacionado a pessoas. Se o empresário não tiver a visão de que boa parte de seu sucesso está relacionada a sua inteligência emocional ele tende a cometer erros que podem ser faltais a seu negócio.

Se hoje seu negócio depende apenas de você, ou seja, hoje você faz de tudo, mas para crescer você vai precisar de colaboradores, vai precisar lhe dar com diversos clientes que vão exigir de você uma série de habilidades que vão além de conhecimento técnico. O empreendedor que consegue enxergar que habilidades não cognitivas são tão importantes para a sobrevivência de seu negócio quanto habilidades técnicas estará um passo à frente de seus concorrentes.

2 – Desenvolva suas habilidades

 

Você já entendeu que a inteligência emocional é importante para o seu negócio, a boa notícia é que ela pode ser desenvolvida. A inteligência emocional se compõe de cinco elementos: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.

Uma das melhores maneiras de se desenvolver suas habilidades e aumentar sua inteligência emocional é através do autoconhecimento. Você pode realizar atividades como desde ler bom livros, principalmente aqueles focados para o seu autoconhecimento, e até ter um coach que vai te orientar e mostrar pontos da sua vida e personalidade que podem ser trabalhados. A grande questão é, quanto melhor você se conhecer, melhor serão suas decisões, melhor você se relacionará com as pessoas, entre muitos benefícios.

Creio fortemente que ao desenvolver seu autoconhecimento você como consequência vai trabalhar também os outros aspectos da inteligência emocional como o autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.

O mercado carece de bons líderes, muitas empresas ainda são geridas por modelos de 50 anos atrás, onde as pessoas são vistas apenas como números e não como pessoas. Se você quer ter uma empresa de grande impacto no mercado então valorize as pessoas.

Conclusão: Seu grande diferencial competitivo está em aliar suas estratégias de negócios com a humanização de seus produtos e serviços. Hoje, foca-se muito em tecnologias e inovações, mas não podemos esquecer que seu produto ou serviço vai atender pessoas. Quanto mais próximo do seu cliente o seu negócio estiver mais êxito você terá.

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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